Copa FGF – Grêmio B 1 x 2 Lajeadense

by

Fui hoje ao Olímpico ver o time B do Grêmio na Copa Dallegrave, algo que estava querendo fazer há um bom tempo. Minha curiosidade em relação aos aspirantes só aumentou depois de ter assistido a palestra sobre as categorias de Base.

Estava animado em relação as promessas da casa. Contudo, saí decepcionado da partida. E lembrando de um post do Ilgo Wink intituladoO Grêmio B, cópia do Grêmio A“. O mesmo título seria bastante adequado para um post sobre este jogo.

Não acho que sou uma daquelas pessoas que tem “olho” pra saber qual jogador vai vingar ou não. E seria bastante irresponsável de minha parte querer fazer isso a partir de um só jogo. Mesmo assim achei preocupante o que vi ontem. De qualquer forma, torço para que tenha sido apenas uma má jornada na equipe, até mesmo porque o que eu tinha visto anteriormente era bem promissor.
Outro “atenuante” é que a atuação ruim me pareceu ter como causa muito mais uma questão de estratégia equivocada do que propriamente uma suposta má qualidade dos atletas.
O time que entrou em campo era praticamente o mesmo da Taça BH. Jogando num 4-1-3-2. Saimon foi zagueiro, Spessato lateral direito. Fernando jogou de meia, bem aberto pela direita. No papel Bruno Renan era volante, na prática era meia. Roberson e Alex formavam a dupla de ataque, mas jogavam muito longe da área. Pessalli, que havia deixado boa impressão no torneio em Minas, acabou não se destacando. Igualmente Collaço, com maior rodagem entre os profissionais, não conseguiu se destacar.


O time B repetiu o toque de bola sem objetividade do time principal. Apesar de jogar pelo 0x0, oferecia o contra-ataque ao adversário, que era mais lúcido em campo (talvez pela maior idade dos seus atletas).

O centroavante Lucas, do Lajeadense foi o grande destaque do jogo. Cabeceou uma bola na trave quando o jogo estava 0x0, cavou e converteu o pênalti que abriu o placar no primeiro tempo e fez a jogada do segundo gol da equipe de Lajeado.

No Grêmio, Pessalli desperdiçou pênalti no primeiro tempo, quando a equipe perdia por 1×0. No final do jogo, já com 2×0 no placar, Grêmio teva uma falta na intermediária. Jogada ensaiada e Spessato descontou de cabeça. Faltavam menos de 10 minutos e o time ensaiou um tímida reação, na base da pressão e do abafa, que foram insuficientes.

Infelizmente Mithyuê jogou poucos minutos. Impossível fazer qualquer análise.

Uma curiosidade é que o juiz do jogo era o “Chico Colorado”. Apesar de tratar os atletas numa maneira que beira o desrespeito, não apitou mal. Um lance discutível é o rebote do pênalti perdido pelo Grêmio. Gallas defendeu em dois tempos, e Pessalli fez falta no arqueiro adversário. Só que ao se levantar, o atleta do Lajeadense acertou um soco no rosto do gremista. O juiz só advertiu o atacante.

Ainda não encontrei explicações plausíveis para o horário do jogo (10 da manhã). Em Lajeado disseram que foi uma manobra pra prejudicar os visitantes. Aliás, foi bem pequeno o público, cerca de 300 pessoas. Sendo que quase 1/3 eram torcedores do Lajeadense. O Grêmio poderia ter divulgado melhor a partida, chamando seu torcedor. Até mesmo para ter maior apoio e para acostumar os jogadores da base com a torcida, o que é cada dia mais difícil, em virtude da proibição das preliminares.

Também não entendi porque a cobertura do site do Grêmio foi tão tímida. Sequer foi publicada a ficha da partida. Não custava nada fazer um relato mais detalhado do confronto (que pode ser encontrado aqui), uma vez que a assessoria de imprensa estava presente no jogo.




Grêmio B 1 x 2 Lajeadense

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: