Copa Sulamericana

by

Essa Copa Sulamericana poderia ser um torneio interessante. Poderia ser uma “Copa da Uefa” das américas. Poderia. Mas não é.

Inicialmente, o torneio incluiria clubes de todas as américas. Uma bela idéia. Mas isso jamais aconteceu.

Brasil e Argentina, países que mais poderiam contribuir para o torneio, são os que mais o “avacalham”.

A Argentina avacalha quando “classifica” Boca e River automaticamente, e ainda por cima em fases mais avançadas.

O Brasil por classifcar nada menos do que 8 times. Quem não é rebaixado no Brasileirão está praticamente dentro da Sulamericana. Combina-se isso a fase regionalizada e se tem um verdadeiro anti-clímax. Vejam o Figueirense. Para um clube de seu tamanho, seria muito interesante disputar uma competição internacional. O Figueira se classificou para a Sulamericana em duas ocasiões, mas nas duas vezes não teve que atravessar fronteiras, se limitando a enfrentar equipes que já cansou de enfrentar no campeonato brasileiro.

Também existe o problema do calendário. A Sulamericana deveria ser concomitante com a Libertadores, a primeira absorvendo times eliminados precocemente da segunda. Mesma relação entre Copa da Uefa e Champions League (boas idéias devem ser copiadas)

A Conmebol pouco faz para tornar seu torneio mais atrativo. Sugestão simples ( e nem um pouco original) é dar vaga na Libertadores ao campeão.

Com tudo isso em vista, apoio integralmente a decisão da diretoria em escalar time reserva nessa competição. Independente do resultado do Grenal de hoje à noite.

Imagino que esse também seja o pensamento da maioria dos gremistas.

Um “raciocínio” que me ocorreu, dirigidos a quem não gosta da idéia de desprezar uma competição internacional: Outras sulamericanas virão. É muito mais fácil, e provável, que o Grêmio se classifique para outra Sulamericana do que acabe o 1 º turno do Brasileiro na liderança novamente.

Advertisements

2 Responses to “Copa Sulamericana”

  1. Zhezow Says:

    Ano que vem, como Campeões Brasileiro, teremos o direito de disputar essa bagaça de novo.Isso é outra coisa q não entendo: pq o campeão brasileiro é punido tendo q disputar essa bosta?

  2. Vicente Fonseca Says:

    Concordo com tudo, é a minha idéia também. Simples, mas a Conmebol parece não se importar nem um pouco. Pior foi quando anunciaram que este ano a Sul-Americana teria grupos na primeira fase e, no final, foi essa mesma merda de sempre.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: