Regulamento da Segunda Divisão 1992 – Não houve tapetão ou virada de mesa

placar2divisao

1992-zh

Para mim a Placar tá quebrando um galho: cada vez que fico sem assunto pro blog eu abro a placar e ali está uma injustiça com o Grêmio. Que uma besteira como essa seja dita por um bando de desinformados, tudo bem, agora a Placar, uma revista com mais de 30 anos, com um vasto arquivo, fazer isso é imperdoavel. Basta uma simples visita a pagina da segunda divisão 1992 no RSSF para desmentir isso:

Sobre a afirmação errada da Placar, quem melhor explica a situação é o estatístico Marcelo Leme de Arruda , membro da diretoria da RSSSF Brasil e autor do site Chance de gol:

a explicação publicada na última edição da Placar sobre o acesso do Grêmio à primeira divisão de 1993 está ABSOLUTAMENTE ERRADA e eu já mandei e-mail à revista solicitando a correção! Na realidade, a promoção de 12 clubes da Segundona de 1992 para a elite de 1993 já estava prevista no regulamento DESDE O INÍCIO DA COMPETIÇÃO! Provas disso podem ser facilmente levantadas junto à CBF e/ou aos jornais gaúchos da época:

I) De acordo com o regulamento original da competição, a segunda fase do campeonato seria disputada no sistema de mata-mata. Porém, os emparceiramentos seriam realizados de acordo com a classificação global dos quatro grupos e produziriam confrontos (como Grêmio x Remo, se eu não me engano) que implicariam longas e dispendiosas viagens para os clubes envolvidos. Por essa razão e como os 12 classificados já estavam com a promoção assegurada e o restante da competição serviria apenas para apontar o campeão, a CBF optou por alterar o regulamento fazendo a segunda fase ser disputada em três grupos regionalizados com quatro equipes em cada.

II) Seriam classificados para a terceira fase da competição apenas os dois primeiros colocados de cada grupo da segunda fase, num total de seis equipes. Ao final da segunda fase, porém, a CBF resolveu aumentar o número de classificados para oito, permitindo que a terceira fase fosse disputada em dois grupos de quatro times. O sétimo e o oitavo clubes classificados seriam, então, os dois melhores terceiros colocados da segunda fase: o América/MG, com 6 pontos, e o Grêmio, com 5 pontos, 2 vitórias e saldo de zero gols.
O tricolor gaúcho, por sua vez, abriu mão da vaga, justamente por já estar com a promoção à Primeira Divisão de 1993 garantida desde o final da primeira fase, e preferiu excursionar pela América Central. A CBF então convidou, em substituição ao Grêmio, o Santa Cruz, que tinha sido o pior dentre os terceiros colocados da segunda fase, com 5 pontos, 1 vitória e saldo negativo de quatro gols.

A própria PLACAR, no suplemento Tabelão de sua edição nº 1.071 (maio de 1992) atesta essa versão, conforme imagem abaixo”

 gremio1992

ainda sobre a segunda divisão de 1992, outro membro da RSSSF Brasil, Santiago Reis, escreveu:

“”algo que pouca gente fala eh que o regulamento mudou tambem na Terceira Fase…

Originalmente se classificariam 2 de cada grupo. A segunda fase passou a ser transmitida pela Bandeirantes ou seja um dinheiro começou a circular e passou a ser interessante para a Bandeirantes que mais clubes disputassem a Terceira Fase. Depois de encerrada a segunda fase, a CBF mudou tudo. O Gremio foi convidado e nao aceitou pois nao tinha interesse algum em disputar mais jogos no campeonato da segunda divisao, prejuizo na certa, e, se eu nao me engano, tinha uma excursao para a America Central já marcada. Fizemos o que era necessario. Para que fazer mais? Entao convidaram o Santa Cruz. Criaram dois grupos regionalizados e o campeonato continuou.

E o pior é que eu sou forçado a ler na internet e na imprensa que o Gremio foi alçado a Primeira Divisao depois de ficar em 11. Mentira. O Gremio ficou em 9. E como todos sabem, o regulamento mudou no começo do campeonato.”

A única confusão possível sobre a segunda divisão em 92 é sobre a forma de disputa, que de fato foi alterada durante a competição, mas o acesso de 12 clubes a primeira divisão já estava previsto antes do início da competição.
zh-25-janeiro-de-199292azh-30-janeiro-de-1992

 

12 Responses to “Regulamento da Segunda Divisão 1992 – Não houve tapetão ou virada de mesa”

  1. Anonymous Says:

    Incrível, e durante anos fomos informados sobre um fato mal colocado e tendencioso. Ainda bem que temos este blog para colocar a verdade. Sandro Farias

  2. Maurício Says:

    e pensar que o editor-chefe da Plcar é gremista…

  3. Maurício Says:

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  4. Jair Bernardes jr. Says:

    Tanto se diz uma mentira, que ela acaba virando verdade. Me lembro bem disso, e sempre bati pé que o Grêmio não foi ajudado, mas já vi até dirigente gremista afirmando que a virada de mesa deve ser esquecida.Abraços, e obrigado pela divulgação da verdade.

  5. alcirorkut Says:

    só lamento ter perdido a possibilidade de disputar aqela taça..na época podia ser um dispêndio, mas hj seria muito bom ter outra colocação ou até vencido aquele ano…buenas..coisas da vida!dá-lhe Grêmio!!

  6. alcirorkut Says:

    Este comentário foi removido pelo autor.

  7. Anonymous Says:

    hahahaha!

  8. Anonymous Says:

    E da pra acreditar em uma página que está escrito metade em portugues e metade em ingles???tratando-se de futebol brasileiro é meio duvidoso…josé.

  9. Anonymous Says:

    foram ajudados e pontro… ficaram em 9. tapetão!!!!!Att.Colorado de primeira.

  10. Anonymous Says:

    colorado de primeira…e teu time é campeão de tudo!![sei que ja faz um tempinho, mas não resisti]

  11. Vinicius Oliveira Says:

    TER FICADO EM 12o. LUGAR VIROU MOTIVO DE ORGULHO AGORA? HAHAHAHAHA

  12. Vinicius Oliveira Says:

    DESCULPE, 12o. NAO, OITAVO… QUE MARAVILHA, TEM QUE COLOCAR UMA FAIXA NO OLIMPICO EXALTANTO A OITAVA POSIÇÀO NA SÉRIE B… TIMECO!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: