Libertadores – Cruzeiro 3 x 1 Grêmio

by

Semifinal de Libertadores, times de de grande e igual tradição, estádio lotado. Não vou me estender mais do que isto neste preâmbulo.

Taticamente se desenhava uma situação interessante no jogo, os dois times tinham problemas no mesmo lado do campo. Autuori “improvisou” Thiego na lateral-direita, Adílson colocou seu multifuncional homem de confiança, Marquinhos Paraná, na lateral-esquerda.

Como time de casa, Cruzeiro foi para cima, mas o Grêmio, bem postado, se defendia bem. A Raposa tinha dificuldades em ultrapassar sua intermediária ofensiva. Kleber era visto voltando para buscar jogo no meio campo. O Cruzeiro insistiu com a mesma jogada, bola enfiada na diagonal, da esquerda para a direita (normalmente de Paraná para Jonathan)

Mas o tricolor não só se defendia, contra-atacava também, e com bastante perigo. Aos cinco minutos, Maxi Lopez fez jogada pela ponta direita, cruzou rasteiro e Alex Mineiro, na linha da pequena área, furou em bola. Aos 14, nova jogada pela direita, Maxi para Souza, que lançou Túlio na linha de fundo. De lá, saiu um cruzamento perfeito para Alex Mineiro, que dá marca do pênalti, cabeceou fraco, no meio, facilitando a defesa de Fábio. Aos 22, Maxi roubou a bola de Tiago Heleno, arrancou em direção ao gol, cortou seu marcador, escolheu o canto, bateu de perna esquerda, mas a bola caprichosamente raspou a trave.

Voltava o fantasma dos gols perdidos em jogos anteriores, da primeira fase da Libertadores e do Fluminense no brasileiro. Mas lá eram adversários limitados ou desorganizados e o Grêmio escapou do castigo. Contudo, o Cruzeiro não é desorganizado e tampouco limitado, e fez valer a máxima do “quem não faz, leva”.

Os “mineiros” já haviam tido duas oportunidades antes, mas as credito mais ao “abafa” naturalmente feito por um mandante. Na sua primeira jogada trabalhada, o Cruzeiro fez o gol. Até então o Grêmio não havia errado seu posicionamento defensivo (Fábio Santos guardava sua posição junto aos zagueiros). O gol nasceu dos pés de Wagner, na intermediária defensiva. Jonathan foi acionado na direita e pegou toda a defesa fora de lugar. Kleber recebeu na ponta direita e cruzou para área, Wellington Paulista se antecipou a Léo e, de cabeça, abriu o marcador.

O resultado da primeira etapa era pra lá de injusto (se é que se pode falar em justiça no futebol), até os “imparciais” jornalistas do Sportv afirmavam isto.

A volta para o segundo tempo foi marcada por uma ducha de água fria. Primeiro Marcelo salvou um gol olímpico. Novo escanteio, cochilo da marcação gremista, Wagner chuta do bico da área, a bola desvia em Tcheco e mata Marcelo. O Placar, era de um até ali exagerado 2×0.

O time sentiu bastante o golpe. Autuori tirou Alex Mineiro e colocou Herrera. O time não reagiu. Cruzeiro cresceu no jogo. Aos 22, em novo erro do Grêmio após escanteio, Marquinhos Paraná cruzou, Fabinho subiu livre, no meio da área gremista, e dali cabeceou para baixo fazendo o terceiro.

O 3×0 praticamente definia o classificado a final. Todos no estádio sentiam isso. Mas aos 30 veio a bizarra lesão do árbitro, que teve que ser substituído (confesso que não lembro de ter “presenciado” isto antes). A parada foi boa para o Grêmio, que se acalmou e finalmente voltou para o segundo tempo. O time passou a conseguir articular algumas jogadas no ataque. Aos 33, o quarto árbitro marca um falta no grito (ainda que existente). Souza se fez presente em campo pela segunda vez (primeira em chute no primeiro tempo) bateu magistralmente a falta. Gol que fazia retornar as esperanças. Foi a vez do Cruzeiro sentir o golpe, passando a segurar o resultado feito. O tricolor continuou no ataque, tendo algumas chances em cruzamentos e/ou bolas paradas. Na melhor delas, Herrera não achou ninguém com sua escorada de cabeça. Assim, o placar final foi mesmo o de 3×1.

O resultado é sim reversível, mas não podemos nos enganar. O Cruzeiro tem uma senhora vantagem.

O que me dá um pouco de esperança é que quando o Grêmio “quis”, conseguiu jogar. Ontem nenhum jogador teve uma atuação de superação. Espero ver isto na quinta.

Faltou maior participação do meio campo. Tcheco e, especialmente, Souza deveriam ter participado mais do jogo.

Juiz ruim e caseiro. Marcou muitas faltas (mal parecia arbitragem de Libertadores), mostrou poucos cartões, permitiu várias confusões. Teve sorte de não ter ocorrido um lance mais decisivo, se bem que o carrinho de Elicarlos era passível de vermelho direto.

Tirando a postura da delegação do Grêmio e do Delegado do estádio, achei muito mal conduzido este episódio entre Maxi Lopez e Elicarlos. Parece que não foi dimensionada corretamente a repercussão e as conseqüências da denúncia. Por que o atleta cruzeirense não falou nada no intervalo? A polícia mineira sempre age assim em casos de injúria?
É impossível que não ocorram desdobramentos deste fato aqui em Porto Alegre.

E a imprensa fazendo pré-julgamento sem o menor pudor.

Pra terminar, gostei muito de uma frase na Zero Hora de hoje, no texto de Leandro Behs:

Agora, o milagre poderá acontecer no dia 2, quando a torcida gremista terá que marcar dois gols para o time no Olímpico. “

Fotos: Uol, Terra, Clicrbs

Cruzeiro 3 x 1 Grêmio
Wellington Paulista 37´
Wágner 47´
Fabinho 67´
Souza 78´

CRUZEIRO: Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Marquinhos Paraná; Fabinho, Elicarlos (Jeancarlos, 40’/2ºT), Henrique e Wagner (Bernardo); Kléber e Wellington Paulista.
Técnico: Adilson Batista.

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Ruy, Leo, Réver e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Tcheco e Souza; Alex Mineiro (Herrera, 13’/2ºT) e Maxi López.

Técnico: Paulo Autuori.

Libertadores 2009 – Semifinal – Jogo de Ida
Data: 24/06/09, quarta-feira, 21h50min
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Público: 51.296 pagantes
Renda: R$ 1.387.644,94.
Árbitro: Henrique Osses (CHI), depois Jorge Osorio (CHI) aos 30 do 2ºtempo.
Auxliares: Cristian Julio (CHI) e Osvaldo Talamilla (CHI).
Cartões amarelos: Elicarlos (CRU); Marcelo Grohe (GRE) e Tcheco
Gols: Wellington Paulista ( 37’/1ºT); Wágner ( 2’/2ºT); Fabinho ( 22’/2ºT); Souza, ( 33’/2ºT).

Advertisements

13 Responses to “Libertadores – Cruzeiro 3 x 1 Grêmio”

  1. Gustavo Says:

    Sim, NÓS teremos que marcar os gols. Porque Maxi e Alex Mineiro não conseguem marcar.

  2. Márcio C. M. Says:

    Precisamos de um Olímpico à la 2007 semana que vem…

  3. guilherme Says:

    Fraca atuação de Souza e Tcheco novamente. Algo que acho que deve ser ressaltado foi a postura do próprio Souza quando a delegação estava no onibus e todos prontamente se disponibilizaram a acompanhar o Maxi até a delegacia, menos ele, alegando: "Eu estou com fome", em tom de pouco interesse. Está gravado na Gaúcha, eu escutei. Souza é a ovelha negra do time, só joga para ele mesmo.Excelente atuação de Maxi López, Alex Mineiro não dá mais.

  4. Francisco Luz Says:

    Na minha vida, até hoje, só tinha visto a substituição de bandeirinha, que se machucou quando um jogador caiu por cima dele. Não lembro qual foi o jogo.O Maxi López, em que pese o imperdível gol desperdiçado, foi o único jogador gremista com alguma lucidez em campo. O resto do time ficou aparvalhado depois do gol do Wágner.

  5. André Kruse Says:

    Francisco , eu lembro vagamente de um lance do bandeirinha (jogo do Santos talvez). no primeiro jogo da final da Liber em 83, o bandeirinha também foi trocado.Guilherme, também nao gostei da declaração do Souza, brincadeira tem horaGustavo, eu daria um pouco mais de crédito ao Maxi.Márcio, já reclamei (não lembro se aqui) que não se cria um clima como o de 2007 da noite para o dia. Talvez este questão do Elicarlos tenha sido o catalisador

  6. Mathias Heineck Says:

    Achei a atuação do thiego meio atrapalhada, nao marcou bem e apoiou muito poco…a idéia do autuori foi boa, na prática achei fraca.

  7. Francinei Bentes Says:

    Daí AK, preteou o olho da gateada! Tá todo mundo falando que o Grêmio precisa de dois gols, mas não podemos esquecer que o time NÃO PODE LEVAR GOL… senão fica praticamente impossível a classificação. Não gostei da zaga ontem, muito insegura e falhando muito na marcação. O ataque deles é leve e perigoso, eles podem aproveitar bem os contra-ataques e partir para tentar matar o jogo, assim como o Grêmio (quase…) conseguiu no Mineirão…PRA CIMA DELES, mas sem descuidar da defesa…2 x 0, EU ACREDITO!

  8. Márcio C. M. Says:

    Agora que descobrimos a falta de interesse do Souza?

  9. Márcio C. M. Says:

    Quarta antes do jogo eu tava vendo no YouTube uma reportagem da Band SP sobre Grêmio x SPFC na LA 2007 e eles mencionaram "em meio a um clima sobrenatural criado pela torcida no Olímpico…"

  10. Vicente Fonseca Says:

    É reversível, porque o Olímpico terá um clima de 2007, ou ao menos parecido. Esse episódio Maxi x Elicarlos foi o catalisador, mas acho que o gol do Souza já deixaria os ânimos incendiados por si só. E, claro, se o Inter perder a Copa do Brasil um dia antes ajudará bastante neste aspecto.O negócio é fazer um gol no primeiro tempo, de preferência cedo. Tipo em 1996, contra a Portuguesa.

  11. Gustavo Says:

    André, não estou tirando o "crédito" do Maxi. Mas não nego que fiquei POSSESSO quando ele errou aquele gol. CARAJO, ele poderia ter chutado para qualquer um dos lados da goleira…

  12. André Kruse Says:

    Mathias, concordo contigo. Antes do jogo, eu defendia a escalação do Thiego. Na prática não deu muito certo.Frank, muito bem lembrado, a classificação passa também por não tomar gols.Márcio, antes do segundo jogo entre Grêmio x SP em 2007, os jogadores do são paulo só falavam da torcida do GrêmioVicente, acho que o resultado do Inter jogo ajudará a torcida do Grêmio de qualquer forma. Claro que o insucesso colorado deixará a torcida menos azeda.Gustavo, só acho que é sacanagem comparar as atuações do Maxi e do A.Mineiro. A chance do Maxi foi na trave, o Alex errou em bola

  13. Hélio Sassen Paz Says:

    4 posts sobre como vejo o #gremio 2009:[1] http://is.gd/1eCq8%5B2%5D http://is.gd/1eCv1%5B3%5D http://is.gd/1eCxB%5B4%5D http://is.gd/1eCDG%5B%5D's,Hélio

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s


%d bloggers like this: