Brasileirão – Grêmio 4 x 2 São Paulo

O primeiro foi muito brigado, disputado, com muito chutão. O Grêmio era levemente superior ao São Paulo. E conseguiu traduzir essa vantagem para o marcador aos 29, quando Lúcio cobrou escanteio, Paulão e Jonas tentaram, e André Lima, de carrinho, abriu o placar. Aí sim o imortal passou a mandar no jogo. Lúcio descia com velocidade pela esquerda. E dali nasceu o segundo gol. Edilson cobrou falta e André Lima deu um leve toque de cabeça, tirando Rogério Ceni do lance. O São Paulo mal chegava no gol defendido por Victor, e apenas o pênalti inventado (e convertido por Ceni) foi capaz de recolocar o SPFC de volta no jogo.

E o segundo tempo começou com susto, na boa jogada de Marlos, que acabou concluindo sem chances para Victor. Mas naquele momento o empate era injusto, e o Grêmio tratou de demonstrar isso, indo buscar a vitória. Aos 23, após duplo toque de mão na área São Paulina, foi marcado um pênalti para o Grêmio (algo raro). Jonas marcou seu 14º gol no campeonato. E cinco minutos mais tarde, Diego CLEMENTINO aproveitou a falha de Ceni, estabelecendo o 4×2 final.


Interessante a idéia do Renato. Mudou os jogadores, mas não o esquema. Vilson foi volante, jogando a frente dos zagueiros e laterais, e se saiu muito bem. A dobradinha Gilson e Lúcio, pelo lado esquerdo, também deu bastante certo. Adílson é que acabou sendo um pouco sacrificado pelo esquema.

Talvez tenha só eu que tenho visto assim, mas essa proposta de abrir o jogo pelas pontas criou espaço para Douglas jogar pelo meio.

É comovedor ver o esforço e o empenho demonstrados por Paulão. Fez a torcida relevar a falta de um maior refino na parte técnica.


Assim como o Snel, acho que o Douglas fez uma de suas melhores partidas pelo Grêmio. Saiu ovacionado de campo. Méritos para Renato, que apostou em dar total confiança (a braçadeira de capitão) ao atleta.

Fotos: Fabiano do Amaral (Correio do Povo), Lucas Uebel (VIPCOMM), Neco Varella (UOL)

Grêmio 4 x 2 São Paulo

GRÊMIO: Victor, Edilson, Rafael Marques, Paulão e Lucio; Gilson, Adilson (William Magrão, 21’/2ºT), Vilson e Douglas (Maylson, 37’/2ºT); Jonas e André Lima (Diego Clementino, 25’/2ºT).

Técnico: Renato Portaluppi.

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Xandão (Bruno Uvini, 36’/2ºT), Alex Silva e Miranda; Rodrigo Souto, Richarlyson, Casemiro, Marlos e Carleto (Cléber Santana, Intervalo); Lucas e Ricardo Oliveira.

Técnico: Sérgio Baresi.

26ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2010
Data: 29/9/2010, quarta-feira, 22h00min
Estádio: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Público: 25.322 torcedores
Renda: R$ 317.277,50
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Helbert Costa Andrade (MG) e Jair Albano Felix (MG)
Cartões amarelos: Paulão, André Lima, Rafael Marques e Douglas (GRE); Xandão, Casemiro e Cléber Santana (SAO)
Cartões vermelhos: Alex Silva, 33’/2ºT
Gols: André Lima, 29’/1ºT (1-0); André Lima, 39’/1ºT (2-0); Rogério Ceni, 42’/1ºT (2-1); Marlos, 6’/2ºT (2-2); Jonas, 23’/2ºT (3-2); Diego Clementino, 28’/2ºT (4-2);

One Response to “Brasileirão – Grêmio 4 x 2 São Paulo”

  1. Daniel Says:

    Também notei a liberdade que esse esquema deu ao Douglas. Ele tinha opções de jogadas pra onde quer que olhasse: Lúcio e Gilson alternando as subidas, Edilson pela direita, Jonas variando entre a esquerda e a direita e até algumas arrancadas do Vilson pelo meio. Só o Adilson que estava meio deslocado. Com todos à disposição, o ideal é que ele volte para a primeira posição e o Rochemback jogue por ali ao lado do Gabriel. Aí sim teremos duas pontas fortes e equilibradas.

    Outro destaque do Douglas é que ele tem voltado pra marcar e buscar a bola também. E isso não é mudança de postura tática, mas de comprometimento com o time. Louvável evolução desde a chegada do Renato.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: