Eleição para o Conselho Deliberativo

Dia 11 de setembro (das 10h às 17h) ocorre eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio. Nela serão eleitos 150 conselheiros mais 30 suplentes (a metade do conselho).

Quem é sócio há mais de 2 anos, maior de 16 anos e e em situação regular com o Grêmio nos 12 meses anteriores à da eleição pode votar.

Mais de 25.000 sócios se encontram nessa situação. Entendo que todos esses tem o dever moral de comparecer no Olímpico e votar. A escolha dos conselheiros é fundamental para o futuro do clube. O Conselho é o orgão de representação do sócio perante a diretoria.

As chapas são as seguintes.

Chapa 1 – Renova Tricolor (Oposição)

Chapa 2 – Dá-lhe Grêmio (Situação )

Chapa 3 – Terceira Via

Como muitos já sabem, eu faço parte da chapa 1 – Renova Tricolor (sou nº 129 da lista). Aceitei o convite por acreditar que é chapa formada pelos grupos e pelos nomes que melhor representam as idéias que eu também defendo para o clube: a renovação, a modernização, a profissionalização e a democratização do Grêmio.

O Blog Imortal Tricolor fez um levantamento interessante sobre o percentual de renovação das chapas:

“A chapa Renova Tricolor tem 48 nomes que estão ou já passaram pelo CD. A nominata da Dá-lhe Grêmio contém 71 nomes que já são ou foram titulares ou suplentes do Conselho Deliberativo

“a chapa demominada Terceira Via é composta em 100% por candidatos que não fazem parte do CD atual. Ou seja, coloca apenas nomes novos”
Acho que é forçoso acrescentar a informação de que 9 nomes aparecem tanto na chapa 1 como na chapa 2. Fiz um levantamento parecido em 2007, e é legal comparar e notar que o processo democrático do Grêmio evoluiu

13 Responses to “Eleição para o Conselho Deliberativo”

  1. Anonymous Says:

    Boa sorte, AK. Não votarei na chapa de vocês (vou de terceira via por entender ser a melhor), mas respeito, E MUITO, a oposição nesse pleito. Tá na hora de realmente profissionalizar, trabalhar e parar com o maldito binômio "imortal-copero", esse berço esplêndido onde o grêmio deitou nos anos 90 e desde então não levantou mais.Boa sorte MESMO. Cobrarei teu empenho em eventual eleição, heinhô?Ass: Carlos (impedimento)

  2. André Kruse Says:

    Pode cobrar Carlos. Uma pena não contar com o teu voto, mas também respeito muito tua posição.

  3. Sancho Says:

    Vale lembrar que a numeração só é importante entre o 46 e o 105. Ser 1 ou 45 dá na mesma. Ser 106 ou 150, também.Acho que qualquer análise sobre as chapas deveria considerar o fato de haver uma "cabeça" com 45 nomes (que sempre entrarão se a chapa atingir o mínimo) e um "complemento" com outros 45 (que só entrarão se a chapa conseguir todas as cadeiras).Abraço.

  4. Anonymous Says:

    Só faço uma critica a todo o processo, AK…q é a verdadeira carnificina q virou o conselho do grêmio. Vejo de fora, claro, sou torcedor de arquibancada e não sei dos meandros…Mas me parece q temos q pensar q acima de tudo tem o grêmio, não é? Parece "ingênuo" da minha parte isso, mas é a realidade…E o processo eleitoral (até pra gente poder escolher com segurança) é feito quase as escondidas…li muito os blogs e tal pra entender, mas tudo q se lê, se desconfia…só sei q o q tá ae é lamentável…eu, q tento obter informação me sinto perdido, imagina o sócio q vai lá sem ter lido nada? Fica a mercê do tal "aperto de mão"…Desculpa o termo, mas é F****

  5. André Kruse Says:

    anônimo, eu concordo com muito do que tu disse.Nos dos blogs tentamos fazer ações pra tornar esse processo mais transparente.Talvez tenha sido pouco. Mas, mesmo de maneira lenta, o clube tem avançado nesse sentido.

  6. Jorge Says:

    Pode me explicar porque o Zelio Hocsman esta inscrito na chapa renova tricolor e na da-lhe grêmio simultaneamente?? Isto é possível?? Grato…

  7. Anonymous Says:

    É interessante como a dita 3ª via critica muito mais a oposição do que a situação… Dá o que pensar…

  8. André Kruse Says:

    Jorge, é possível sim, infelizmente. Anônimo 2,eu também acho estranho. A 3ª via deveria, no minimo, criticar os dois da mesma forma.

  9. Carlos Says:

    Acho que, e posso estar falando bobagem, q a critica q a terceira via faz é mais pelo fato de que a Renova tricolor quer a bandeira da "oposição", sendo q já foi situação em diversas vezes e fez parte de momentos dessa direção (até onde eu sei). Não tirem isso para crítica pq minha opinião é q todas as "baixarias" eleitorais são deploráveis. Somos todos gremistas e, desunidos, só nos F***…enqto isso, na beira rio, tudo em paz. Isso pra mim é inconcebível.

  10. André Kruse Says:

    Os grupos de oposição NÃO fizeram parte de momentos dessa direção.Acho que a 3ª via se complica ao fazer da critica a oposição sua principal bandeira. Sem falar na ligação dos mentores da 3ª via com grupos da situação.

  11. Carlos Says:

    AK, só uma pergunta, muito mais pra esclarecer pra mim do que pra "acusar"…Existem membros da renova q são do tempo do guerreiro? Inclusive o próprio? José otávio germano, o cara do detran, etc etc? Só pra saber…Como já disse e repito aqui, meu interesse é muito mais em saber o que vão fazer no grêmio (as PROPOSTAS!!!) do q essa brigalhada estúpida. A renovação tem mesmo intenção de profissionalizar tudo no grêmio?Existem áreas no clube q, na gestão do duda estão bem cuidadas, acho q qto a isso não existe contrariedade…E fico preocupado q acabe mudando o q está funcionando, o q seria um erro por puro revanchismo…o torcedor de arquibancada (o "chinelão", como eu) fica preocupado com isso…Abraço!

  12. André Kruse Says:

    Carlos, esses citados por ti não fazem parte da chapa; Existem sim membros da renova tricolor que trabalharam no clube entre 1999-2002. Assim como em outros períodos.A ideia não é de profissionalizar "tudo".Sobre esse medo de revanchismo, um dado que pode te tranquilizar é que a oposição já sondou o Irany Jr. para permanecer no cargo numa futura gestão.

  13. Carlos Says:

    Valeu andré, pelos esclarecimentos…Bom saber que tu não faz parte do "maniqueísmo" reinante em certos blogs, onde os da "outra" chapa não prestam pra nada, e só os da "nossa" são bonitinhos, integros, etc etc…E muito boa a noticia de já terem sondado o Irany Jr. pra seguir o belo trabalho q anda fazendo.Sobre profissionalizar, acho q o meu "tudo" ficou exagerado…mas já ouvi dizer q o cara q manda hoje nas categorias de base não tem a mínima condição de fazer esse trabalho, e a ida do Rodrigo Caetano embora, aquela patacoada do Mauro Galvão só me desesperaram…Muito bom saber…

Leave a Reply

