Caju muda livro

by

da zero hora de hoje:

Caju muda livro

Dei a volta na vida, a autobiografia do ex-jogador Paulo Cézar Caju, começou a ser distribuída ontem nas livrarias do Rio Grande do Sul. O livro, que conta a carreira do meia, campeão do mundo com o Grêmio em 1983, teve a página 88 reescrita. No texto original, Caju denunciava que alguns jogadores gremistas haviam utilizado doping para atuar em Tóquio, quando venceram a final contra o Hamburgo.

Ameaçado de processo por calúnia e difamação por ex-atletas daquele time e pelo presidente do Grêmio, Paulo Odone, Caju pediu à editora para alterar o parágrafo.

– Foi uma loucura do Caju. Mas, agora, a verdade histórica foi reposta. Vou consultar o presidente Fábio Koff (presidente do Grêmio em 1983), mas acho que não ingressaremos na Justiça – afirmou Odone.

O livro custará R$ 27.

Os trechos

O TEXTO ORIGINAL

Na véspera do jogo, dois jogadores convocaram uma reunião com o supervisor mais o treinador. Rolou o papo de que iríamos decidir a final de um Mundial. Precisávamos tomar bolinha para ter um rendimento melhor. Eu reagi na hora: “Eu nunca tomei bola na minha vida. Vou jogar do mesmo jeito porque me preparei”. Não escondi que tinha começado a cheirar e estava bebendo. E ressaltei: “Agora estou limpo, não admito nenhum tipo de droga”. Meu discurso valeu pouco. A maioria do time tomou a droga e aquilo me deixou muito triste. (…) Guardei comigo, entalada a lembrança.

O TEXTO PUBLICADO

Na véspera do jogo, foi convocada uma reunião com o supervisor do clube, mais o nosso treinador da época. Reunimo-nos no quarto de um deles e o que vi e ouvi me impressionou. Rolou o papo de que iríamos decidir um Mundial, que era um jogo de vida ou morte (…) 0e que portanto precisávamos ter um rendimento melhor. Naquele momento assegurei que iria dar o máximo de mim, porque havia me preparado para aquele jogo. Não escondi que tinha começado a cheirar cocaína e estava bebendo, coisa que eu não fazia no passado. E ressaltei: “Agora estou limpo e vou fazer tudo o que puder para ter um rendimento melhor nessa final, que é muito importante e pode me dar mais um título significativo”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: