Gauchão – Grêmio 1 x 0 Veranópolis

by

Como não poderia deixar de ser, 48 horas após a estréia na Libertadores, o Grêmio entrou em campo com time reserva. Léo era o único titular. Os jogadores entrevistados antes do início do jogo revelaram que o esquema seria um 4-5-1 (ou 4-4-1-1) com duas linhas de 4 e Douglas jogando a frente da segunda linha e Reinaldo isolado no ataque.

Não foi só discurso, efetivamente se viu duas linhas de quatro em campo. O Grêmio mandou no jogo na primeira meia hora, Douglas era destaque. Curiosamente, apesar de só contar com o lateral esquerdo de origem (Fábio Santos) o Grêmio concentrava o jogo pelo lado direito, com as descidas do lateral improvisado Saimon, que se somava a Makelele. Orteman e Douglas também caiam por aquele setor.

Aos 31 o VEC se animou e passou a sair pro jogo, Dinei chuta cruzado, a bola passou por Marcelo Grohe e Heverton salvou. Aos 35, escanteio cobrada curto, Douglas Costa conduziu a bola até o bico da área, chutou em curva e Vanderlei fez grande defesa.

Aos 41 Edmílson foi cortar lançamento e quase fez contra. Vuaden marcou impedimento e foi muito vaiado. Sem razão. Correta a marcação do árbitro. E continuamos tendo comentarista de arbitragem falando besteira por aí.

Aos 3 do segundo tempo, uma virada de jogo encontrou Maylson entrando livre pela ponta direita. O meia cortou o zagueiro e chutou rasteiro, o chute iria para fora, mas Reinaldo dominou e de virada chutou no alto, para fazer o único gol do jogo. Depois disso o Grêmio esteve muito mais próximo de fazer o segundo do que de sofrer um empate do pentacolor da serra. Chances desperdiçadas. A principal delas em grande jogada de Douglas, que fico sozinho com o goleiro e chutou em cima dele. Makelele teve duas chances de concluir, pegou mal na bola nas duas vezes.

Jonas e Tcheco entraram, para garantir o resultado, o que acabou acontecendo muito mais pela incapacidade do Veranópolis. Aos 44 Vuaden marcou falta inexistente na entrada da área tricolor. Houve muita reclamação. Para compensar o árbitro permitiu que Makelele ficasse a menos de dois metros do local da cobrança.


Não foi brilhante, mas Douglas Costa teve boa atuação, bem mais consistente e promissora. Comete excessos por vezes, mas é sempre bom lembrar que tem apenas 18 anos.

Orteman foi mal novamente. Fica trotando a maior parte do tempo. Não é com nenhuma satisfação que digo que parece um atleta de pelada, como por exemplo no lance que tentou aplicar dois “balõeszinhos” num mesmo adversário e saiu batendo boca o um terceiro jogador.

No intervalo do jogo a equipe da Rádio Gaúcha urrava de alegria ao comentar que a Brigada Militar retirou uma faixa com os dizeres “Diga não ao fair-play“. Não consigo ver nada de ofensivo nesses dizeres. Se tal ato não é um atentado a liberdade de expressão, é, no mínimo, um perigoso precedente.

Fotos: Grêmio.net, Final

Grêmio 1 x 0 Veranópolis
Reinaldo 48´

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Saimon (Tcheco 28 do 2ºT), Leo (Réver 17 do 2ºT), Héverton e Fábio Santos; Diogo, Maylson, Orteman e Makelelê; Douglas Costa (Jonas 24 do 2ºT) e Reinaldo.
Técnico: Celso Roth.

VERANÓPOLIS: Vanderlei; Ademir, Diego Corrêa (Dick 9 do 2ºT) e Marília; Fininho, Edmilson, Eduardinho (Ijuí 41 do 2ºT), Miro Bahia e Romano; Kito (Rodrigo Ribeiro 25 do 2ºT) e Dinei.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Gauchão 2009 – 1º Turno – Semifinal
Local: Olímpico, Porto Alegre-RS
Data: 27/02/2009, sábado, 19h30min
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Julio César dos Santos e Sedenir Martins
Público: 11.343 (10.275 pagantes)
Renda: R$ 132.107,00
Gol: Reinaldo aos 3 minutos do 2º tempo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: