Brasileirão – Vitória 1 x 0 Grêmio

by

Uma escalação surpreendente, até certo ponto, no barradão . Tcheco, poupado, nem fardou. O meio campo foi formado por dois volantes (Túlio e Adílson) e Souza. No ataque Alex Mineiro ganhou o lugar de Jonas.

Grêmio não conseguia jogar, tinha dificuldade para sair para o jogo, eram muitos os passes errados. O Vitória, mesmo sem ser brilhante, dominava o jogo. Aos 18 Adriano carimbou a trave de Victor. O arqueiro do Grêmio ainda fez uma série de defesas relativamente fáceis, antes de realizar uma grade intervenção, aos 40 minutos, quando Apodi ficou na sua frente. O tricolor, por sua vez, teve poucas chances. A melhor foi após um escanteio aos 36, na cabeçada de Réver.

Aos 29, Alex Mineiro superou seu marcador e sairia na cara do goleiro quando foi empurrado pelo adversário. Pênalti. Aos 26, em um lance bem mais duvidoso, os torcedores do leão reclamaram penalidade na disputa entre Victor e Neto Baiano. A transmissão foi parcial mais uma vez. Exaustivos replays do lance de ataque dos “baianos”, e raras as repetições do lance gremista (que estranhamente foi excluído dos melhores momentos). Sem falar no constrangedor silêncio dos cronistas quando da falta em Alex Mineiro (contrastando com a tese apresentada no lance de Neto Baiano).


Autuori mexeu no time já no intervalo. Saíram Adílson e Alex Mineiro. Entraram Jadílson e Jonas. Em campo se viu uma espécie de 4-4-2, com duas linhas de 4. Mesmo permanecendo bastante atrás, o Grêmio conseguiu diminuir um pouco o ímpeto do Vitória. Timidamente o time tentava sair pro ataque, mas eram muitos os desencontros de posicionamento e os erros de passes.

Aos 2 minutos da segunda etapa um atleta do Vitória fez a falta perto da área, matando uma jogada de ataque do Grêmio. Não foi advertido por Tardelli. Minutos depois, Fábio Santos e Jonas fizeram faltas parecidas e receberam o cartão amarelo. Descritério do árbitro, que acabou mais uma vez prejudicando o Grêmio ao dar o segundo cartão para Jonas, numa falta igual a tantas outras que foram cometidas ao longo da partida (como por exemplo, um carrinho de Jadílson, junto a linha de fundo).

Com um homem a menos o jogo passou a transcorrer quase que integralmente no campo de defesa tricolor, que especulava em contra-ataques com Jadílson, Souza e Ruy. Mas aí se fez sentir o desgaste da viagem de Caracas. Maxi Lopez brigava sozinho na frente e aos 43, fez grande jogada individual que terminou em chute de perna esquerda e grande defesa de Viafára. Aos 47, Souza tenta fazer jogada no ataque e cai próximo a área adversária. O jogo segue e a bola chega até Leandro Domingues, que num chute de rara felicidade, mandou a bola na gaveta.

Assim como a partida contra o Atlético,o resultado foi muito ruim. Sobretudo porque a equipe jogou muito abaixo do que poderia render.

A visão poder ser meio distorcida, mas parece que o resultado do jogo se explica muito mais por defeitos do Grêmio do que por méritos do Vitória.

Impressionante a contínua tentativa, por parte do repórter André Silva da Rádio Gaúcha, de vincular o gol a uma suposta simulação de falta de Souza no ataque. Repetiu a pergunta, inventando uma confissão (que induzia a uma resposta) para todos os seus entrevistados.

Tardelli apitando mal, e sendo caseiro como é de seu costume. Foi necessário que Apodi acertasse um coice em Réver para ele amarelar um jogador do Vitória.

Estou tentando imaginara qual seria o tom dos comentários sobre a entrada nos descontos de Douglas Costa caso fosse Celso Roth o treinador do Grêmio. (A propósito, independente do treinador e dos atlestas envolvidos, eu não vejo nenhum problema neste tipo de substituição)

Victor usou uma camisa que não tinha sido exibida no lançamento dos fardamentos. Aceitável, para um uniforme de goleiro. Já esta camisa reserva…

Alguém ainda duvida da importância do Tcheco?

Hora de reagir, muito embora a tabela seja bastante ingrata com o Grêmio durante a Libertadores (diferente do que ocorre com os demais participantes brasileiros).

Fotos: Terra e Lance

Vitória 1 x 0 Grêmio
Leandro Domingues 90+2

VITÓRIA: Viáfara, Wallace, Victor Ramos e Anderson Martins (Ramon); Apodi, Vanderson, Leandro Domingues, Willian e Ueliton (Roger); Adriano (Elkeson) e Neto Baiano.
Técnico: Paulo Cesar Carpegiani.

GRÊMIO: Victor, Leo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Túlio, Adilson (Jadílson – intervalo), Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro (Jonas – intervalo) e Maxi López (Douglas Costa 90+1).
Técnico: Paulo Autuori.

Campeonato Brasileiro 2009 – 4ª Rodada
Data: 31 de maio de 2009, domingo, 16h00min
Local: Barradão, Salvador-BA
Público: 14.526
Renda: R$ 254.260,00
Árbitro: Wagner Tardelli (SC)
Auxiliares: Alcides Pazetto (SC) e Angelo Bechi (SC)
Cartão Amarelo: Fábio Santos, Jonas, Souza e Apodi
Cartão Vermelho: Jonas aos 23 do 2ºtempo
Gol: Leandro Domingues aos 47 minutos do 2º tempo

Advertisements

10 Responses to “Brasileirão – Vitória 1 x 0 Grêmio”

  1. Sancho Says:

    Quanto ao Grêmio, sentimos demais a ausência do Tcheco, principalmente nas bolas paradas (nossa principal, e quiçá, única jogada).O time ficou muito recuado com Túlio e Adílson, e os alas não entrararam no jogo (mais uma vez) para que houvesse qualquer sinal de ataque organizado.O problema estava no meio, nunca no ataque, e sai Alex e entra Jonas? Na mesma troca (ambas no intervalo), sai Adílson (o que é bom) e entra Jadílson (o que é incompreensível); Douglas Costa continuou no banco (e creio que Orteman sequer foi relacionado). E o time morreu. Só deu Vitória (mesmo que sem muito perigo).O Grêmio só foi acertar contra-ataques lá pelos 40′ST. Pagamos o preço aos 47, mas poderia ter ocorrido antes. A derrota foi merecida.Autuori ainda não pegou o time e o elenco. Até acho que devemos dar tempo para o Autuori se aclimatar, mas o início não é nada inspirador. Hoje, ele percebeu que errou, e ao tentar corrigir, piorou a m…Outra coisa, se o Ruy não voltar a jogar, vai ser duro sair alguma coisa de bom desse time (do F. Santos e do Jadílson não espero nada).

  2. Márcio C. M. Says:

    Algum corneta do Tcheco disponível? Algum fã da "revelação" gremista Adilson?Souza e Adilson não existem pra mim. É o mesmo que jogar com dois a menos.

  3. Marcelo Says:

    Parabéns André! Falou tudo que tinha que ser dito após esse jogo.

  4. Marcelo Says:

    O pior disso tudo: parece que está faltando raça ao time do Grêmio.

  5. Gustavo Says:

    Acho que o Grêmio conseguiu piorar completamente no segundo tempo, independente da expulsão de Jonas (o segundo cartão foi corretíssimo – não vi o primeiro).O Vitória só não ganhou por um placar mais elástico porque seu ataque é pessimo. A melhor chance de ataque do Grêmio foi uma arrancada do Maxi Lopez, que, na real, foi uma exceção.O árbitro errou, mas não entendo que o resultado tenha sido decorrência da sua atuação. O Grêmio só não saiu do Barradão com um empate por causa do chute lindíssimo do jogador do time baiano.Enfim, atuação terrível do Grêmio e derrota merecida.

  6. André Kruse Says:

    As duas faltas cometidas pelo Jonas são passiveis de cartão amarelo. O problema é que ocorreram outras tantas iguais nas quais os infratores não foram advertidos.O árbitro errou, mas não entendo que o resultado tenha sido decorrência da sua atuação.Eu não vinculo a atuação do árbitro ao resultado. Ele foi muito mal. Caseiro como sempre. O pênalti no Alex Mineiro foi claro.

  7. Márcio C. M. Says:

    E aí eu entro no ClicRBS e vejo que um dirigente vai a França “lutar” pelo Souza. Que vá embora esse podre.Já o Gilberto, jogador identificado, espumando pra jogar no Grêmio, a direção não tem interesse.

  8. Lourenço Says:

    Cara, o Gilberto não espumava para jogar no Grêmio nem quando jogava no Grêmio. Mas era um grande jogador com uma bela passagem por aqui. Hoje em dia nem isso.

  9. Anonymous Says:

    Prezados, eu fui no jogo do Barradão, pois moro aqui em Ssa. O Gremio jogou mau demais e causa medo. O time erra passe como nunca vi. Não merecia ganhar, mas gol aos 47 foi barra..

  10. Márcio C. M. Says:

    Bom é o Souza pipoca então.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: