Copa do Brasil – Grêmio 4 X 3 Santos

by

Um jogo há muito esperado. Santos sem Neymar, o Grêmio sem um lateral esquerdo. Silas tentou um 3-5-2, que não deu certo. O tricolor até ensaiou um abafa, adiantando a marcação, mas errou demais e os problemas ficaram evidentes. Aos 15, em discutido escanteio, Marquinhos cobrou com efeito, Victor saiu em falso e a bola achou André livre para abrir o marcador. Falha do arqueiro e da zaga gremista. 5 minutos mais tarde, o Grêmio teria um contra-ataque, mas Douglas dormiu no ponto e o Santos pegou a defesa gremista aberta, em jogada que terminou em novo conclusão de André.

Com o 2×0 contra, Silas voltou ao 4-4-2, passando Edílson para a lateral-esquerda e Mário para a direita. A melhora foi visível. Aos 22, em jogada de falta ensaiada, Edílson chutou, Felipe largou, mas Borges demorou um pouco para pegar o rebote, e sua conclusão saiu caprichosamente torta. No minuto seguinte , William Magrão deu uma arrancada espetacular e não fosse a falta cometida por Durval só pararia dentro do gol. Jonas bateu muito mal o pênalti, no meio do gol, facilitando a defesa de Felipe. O time e o estádio sentiu o mau momento, mas havia espaço para uma reação. Aos 28, em boa combinação, Jonas deixou de calcanhar para Adílson, mas novamente Felipe fez boa defesa. Aos 33, Ganso saiu na cara do Victor, e tocou por cobertura, mas a bola parou no travessão. Aos 36, Borges mandou de voleio, após belo passe de Hugo, mas Felipe fez sua melhor defesa da noite. O primeiro tempo acabava igual em chances, mas brutalmente desigual no placar.

No segundo tempo o Grêmio adiantou sua linha defensiva e passou a jogar no campo do Santos. Aos 11, Borges aproveitou-se do erro Edu Dracena e descontou. Aos 15, Rodrigo Mancha cometeu pênalti, não marcado, e na sequência Hugo cabeceou com perigo. Aos 18, Adílson desarmou Mancha, Douglas puxou contra-ataque e abriu para Jonas na direita, de lá saiu o cruzamento rasteiro que terminou no gol de empate, marcado por Borges. Dorival Jr. tentou corrigir a mudança equivocada, sacando Mancha, mas aos 22, Jonas aninhou um pombo se asa nas redes do Santos. Depois da virada, Silas sacou os já cansados Mário e Magrão, colocando Rochemback e Joílson em campo. Aos 31, Borges recebeu em condição legal e chutou cruzado, alcançado o seu “hat-trick” e marcando o quarto do Grêmio. Mesmo com tudo o que aconteceu, o jogo seguia aberto e corrido, e aos 37, Ganso achou Robinho livre dentro da área, que por sua vez conclui sem chance para Victor, anotando o 4 x 3 final.

O terceiro gol do Santos incomoda bastante, mas não tira o brilho da grande virada do Grêmio. Foram 4 gols em pouco menos de 20 minutos.

A vantagem é mínima, mas não pode ser desprezada.

O Grêmio errou demais no primeiro tempo. Tanto defensivamente, como no desperdício no ataque.

Não acho que Jonas seja o jogador mais recomendado para bater pênalti, mas Silas o confirmou como batedor.
Confesso que fiquei surpreendido pela grande partida de Wesley.

Ganso mostrou qualidade, e fez um grande duelo com Adílson, que novamente foi um leão em campo.

Eu alertava para a questão da arbitragem. Sandro Meira Ricci deixou de dar um pênalti claro no toque de Rodrigo Mancha, aos 15 do 2º tempo (mais um lance excluído dos melhores momentos). No pênalti marcado, deixou de expulsar Durval, que acabou “com uma oportunidade clara de gol de um adversário, que se movimenta em direção à meta adversária”. Ainda, bastante revelador da parcialidade do apito, era o tipo de contato que permitia dos zagueiros santistas em Borges comparado com a proteção que dava a Ganso & Cia.

Fotos: Correio do Povo (Cristiano Estrela), UOL (Neco Varella), ClicRBS (Valdir Friolin e Diego Vara), Terra (Fabio Berriel)

Grêmio 4 X 3 Santos

GRÊMIO: Victor; Ozeia, Rodrigo e Mário Fernandes (Joílson 27 do 2º); Edílson, Adílson, Willian Magrão (Fábio Rochemback 26 do 2º), Douglas (Maylson 42 do 2º) e Hugo; Jonas e Borges.
Técnico: Silas


SANTOS: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Maranhão 36 do 2º); Arouca, Marquinhos (Rodrigo Mancha 11 do 2º, depois Rodriguinho 20 do 2º), Wesley e Paulo Henrique Ganso; Robinho e André.
Técnico: Dorival Jr.


Copa do Brasil 2010 – Semifinal – Jogo de Ida
Data: 12/05/2010, quarta-feira, 21h50min
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Público: 38.475 torcedores
Renda: R$ 819.403,50

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Enio Pereira de Carvalho (DF)
Cartões amarelos: Rodrigo, Ozeia, Hugo, Adílson, Edílson (Grêmio), Durval, Robinho, Marquinhos, Léo, Arouca (Santos)
Gols: André (Santos), aos 15min e 20min do primeiro tempo; Borges (Grêmio) aos 12min, 18min e 31min, Jonas (Grêmio) aos 22min e Robinho aos 38min do segundo tempo

4 Responses to “Copa do Brasil – Grêmio 4 X 3 Santos”

  1. Eduardo Says:

    Jogo historico. Seja para apreciadores de futebol, seja principalmente pra nós gremistas. Foi quase surreal aquilo. Me emocionei pra caramba mesmo. Foi um privilégio estar no estádio ontem.Santos é um timaço mesmo. Ganso e Robinho jogam muito e sabem sim ser simples na hora certa e decisiva.Gremio heróico. Guerreiro e técnico no segundo tempo. Muito obrigado.Como é genial quando simplesmente se grita "Gremio" e todo o estádio faz isso. Nada mais que "Gremio" basta pra realmente empurrar o time e toda a torcida.

  2. Dinho cangaceiro Says:

    Isso aí, basta gritar Grêmio para cadenciar o time. Sem essas viadagens de "Pingos de Amor" e "Whisky a Go Go".Para ganhar deles tem que jogar igual a eles. Se atirar para cima e resolver num placar de futsal.Perderemos lá de 5 a 4 e levaremos.

  3. Sancho Says:

    Dois lances interpretativos. Achei bola na mão do Mancha, e acho que o árbitro tinha margem para dar amarelo (apesar de achar que o vermelho seria o mais correto) no pênalti.Abraço.

  4. André Kruse Says:

    Podem até ser lances de interpretação, mas isso nao me parece justificar o sumiço deles da edição dos melhores momentos. (ou da ausencia da discussão, no caso do cartão vermelho)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: