Nova Edição "A História dos Grenais"

by

Em Novembro, por ocasião da Feira do Livro e aproveitando o centenário do clássico, foi lançada a nova edição do livro “A História dos Grenais”, pela LPM, que explica a cronologia da obra:
“O livro começou a ser escrito em 1994, quando o Grenal já existia há 85 anos. Os jornalistas David Coimbra e Nico Noronha se encarregaram de narrar esta parte da história. Durante seis meses, entrevistaram mais de 100 personagens do clássico e consultaram jornais e revistas que abrangeram todo esse período.

A primeira edição foi dividida em cinco capítulos. David Coimbra escreveu três: “Os primeiros tempos”, “Doze campeonatos em treze” e “A era Beira-Rio”. Nico Noronha escreveu “O Rolo Compressor” e “Tempos modernos”.

Em 2004, o jornalista Mário Marcos de Souza escreveu sobre os dez anos que haviam transcorrido desde a publicação da primeira edição, baseado sobretudo na sua própria experiência como editor de Esportes de Zero Hora.

Em 2009, quando o Grenal completou 100 anos, o jornalista Carlos André Moreira fez o arremate da história, que foi dividida em capítulos menores e revista desde o primeiro capítulo por David Coimbra.”

No início do ano, fiz um post comentando sobre as duas primeiras edições do livro. Fiquei sabendo dessa nova edição pelos blogs do David Coimbra e do Carlos André Moreira, que falavam em atualização de dados, revisões e etc…

Assim, fiquei esperançoso que os defeitos existentes pudessem ter sido sanados ou diminuídos. Mas nessa semana consegui finalmente ler essa edição e infelizmente isso não aconteceu. A atualização feita por Carlos André Moreira padece de um mesmo defeito apresentado na atualização feita por Mário Marcos: É por demais sucinta, burocrática.
Além disso, o texto referente ao período pós 2004 não tem qualquer compromisso com a imparcialidade, muito antes pelo contrário. Um bom exemplo é a referência feita aos grenais de 2006.
Enfim, muitos detalhes e histórias interessantes foram (ou seguem) deixados de fora. Uma pena.

E pro meu gosto, ainda que ficasse datado, o livro faria mais sentido sem essas duas atualizações.

Advertisements

3 Responses to “Nova Edição "A História dos Grenais"”

  1. martina Says:

    sempre é difícil contar a história muito recente. não sei muito bem porque. dizem que é por que não se tem uma visão do fato como um todo. mas eu suspeito que seja o envolvimento emocional. a falta de parcialidade deve ser pelo mesmo motivo.bom. fiquei com vontade de ler a nova versao agora. tu bem que podia propor um "jogo dos 7 erros" aqui. ou completar a história, com os fatos interessantes que ficaram de fora.

  2. Gremista Vigilante Says:

    André, tens um livro chamado "Gre-nal, a história de um clássico", do José Ney? Tenho uma edição de 1982, com um material fotográfico interessante.

  3. André Kruse Says:

    Martina, não seriam erros propriamente, e sim omissões. Claro alguma omissões são tão "fortes" que podem ser consideradas como erro.Vigilante, não tenho não. Tu recomenda?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: