Construção de uma Arena

by
Nos primeiros meses de 2010 foram dados importantes passos na construção da Arena do Grêmio.

Com algum atraso, foi contratada uma assessoria de imprensa, e já foi possível ver os efeitos dos novos contratados.

Ocorreram movimentações no terreno do Humaitá: Caminhões, operários, mastro e etc. Da mesma forma, foram divulgados mais detalhes técnicos sobre a obra.

Também foram apontados mais dois nomes para Conselho de Administração da Grêmio Empreendimentos. Também foi revelado que o arquiteto Carlos de La Corte atuará como consultor do projeto.

E finalmente foi lançado o site do Arena.

Enfim, passos importantes, que ajudam a diminuir o ceticismo de alguns setores da torcida. Ceticismo esse que é natural, e até saudável em pequenas doses, coisa que não se verificava antes. É bom que os debates em torno da construção do estádio tenham voltado a um nível mais aceitável.

Bobagens foram ditas por todos os lados, ganharam mais destaque as proferidas pelos que se posicionam contra a mudança. Mas alguns partidários do projeto também apresentam argumentos bem questionáveis.

Eu nunca gostei do pensamento mágico, dessa fé que um estádio novo traz felicidade e riqueza automaticamente. Penso sim que a Arena pode ser um bom negócio, representando um salto para o clube, mas é preciso ressaltar que nada vem sem trabalho.

Nesse sentido, é interessante ver a posição do Vice-Presidente e C.E.O. do Milan, Adriano Galliani, na matéria abaixo (livremente traduzida), quando afirma que a momentânea inferioridade dos times italianos se deve a falta de investimentos na construção de estádios, que geram riquezas para os demais clubes:

AQUELE ESTÁDIO…

“A estrutura/patrimônio do United é a garantia de grandeza do clube. E de pensar que éramos mais ricos”

[…]

Então, uma importante explicação sobre as razões da inferioridade futebolística da Itália em relação a Inglaterra:

“A nossa saída e da Fiorentina eram previstas. Não temos estádios. O Manchester faturava menos que nós há dez anos, hoje seu estádio gera 100 milhões de euros a mais que o nosso. Se não começarmos a construir estádios na Itália, acabaremos por quebrar como nos outros setores econômicos”

Advertisements

6 Responses to “Construção de uma Arena”

  1. Sancho Says:

    Não concordo com o cartola. Estádio pode ser fonte de prejuízo. Me parece mais alguém que quer lucar com a CONSTRUÇÃO de um estádio novo…

  2. Vicente Fonseca Says:

    Quero o novo estádio. Mas quanto mais discussão e ceticismo em torno dele, melhor. Ah, não confundir discussão com corneta pura.

  3. Grêmio Imortal Says:

    Excelente matéria.Parabéns

  4. André Kruse Says:

    Vicente, eu acho que é importante ter discussão, e acho que o ceticismo, na medida certa, é saudavel. Mas não era isso que vinha acontecendo

  5. Um por Todos Says:

    Que post PERTINENTE ! Parabéns !!Quanto ao cartola Italiano, ele está 100% certo. Estádios novos, com uma proposta atualizada, no estilo da ARENA, são GERADORES DE RIQUEZA PERPÉTUA. Antigamente os estádios eram exclusivamente para os jogos de futebol e isso já era. Estive nos principais estádios da Europa e posso confirmar isso. Só no Bernabeu, um tour pelo estádio custa 25 euros, com direito a alguns mimos. O restaurante que fica atrás de uma das goleiras, é um dos lugares mais aprazíveis para ver futebol que eu conheci, melhor que qualquer camarote. Sem falar no entorno do estádio, que atrai pessoas para trabalhar e morar, que terminam por frenquentar as dependências. Então, lógico que uma obra pode ser fonte de desvios e enriquecimento ilícito, seja onde for, mas um estádio moderno é sim um gerador de riquezas. Há tempos já previ um tempo de grande prosperidade para o Tricolor depois que a ARENA for inaugurada.Abraço,Mosqueteiro.

  6. Vicente Fonseca Says:

    Ah, sem dúvida, André. Até pela falta de informações, ao menos no princípio. Mas acho que estamos evoluindo à medida que o projeto amadurece e sai, enfim, dos papéis para os tapumes.Por garantia, já comprei minha miniatura do Olímpico!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: