Gauchão – Grêmio 1 x 2 Pelotas

by

Uma noite ruim. O Grêmio perdido desde o início da partida enfrentou um Pelotas bem postado em campo, Beto Almeida colocou seus dois atacantes bem abertos, tentando tirar a zaga do Grêmio do lugar. Acabou incomodando pelo lado direito, de onde saíram duas boas jogadas que só não resultaram em gol devido ao erro no último toque. O tricolor parecia afoito, apressado, afunilando o jogo pelo meio. Ainda assim pressionou e chegou perto do gol quando teve lampejos de bom futebol. No final do primeiro tempo foi premiado pela insistência e marcou o gol com Maylson, depois de uma disputa no alto vencida por Bergson.
O segundo tempo deveria ser um jogo de paciência para o Grêmio. Mas o time não soube jogar com a vantagem, seguiu se atirando ao ataque (Jonas perdeu boa chance em cabeceio) e os erros de passe aumentaram. O primeiro ( existente) pênalti para o Pelotas surgiu de um lance de contra-ataque, quando Maurinho lançou Tiago Duarte. Ainda faltavam bons 20 minutos de jogo, mas o time e a torcida se desesperaram, as mudanças propostas por Silas não deram resultado. Aos 33, Douglas carregava a bola para o ataque, um bloco de jogadores se posicionara a sua frente, nenhum ao lado, o passe saiu errado, Douglas e os demais se esqueceram de voltar para a defesa. Edílson dormiu no ponto, Clodoaldo partiu para cima de Mário Fernandes e cavou um pênalti (esse inexistente). Thiago Duarte converteu novamente. Depois disso, tenho dificuldade em listar algum lance em que o Grêmio efetivamente tenha chegado perto de marcar.

O Grêmio jogou muito mal, o Pelotas jogou bem (eficiente na sua proposta de jogo) e foi o justo vencedor. Mas nada disso atenua a calamitosa arbitragem de Fabrício Correa. Errou no varejo e no atacado. Deixou de dar um pênalti em Jonas aos 42 do primeiro tempo e marcou um inexistente em Sandro Sotili no segundo. Além disso foram diversas as inversões nas faltas e laterais, bem como um total descritério nos cartões apresentados.
Douglas perdeu a cabeça, prejudicou a seqüência do time e do seu futebol. Não interagiu com a arbitragem de um modo aceitável. Mas é preciso dizer que a expulsão se deu por um revanchismo do auxiliar. No primeiro lance (mais grave) o bandeirinha tentou desesperadamente chamar o árbitro pelo rádio, mas não conseguiu e ficou com cara de bunda. Na segunda ocorrência (de menor gravidade) se lembrou de levantar a bandeira e finalmente conseguiu ver o camisa 10 gremista expulso. Depois disso, ignorou a linha do penúltimo homem do Pelotas para ficar no caminho do meia tricolor, e aparentemente Douglas caiu na “provocação”.
Meira tem razão em reclamar da arbitragem e faz bem em lembrar dos prejuízos causados por Barison. Contudo, entendo que seria mais útil que o dirigente tivesse feito essa lembrança antes de jogo e com isso pleiteado a não escalação desse trio.
Hugo entrou muito mal no jogo. Leandro sem ritmo.
Não entendi bem a saída de Bergson e tenho imensa dificuldade em imaginar uma razão que explique o fato de Mithyuê nem ter fardado.
Foi-se a sequência de vitórias. Foi-se a invencibilidade no Olímpico. Uma pena, mas tivesse ocorrido em outro momento, talvez o trauma fosse maior.

Fotos: ClicRBS, Terra e UOL

 
Grêmio 1 x 2 Pelotas

Maylson 45+2
Tiago Duarte (pênalti) 66´
Tiago Duarte (pênalti) 78´

GRÊMIO: Victor; Edilson, Rodrigo, Mário e Fábio Santos; Ferdinando, Willian Magrão, Maylson (Leandro) e Douglas; Jonas e Bergson (Hugo).
Técnico: Silas.

PELOTAS: Jonatas; Maurinho, Jonas, Bruno Salvador e Jonathas Costa; Gavião, Jucemar (Maurício), Maicon Sapucaia e Pedro (Clodoaldo); Alex Dias (Sandro Sotilli 18 do 2ºT) e Tiago Duarte.
Técnico: Beto Almeida.

Campeonato Gaúcho 2010 – Segundo Turno – Quartas de final
Data: 08/04/2010, quinta-feira, 21h50min
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS).

Público: 11.724 (10.084 pagantes)
Renda: R$ 227.539,00
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa
Auxiliares: Marcelo Barison e João Lúcio de Souza Júnior.
Cartões amarelos: W. Magrão, Victor, Edilson (Grê); Jônatas, Jonathas Costa (Pel).
Cartão vermelho: Douglas (Grêmio).
Gols: Maylson, aos 47min do 1º tempo (Grêmio); Thiago Duarte, aos 21 e aos 33min do 2º tempo (Pelotas).

Advertisements

20 Responses to “Gauchão – Grêmio 1 x 2 Pelotas”

  1. Eduardo Says:

    Jonas não tava no melhor dia e Douglas foi bem marcado. Esses 2 fatores anularam praticamente o Gremio.Mito-ê não jogar é fora da compreensão mesmo.Victor falhou no penalti. Foi algo meio inexplicavel até.Fiquei ainda mais fã do Adilson.Fabio santos que dias atras ainda comentei que fazia as vezes de centroavante em alguns lances, nesses ultimos jogos mal subiu ao ataque.Mérito do Pelotas.Foi um somatorio de coisas que fez o Gremio perder, mas se for só pra escolher 1, dá pra culpar os erros do juiz mesmo.

  2. Anonymous Says:

    FDP FABIO CORREA, LADRÃO e FORA FABIO SANTOS DE MERDA que nunca conseguiu cruzar uma bola para gol do gremio, muito ruim, e JUIZ LADRAO DU CACETE

  3. Daniel Mega Says:

    Por favor ninguem fala da falta que adilson fez ao grêmio, o meio campo estava desorganizado sem ele.

  4. Társis Salvatore Says:

    Sinceramente? O Pelotas estudou o modo de jogar do Grêmio, marcou bem, contou a sorte e com uma PEQUENA ajuda do Sr. Juiz. É o resumo da ópera. Não vou nem reclamar do modelo de campeonato onde novamente os dois melhores times estão fora da decisão (Nóia e Grêmio). Faz parte.Agora, time que quer ser campeão (ou campeão direto, no caso) tem que ganhar de todos, inclusive de juiz ladrão. Abs!

  5. Marcelo Says:

    O Victor até saiu mal, mas se aquilo foi penalti, o do Jonas deveria ter sido 2 penaltis. Muita raiva da roubalheira… Pior que faltou indignação ao Grêmio (no bom sentido), o time sequer esboçou reação. Em parte pelas substituições desastrosas feitas pelo Silas, que tirou de campo nosso melhor jogador (!), colocou Hugo e Leandro voltando de lesão (?) e ainda por cima nem relacionou o Mito(Ctrl+v) (!?!?). Temo pelo futuro, ainda mais quando o Souza voltar.

  6. Anonymous Says:

    Quem cavou o 2º penalti foi Clodoaldo, não o Sotili.

  7. Miguel Says:

    Vou só repetir o que disse no Libertador e adicionar alguma ou outra coisa…Concordo com o post, mas já tinha sentido no jogo contra o Juventude que não vale a pena tirar o Adílson ou o Ferdinando(!) pra colocar o Magrão. Com ele, o meio campo parece perder pegada e ele passa mais tempo subindo do que compondo na defesa(onde não tem desarmado tão bem, me lembrando um Rochemback mais magro). No fim, a experiência de colocá-lo foi válida, mas acho que os volantes ideais(com o nosso elenco atual) são os dois anteriores.Outra coisa que eu já vinha percebendo a uns três jogos, mais ou menos, é que a nossa lateral esquerda tá uma avenida… lembro do jogo contra o Votoraty, quando vários ataques aconteceram pelas costas do Fábio Santos(que considero um bom jogador, mas tem que voltar com mais qualidade pra compor na defesa).Sobre a invencibilidade perdida, ela já estava se tornando um fardo… e, a cada jogo, esse fardo ficava mais pesado. Eu até temia pelas consequências de que essa derrota em casa acontecesse num GREnal.No mais, concordando com o que tu disse sobre o jogo… não vi razão pra torcida chamar o Silas de burro ontem(no máximo, pela falta do CTRL+V). Só pode ser aquela corneta interior que volta a soar em qualquer problema.Dale Grêmio!

  8. André Kruse Says:

    Já corrigi anônimo, valeu.No meu time o Adílson é titular.Eu vi o Fábio Santos entrando pelo meio do ataque algumas vezes.Eu acho que o Silas errou na substituição do Bergson (que tava segurando os zagueiros dentro da área). O Hugo entrou mal e o Jonas teve que mudar de posição. Eu teria tirado o Maylson. Mas acho que o principal erro foi ter deixado o Mithyuê de fora do banco, o que é no mínimo incoerente.Tarsis, o Grêmio está na decisão.

  9. Miguel Says:

    No meu time também… e, se não trouxerem outro volante, com o Ferdinando do lado. É grosso, mas faz o que tem que fazer.Quando entrou o Hugo(que eu torço pra que seja dispensado logo), eu meio que tive o mesmo pensamento do Silas: segurar a bola mais na frente. Mas a (falta de)qualidade do Hugo impossibilitou isso.Essa coisa do Mithyuê soa estranha mesmo… a última vez que isso aconteceu foi quando ele se envolveu em um acidente de carro(acho que voltando de festa, normal) e o Silas usou isso pra repreendê-lo. Resta saber o que causou isso no último jogo.

  10. Miguel Says:

    Ah, esqueci de comentar do Fábio Santos. Pois é… essa história dele entrar pelo meio no ataque(que, em alguns jogos, é bem eficiente), acabava desprotegendo ainda mais a lateral. Mesmo que eu ainda o considere um jogador razoável, a contratação de outro lateral me parece interessante(Paulinho tá aí, acabando com tudo)…

  11. Marcelo Says:

    não vale a pena tirar o Adílson ou o Ferdinando(!) pra colocar o Magrão [2]Não entendo essa perseguição que tem sido feita ao Ferdinando. Um legitimo camisa 5 – totalmente necessário no time. O Magrão poderia ter ficado no banco, pra ser utilizado na posição do Mailson.

  12. Anonymous Says:

    Acho que tudo foi porque o gremio tinha uma divida com o pelotas. O pessoal tricolor só pagou a divida do chocolate que pegaram da páscoa na semana passada em pelotas na fenadoce >… nem para esperar nós vcs se prestaram. O gaúcho é nosso tudo de bom turma do esporte.

  13. Miguel Says:

    Fato, Marcelo. Alguém precisa fazer o serviço sujo. O Ferdinando faz o que tem que fazer: interromper a jogada adversária e simplificar. Se ele tivesse vindo de outro time, de mais expressão, não haveria essa perseguição de certos setores da imprensa e torcida.E… sobre o Magrão… a bem da verdade, eu nunca simpatizei com ele. Nem em 2008 eu entendia o hype em volta dele, via muito mais mérito no Rafael Carioca, que equilibrava o meio campo… de forma que, pra mim, o Magrão ia mais no embalo.

  14. Firmino Says:

    Na lateral esquerda conhecemos uma possível boa escolha e barata: o tal do Paulinho do Noia. O Fábio santos é ala, não sabe ser lateral. O mesmo pro Lúcio, que além de se lesionar o tempo todo é um jogador muito caro. -Alguém aí entende como o Silas em um jogo eliminatorio em que o Grêmio está em desvantagem no placar me saca o Maylson, que mesmo não jogando lá tão bem, era um dos destaques do time, pra colocar o Leandro? Nada contra o cara, acho ele bom jogador, mas tirar um dos melhores do time e colocar alguém sem ritmo de jogo, voltando do DM, pra decidir? Complicado…-E que falta fez o Adilson no meio campo. Apesar de ouvir críticas por aí, acho que a dupla dele com o Magrão é o que temos de melhor. Os dois fazem as duas funções e se revezam. Quando um avança o outro fica. Se ganharem ritmo juntos, tem tudo pra dar certo. Mas o cara lá na casamata protege o tal do Ferdinando. É dose…

  15. Dinho Cangaceiro Says:

    O Grêmio entrou faceiro e não se preocupou em jogar bola, pensou que iria ganhar naturalmente. Quando li no jornal que o Jonas iria entrar com a camisa nr. 100, lembrei da placa do Joel Santana, e previ que iria ocorrer um crime.O Jonas pode empilhar gols que vou querer ele longe do Olímpico. Não ganharemos nada com esse cidadão no ataque. Em jogos fáceis ele vai perder 10 gols, mas vai fazer 2. Em jogos complicados, como Grenal, vão surgir 2 oportunidades e ele não vai meter nenhum golo. Ontem ele perdeu um de cabeça sozinho na pequena área. Sem falar que tava num arreto com o zagueiro do Pelotas, se atirando no chão… Tá achando que joga muita bola.Manda ele e o v…dinho do Fábio Santos embora.

  16. Anonymous Says:

    o maior erro foi não ter relacionado o meio-tche , nem no banco.colocou hugo, gol do pelotas, colocou o leandro psicologo,gol do pelotas. só me faltam dizer que o souza estava junto na concenmtração,dai era para sifu mesmo.

  17. Alfredo Says:

    Árbitro influenciável, inconscientemente por chefia, opinião imprensa, deve ser escalado em jogos insignificantes.Adilson imprescindível no time.Prioridade, Copa do Brasil.

  18. Alfredo Says:

    Magrão já está 100% ?

  19. MARIO ALMERIA Says:

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  20. Alfredo Says:

    A comissão de arbitragem da FGF deu nota 8 para arbitragem…Adoraram tudo…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: