Dignidade, moral, honra, ética e etc…

by
Como era esperado, a semana (que ainda nem chegou na metade) está sendo muita chata. Discursos hipócritas, apelando a dignidade e honra alheia. Muita falsidade e pouca memória (ou memória seletiva). Tudo muito irritante.

De positivo fica o questionamento feito sobre a fórmula do campeonato, bem como dois textos, um do Minwer, sobre a Moral de Cueca e outro do Ilgo Wink sobre a Ética da conveniência.

No início de novembro, minha posição era de que o Grêmio deveria fazer o que estivesse ao seu alcance para complicar o co-irmão. Mas isso não aconteceu. Tivesse o tricolor empatado com o Palmeiras, por exemplo, muito provavelmente a discussão não estaria sendo feita nessa intensidade.

No domingo, saindo do estádio, motivado pelo o que aconteceu em 2008, o meu pensamento era de o Grêmio deveria não só entregar o jogo para o Flamengo, mas fazer isso da forma mais escancarada possível.

Na prática isso não é tão simples. Aliás poucas coisas são. Não gosto muito dessa coisa da transferência de responsabilidade, dessa história de que o time A não fez a sua parte Vs. o time B tem obrigação de ganhar.

No mundo ideal, em nome do equilibrio, todos os times deveriam usar sempre sua força máxima, buscando a vitória em todos os jogos. Mas não é isso o que acontece. Só acho estranho que se questione isso somente na última rodada, somente nesse ano.

Nenhum time pode ser obrigado a ganhar. Poderia, isto sim, ser obrigado a demonstrar vontade de ganhar, a tentar a vitória. Pra mim esta é a questão fundamental, mas infelizmente depende de uma análise subjetiva.

Se o Grêmio sair derrotado do Maracanã, fatalmente o jogo ficará marcado como jogo de compadres, independente do que ocorrer dentro do gramado.

Vários são os exemplos de jogos nessa situação. E várias são as interpretações possíveis:
– Em 2008, dizem que o Inter entregou para o São Paulo, no que eu concordo.
– Em 2007, dizem que o Inter entregou pro Goiás, no que eu discordo.
– Em 2003, dizem que o Atlético-MG entregou pro Grêmio, no que eu discordo.
– Em 1996, dizem que o Grêmio entregou pro Goiás, no que eu discordo.

Sobre este último jogo, registro a minha lembrança. O Grêmio já tinha tido maus resultados dentro de casa naquele campeonato, e com a derrota acabou prejudicando a sua colocação na segunda fase da competição. A lembrança da improvável derrota do co-irmão em Bragança Paulista serviu somente para acalmar a torcida, que em nome da flauta e aliviada com título, acabou comprando tal tese.

Claro, é a minha opinião, mas costumo não me posicionar baseado somente em achismo, e sim no máximo de dados e fato possíveis. Abaixo segue o material que coletei sobre o jogo e publiquei no blog do Campeonato Brasileiro 1996:

Goiás bate o Grêmio e consegue a 7ª vaga

O Goiás venceu o Grêmio por 3 a 1, ontem, em Porto Alegre, classificando-se para a próxima fase do Brasileiro em sétimo lugar, com 37 pontos. Seu próximo adversário será o Guarani.
O Grêmio, com a derrota, ficou em sexto lugar, com 38 pontos, e pegará o Palmeiras. O presidente gremista, Fábio Koff, comemorou a situação. ”Se tivesse que escolher um adversário, escolheria o Palmeiras. O Grêmio dá sorte contra o Palmeiras”, disse.
No primeiro tempo, o Grêmio mandou dois chutes na trave, por Adilson e Paulo Nunes. O Goiás aproveitou a desorganização do meio-campo gremista e fez três gols em 19 minutos.
O primeiro foi marcado por Índio, aos 19min, batendo pênalti cometido por Marco Antônio em Lúcio. O segundo nasceu de uma tabela entre Evandro e Alex. O primeiro recebeu o passe dentro da área em condições de tentar o gol. Mas seu chute encontrou o companheiro, que marcou.
O ímpeto do Goiás não permitiu reação ao Grêmio. Aos 39min, Alex voltou a marcar. Ele venceu uma disputa no meio-campo, avançou rapidamente e, da intermediária, vendo a saída de Danrlei, chutou por cobertura.
O resultado revoltou a torcida do Grêmio. Alguns torcedores vaiaram o time e outros deixaram o estádio no intervalo. O time só conseguiu descontar aos 38min do segundo tempo, com Ailton. (Folha de São Paulo, CARLOS ALBERTO DE SOUZA)

“Na última rodada antes das fases de mata-mata, o Inter precisava vencer o Bragantino fora de casa para se classificar, sem depender do Grêmio, que enfrentava o Goiás no Olímpico. Só que o Inter perdeu por 1 a 0, gol de Esquerdinha.

Assim, o Inter ficou nas mãos do rival para ocupar a 8ª e última vaga. Mas o Grêmio levou 3 a 1 do Goiás. Ao final do jogo, o placar eletrônico mostrou a seguinte frase: “Torcedor presente ao Estádio Olímpico: ELES estão fora”. No dia seguinte, um aviãozinho com a mesma frase circulou pelos céus de Porto Alegre.

Jogamos para ganhar. A torcida até vaiou a derrota. Aí alguém mandou colocar aquela frase no placar...’ Luiz Carlos Silveira Martins, vice de futebol do Grêmio à época” (Zero Hora, 31/10/2008)

Depois da Bandeirantes, quem mais brilhou, sem dúvida, foi o time do Goiás. Superando todas as expectativas, os goianos não só garantiram sua vaga como fizeram um primeiro tempo que entra para a história do Olímpico. Paulo Gonçalves, o técnico do Goiás, é um nome para ser guardado. Estudioso, discreto, pouco chegado às luzes, virou estrela e terá de conviver com a fama.” (Juca Kfouri – Folha de São Paulo)

O JOGO: O Goiás soube esperar o Grêmio e atacar nos momentos certos. O primeiro gol, de penalti, ocorreu depois de o Grêmio ter acertado por duas vezes a trave adversária. No segundo tempo, a equipe gaúcha melhorou, tornou-se mais agressiva, mas não conseguiu reverter o marcador. (Tabelão – Placar)


Grêmio 1×3 Goiás

GRÊMIO: Danrlei; Marco Antônio (Márcio), Vágner (Rogério), Mauro Galvão e André Silva; Dinho, Adílson, Aílton e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Saulo (Rodrigo Gral)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

GOIÁS: Kléber; Índio, Márcio, Sílvio Criciúma e Augusto; Romeu, Túlio, Lúcio e Evandro; Maurílio e Alex (Jaques)
Técnico: Paulo Gonçalves

23ª Rodada – Primeira Fase
Data: 24/11/1996
Árbitro: Wílson de Souza Mendonça (PE)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Público: 11.434
Renda: R$ 70.751,00
Cartões Amarelos: Dinho, Danrlei, Marco Antônio e Mauro Galvão (GR); Augusto e Túlio (GO)

Cartão Vermelho: Márcio (GR)
Gols: Índio (GO), 21 minutos; Alex (GO), 35 e 39 minutos (1º tempo); Aílton (GR), 38 minutos (2° tempo).

19 Responses to “Dignidade, moral, honra, ética e etc…”

  1. Vicente Fonseca Says:

    Eu fui naquele jogo contra o Goiás. Isso que o Grêmio entregou pra tirar o Inter é uma falácia.Em 1º lugar, ninguém acreditava que o Inter fosse perder do Bragantino. O Goiás estava lá atrás, acho que em 11º ou coisa que o valha, dependia de uma série de resultados combinados pra classificar. Ninguém no estádio sequer falava em entregar o jogo.Em 2º lugar, como tu linkou, o Grêmio começou bem o jogo.Em 3º lugar, o Grêmio precisava da vitória para ficar entre os quatro e ter a vantagem do empate na fase seguinte. Eu mesmo fiquei muito chateado com os gols do Goiás no primeiro tempo. O Grêmio era muito melhor, sim, mas estava desfocado – mesmo que precisasse vencer. A derrota pro Coxa, que era fraco, uma semana antes, demonstrava isso.Só depois, aí sim, todos comemoraram. Mas eu não vi corpo mole em momento algum. Pra mim é o típico caso da tal transferência de responsabilidades.

  2. JG Says:

    todas essas linhas para dizer que só o Grêmio tem ética e o Inter não? Seja mais sucinto da próxima vez.

  3. JG Says:

    tradição de entregar:Seu Petry viajou angustiado para São Paulo. Não podia dizer para seu time perder a partida, mas não podia deixar o Inter ser campeão. Será que os jogadores compreendiam o que representava o Grêmio dar um título ao velho inimigo? Descobriu a resposta momentos antes da partida, quando o ônibus da delegação chegou ao estádio e o lateral-esquerdo Ortunho caminhou até a frente do carro e gritou:_ Pessoal! Vocês estão vendo um mar verde. Se a gente vencer este jogo, vamos ver um mar vermelho, quando chegarmos a Porto Alegre.

  4. JG Says:

    TRADIÇÃO DE ENTREGUISMOSeu Petry viajou angustiado para São Paulo. Não podia dizer para seu time perder a partida, mas não podia deixar o Inter ser campeão. Será que os jogadores compreendiam o que representava o Grêmio dar um título ao velho inimigo? Descobriu a resposta momentos antes da partida, quando o ônibus da delegação chegou ao estádio e o lateral-esquerdo Ortunho caminhou até a frente do carro e gritou:_ Pessoal! Vocês estão vendo um mar verde. Se a gente vencer este jogo, vamos ver um mar vermelho, quando chegarmos a Porto Alegre.

  5. Eduardo Says:

    O Corinthians não entregou pro Inter quando jogou a 1a rodada com time reserva?–Campeonato ta cheio de "desequilibrios tecnicos" por culpa da propria CBF e do calendário. Ela que não venha pregar moral depois. As datas do Camp Brasileiro são mais apertadas na epoca de Libertadores do que na epoca de sulamericana.——-Quando o gremio usou time misto contra o Inter na sulamericana que eles ganharam depois também não foi "entregar"?–Não importa o que aconteça domingo, não importa a maneira, o que vai ficar pra historia é que o Gremio entregou o jogo. Isso servirá de consolo pra colorados (será motivação no 1o grenal do gauchao de 2010). E servirá de consolo pra Gremistas poderem tocar flauta, mesmo que levemos uma goleada ao natural com o time jogando pra valer.

  6. heraldo Says:

    interessante que os blogueiros,tão pedindo para o GREMIO, ganhar, vão a pqp, segunda feira gorda, é o imitão fud…..

  7. claudioblog Says:

    excelente, concordo que deveria entregar escancaradamente

  8. Anonymous Says:

    Quem esse desgraçado desse JG (jegue gay) pense que é? O teu clube, seu fdp, foi fundado POR DEBAIXO DO PANO, num PORÃO e cheio de misterios. Foi o UNICO clube que foi CONTRA os negros para que estes formassem um campeonato só deles. É um clubinho SUJO, DESLEAL, FALASTRÃO, ARROGANTE, PAVÃO e MENTIROSO. Tudo o que se relaciona ao internacional, É PODRE. Nunca usei/vesti NADA que fosse da cor do demonio, nada mais justo do que ser esta cor a escolhida para representar a IMUNDÍCE da qual foi forjado este clube CORRUPTO. Dos 3 brasileirões UM é escandalosamente roubado. A ÚNICA copa do brasil, também foi escandalosamente obtida no puro apito (compra de juizes e influencias que se espalham como uma hydra por toda a parte). Sua ÚNICA libertadores, foi um caso de julgamento divino. Foram ELIMINADOS nas oitavas, MAS PASSARAM DE FASE. E o que veio depois (mundialito, recopa, sulamericana) só foi obtido por causa do que ocorreu NAS OITAVAS DE FINAL daquela libertadores (na sulamericana conseguiram roubar do Estudiantes NOS DOIS JOGOS, olha a hydra aí). Um clubinho MESQUINHO, MUQUIRANA, CABOTINO, nascido do ÓDIO AO GRÊMIO, da INVEJA AO GRÊMIO, e claro, DA REJEIÇÃO DO GRÊMIO. Foi sobre esse sentimento, e esta base, que foi fundado (num porão vale lembrar) um dos clubes mais IMUNDOS do mundo, com uma história de ROUBOS, INSULTOS, CORRUPÇÃO, TITULOS ROUBADOS, ARROGÂNCIA, PREPOTÊNCIA e COVARDIA. Tem A MIDIA TODA NA MÃO (jornais, rádios, TVs e interNET) e mesmo assim, não conseguem seu maior desejo – ser o Grêmio. Possuem uma dívida EXORBITANTE – MAS QUE NUNCA É COBRADA. Tem os cofres cheios de dinheiro SUJO (ganho graças aquele jogo das OITAVAS DE FINAL de libertadores) e nem assim, conseguem ganhar títulos (repetí-los). Foram os VERDADEIROS RACISTAS (como já mencionado) ao serem CONTRA (só eles foram) a LIGA DOS CANELAS PRETAS, mas chamam O GRÊMIO de racista. São arrogantes ao extremo, mas chamam O GRÊMIO de arrogante. São soberbos, mas chamam O GRÊMIO de soberbo. Odeiam o Grêmio COM TODAS AS FORÇAS, e demonstram isso em TODAS as entrevistas, exorcizando para todo mundo ver, seu ódio, desrespeito, inveja e recalque para com o clube da três cores. Possuem um estádio dado DE GRAÇA pelo governo, e já venderam o antigo estádio UMAS MIL VEZES mas os eucaliptos CONTINUA SEMPRE DE POSSE DELES. Daqui a alguns anos, IRÃO SE ADONAR DO PARQUE MARINHA, é só uma questão de tempo, e tudo, claro, IRREGULARMENTE. Aliás, irregularidade, é uma palavrinha que deve estar repetidas vezes mencionada no estatuto deste clube, pois TUDO o que é de seu poder, foi assim conquistado…..será que possuem estatuto? Este é apenas um APERITIVO da centenária e NEBULOSA história do s.c.internacional, um nome aliás, escolhido, PARA RIVALIZAR COM O GRÊMIO (para dar a entender que ali, diferentemente do Grêmio, todos eram "aceitos"), história aliás, cuja fundação, é motivo de VERGONHA e tentaram este ano, INVENTAR uma nova…… como tudo em sua história é IRREGULAR, a fundação é o de menos.

  9. Anonymous Says:

    Se o Brasileiro fosse com final nada disso teria acontecido.Pra mim o Brasileirao nunca deveria deixar de ser com Final, bem mais emocionante e diminui muito essas histórias de entregar o jogo.

  10. Anonymous Says:

    Good day !.You re, I guess , perhaps very interested to know how one can collect a huge starting capital . There is no initial capital needed You may start earning with as small sum of money as 20-100 dollars. AimTrust is what you needThe company incorporates an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas. It is based in Panama with affiliates everywhere: In USA, Canada, Cyprus.Do you want to become an affluent person? That`s your chance That`s what you really need!I feel good, I began to get real money with the help of this company, and I invite you to do the same. If it gets down to select a correct partner who uses your savings in a right way – that`s AimTrust!.I take now up to 2G every day, and what I started with was a funny sum of 500 bucks! It`s easy to start , just click this link http://dedoribew.freewebsitehosting.com/ohujysa.html and lucky you`re! Let`s take this option together to get rid of nastiness of the life

  11. Francisco Luz Says:

    Maior comentário, o oitavo. Chorei muito.André, não vou entrar no mérito da ética e todo o biriri. Mas te pergunto uma coisa: tu acha mesmo que o Inter tinha alguma chance de vencer o São Paulo no Morumbi?O Inter não venceu o NÁUTICO EM CASA. Foi goleado pelo VASCO. De que maneira faria frente ao São Paulo?

  12. heraldo Says:

    e o destino quis, garotos de 13 anos do GREMIO, jogam no MARACANÃ lotado, e calam, 3 estadios de uma só vez.Quem é imortal já nasce assim

  13. André Kruse Says:

    Francisco, acho que esse mesmo raciocionio vale pro Grêmio agora. Pra mim a questão fundamental é a vontade de ganhar. Que é uma coisa complicada, pois depende de analise subjetiva.Mas respondendo a tua pergunta, acho que o Inter poderia ter feito melhor figura naquele jogo.

  14. Francisco Luz Says:

    Eu sigo o teu raciocínio sobre o Grêmio no mesmo sentido. Não sou o maior fã de estatística do mundo, mas o fato de um time vencer apenas um jogo fora de casa em todo o campeonato – como aconteceu no ano passado e, por enquanto, é o que tem o Grêmio agora – diz alguma coisa, com vontade ou sem. Para mim, isso passa a ser subjetivo quando o próprio time não se ajuda.E é claro que o Inter podia ter ido melhor contra o São Paulo, como contra tantos outros times. Só ver que na Sul-Americana venceu três dos cinco jogos fora, enquanto mesmo quando estava na briga por algo não conseguiu nada no Brasileirão. Questão não só de vontade de vencer, na minha opinião.

  15. Francisco Luz Says:

    Eu sigo o teu raciocínio sobre o Grêmio no mesmo sentido. Não sou o maior fã de estatística do mundo, mas o fato de um time vencer apenas um jogo fora de casa em todo o campeonato – como aconteceu no ano passado e, por enquanto, é o que tem o Grêmio agora – diz alguma coisa, com vontade ou sem. Para mim, isso passa a ser subjetivo quando o próprio time não se ajuda.E é claro que o Inter podia ter ido melhor contra o São Paulo, como contra tantos outros times. Só ver que na Sul-Americana venceu três dos cinco jogos fora, enquanto mesmo quando estava na briga por algo não conseguiu nada no Brasileirão. Questão não só de vontade de vencer, na minha opinião.

  16. dante Says:

    "O teu clube, seu fdp, foi fundado POR DEBAIXO DO PANO, num PORÃO e cheio de misterios."bá, o cara que escreveu essa OBRA-PRIMA não assinou!puxa, vida É MUITO FAIL.

  17. Anonymous Says:

    FAIL são os titulos do clube imundo do RS (chorolado). FAIL, é a "ética" colorada. FAIL é a "história de fundação" inventada neste ano (nem sabe de onde vieram). Talvez, todas as imundicies praticadas pelo s.c.internacional NOS BASTIDORES, nunca venham a publico. Mas isso nao quer dizer, QUE NINGÚEM AS CONHEÇA.

  18. martina Says:

    tão confundindo ética com altruismo, andré. isso pra mim é mais burrice do que hipocrisia.

  19. Anonymous Says:

    Eu não sei oque vcs ficam discutindo, o Grêmio amarelou isso é a mais pura verdade, podiam ter ganhado o jogo sim, mas não porque jogaram bem mas porque o Flamengo jogou muito mal, mas é claro que com todo esse escandalo de arbritagem que rondou as ultimas rodadas do Brasileirão nenhum comentarista vai ser louco de dizer que o Grêmio entregou o jogo, pois isso afetaria muito a imagem do campeonato, tudo bem gente, vamos fingir mas não vamos ser tão burros de nos enganarmos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: