4-5-1

by

Ao contrário do que a Folha de São Paulo escreveu, o Grêmio joga no 4-5-1, e não no 3-6-1.
Ao contrário do que a Revista Placar escreveu, 3-6-1 não é um esquema alternativo do Gremio. Acho que desde que o Mano assumiu não mais se viu esquema com tres zagueiros no olimpico.

4-5-1 é o melhor esquema para o plantel atual do Grêmio. Foi o esquema usado por Itália e França na Copa. Foi o esquema que Dunga adotou contra Argentina. Contudo não é um esquema livre de problemas. O mais vísivel é a falta de aproximação do meio campo com o ataque.

No Grêmio essa aproximação é bem feita pelo Ramon. Ele, que inicialmente esta pela ala-esquerda, avança e soma-se ao centroavante. Aí o Grêmio joga bem e podemos ver as melhores atuaçoes de Ramon (que não é nenhum craque, mas no ataque vai bem). o Time fica (com a bola) num 4-2-2-2, sem a bola volta para o 4-5-1.

No jogo contra o Vasco, o lado esquerdo da defesa do tricolor estava vazando. Ramon foi obrigado a recuar para auxiliar na marcação, porém o Gremio perdeu a aproximação do meio com o ataque. Hugo também estava apagado, dando dribles no campo de defesa do Grêmio.

Uma solução que proponho é entrada de Léo Lima no lugar de Ramon. Assim cria-se a possibilidade de avançar Hugo para o ataque. Para que isso de certo, Léo Lima tem que ter maior entrega na marcação, algo díficil num jogador marrento ( o que muitos dizem que ele é). Sem a bola o Grêmio continuaria com o 4-5-1, mas com a bola se aproximaria de uma 4-4-2, com Tcheco na meia-direita; Leo Lima na meia-esquerda, Hugo centralizado no meio, sendo o jogador que mais se aproxima de Rômulo.

5 Responses to “4-5-1”

  1. Márcio C. M. Says:

    A formação ideal na minha opinião é com o Léo Lima, porém o Hugo e Tcheco “entregando-se” mais na marcação e deixando o Léo Lima livre para criação, com seriedade e sem invencionismo. Assim que o Sandro voltar, colocaria o Jeovânio no banco e colocaria o Lucas no lugar que o Jeovânio ocupa hoje, pois me parece mto claro que o Lucas rende muito mais quando o Sandro joga como “1o. volante”.

  2. André Kruse Says:

    É uma boa ideia tambem.O lucas jogou bem de 1° volante, e gosto de ter o Sandro no time.Pensei no Leo Lima no meio porque ele já jogou assim no santos e o Hugo ja jogou de atacante no Juventude, contudo me parece que o Hugo tem mais perfil de marcador mesmo.

  3. Matheus Says:

    u Léo Lima é titular, mais nao atuou nos ultimos 2 jogos por q estava machucado, i u time é esse, s/ mudanças, só acho que o Pedro Júnior tem q ficar no banco i o Rudnei nao pode mais joga, ele é mtu ruin

  4. André Kruse Says:

    Não sou muito fã do Pedro Jr.concordo em relação ao Rudinei, ele poderia ao menos correr um pouco mais.

  5. Márcio C. M. Says:

    Eu acho que quem poderia receber uma oportunidade era o Paulo Ramos. Pouco vi ele jogando, mas gostei.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: