Ainda Grêmio e Avaí

by
Inicialmente, por mais óbvio que seja, sou obrigado a reiterar que a arbitragem errou ao marcar o escanteio que resultou no primeiro gol do Grêmio e que acho que o juiz estragou o jogo ao expulsar Caio (muito embora não possa considerar isto um erro).

Contudo, me parece que o tratamento dado a esse lance saiu totalmente de proporção. Até o professor Ruy, que não é dado a falar de arbitragem (jogo do campo X jogo da TV?) se pôs a escrever sobre isso.

No post do jogo anunciei que estava curioso para ver como a “nossa” imprensa trataria da expulsão e lembrei do caso do Tcheco em 2007, já prevendo a incoerência. Mas confesso que fiquei supreendido com a tese surreal de que foi Silas o responsável pela expulsão do jogador do Avaí. Pouco menos de uma semana antes, na expulsão de Douglas, a súmula do jogo era a verdade incontestável. Dessa vez sequer foi consultada. Silas teve que se explicar, para ser “inocentando” em relação à algo que nunca fez.

Também achei estranho essa postura de ir perguntar no Olímpico sobre a arbitragem. Estranho pelo ineditisimo da coisa. Isso sempre aconteceu e só vão questionar o Grêmio? Também me supreendi com o fato de Duda Kroeff ter se dignado a responder esse tipo de indagação (ainda que tenha feito de forma inteligente e bem humorada).

Eu acho extremamente válido que se discuta a arbitragem, mas não posso compactuar com quem faz isso em parte, ou só quando lhe convém (Ex: Grenal do 2º turno do Brasileirão 2009)

No jogo em questão, por que não falar de todos os lances? Por que só os erros que beneficiaram o Grêmio são lembrados?

Fui atrás das imagens da partida e enfrentei uma verdadeira gincana. Tentei de várias formas, mas só consegui obter os vídeos de determinados lances da partida da forma mais tosca e rudimentar possível. Já peço desculpas pela má qualidade do material, mas creio que o mesmo atinge a sua finalidade, ainda que porcamente. (De qualquer forma, solicitei a TV Grêmio o VT do jogo, e se alguém disponibilizar um vídeo de melhor qualidade eu prontamente o coloco no lugar desses daqui).

O primeiro vídeo é de um lance que foi descrito somente no minuto a minuto do Correio do Povo:

“10min – Leandro cruza na área e reclama de pênalti, pois a bola bateu na mão de emerson Nunes, do Avaí”

O site do jornal equivoca-se ao falar em pênalti. A falta, que existiu, foi fora da área. Leandro reclamou com o mesmo bandeirinha que minutos mais tarde faria a trapalhada no elástico de Douglas.

O próximo vídeo é um lance muito bem lembrado pelo Tiago Russel do Grêmio Libertador:

“Logo no início do segundo tempo, como que pra compensar o erro ABSURDO do seu bandeira, o seu juiz inverteu um lateral e, na sequência da jogada, um escanteio contra o Grêmio.”

É verdade que o lance, ocorrido por volta dos 8 minutos do segundo tempo, não é facil, mas reparem o descontentamento de Mário Fernandes com a marcação.

O terceiro lance é um que foi descrito pelo Rodrido Rodrigues num comentário aqui no blog:

“O gol do Grêmio resultou de um escanteio assinalado erroneamente. No 2º tempo, o Avaí cobrou escanteio da mesma forma, mas não fez gol. Essa é a diferença. Não estou querendo justifcar o erro”

Este lance aconteceu aos 44 minutos do segundo tempo. Notem como todos os jogadores já se posicionavam para a cobrança do tiro de meta quando o juiz invereteu a marcação.

Enfim, não se trata de querer justificar, desculpar os erros de arbitragem. O fato é que ela errou para os dois lados (o que a torna ainda a pior).

Me assuta um pouco a proporção que esse lance do escanteio tomou. E acho estranho que o critério usado para escolher os lances a serem discutidos seja o da conveniência.

Advertisements

4 Responses to “Ainda Grêmio e Avaí”

  1. Gustavo Says:

    A grande incoerência deste episódio é tentar atribuir ao Grêmio a CULPA pelo erro do bandeira. Bizarro.A única CULPA que o Grêmio teve foi de jogar muito mal o segundo tempo, não aproveitando a vantagem numérica.

  2. André Kruse Says:

    Gustavo, acho que isso não seria incoerência, mas sim um erro puro e simples.Incoerência é não falar de outros lances do mesmo jogo.Incoerência é não falar de erros de arbitragem de outros jogos (Ex: Inter X Pelotas)

  3. Eduardo Doria Says:

    Agravante também é que faltou assunto pro Gremio essa semana já que nao tinha jogo. Entao aquele tecla inicial foi sempre batida..

  4. Anonymous Says:

    Olha,eu fui ao jogo e posso relatar mesmo que foi uma péssima arbitragem.Como estava em uma posição desfavorável ao escanteio que originou o gol gremista,achava que tinha sido mesmo escanteio,mas,chegando em casa e olhando o lance ficou claro que não foi.No segundo tempo,além de sofrer com a atuação gremista,tivemos que aguentar também o sr.árbitro,que marcou TODAS as faltas pró-Avaí e quase nenhuma pro Gremio.E quanto a ontem???O Pelotas vencendo por 2×1,no segundo tempo,quando o jogador pelotense entra LIVRE na cara do gol do Inter em posição LEGAL e,o bendeira,marca IMPEDIMENTO!!!!Ouviste ou viste algum relato da nossa imprensa a respeito desse lance crucial caro André????Abraços leonardo Leal de Lima.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: