Odone eleito Presidente

Ontem à noite, aconteceu o primeiro turno da eleição para a presidência do Grêmio (Biênio 2011-2012). 279 conselheiros votaram. O resultado foi o seguinte:

– Paulo Odone: 222 votos (79,56%)
– Airton Ruschel: 54 votos (19,36%)
– Brancos e Nulos: 3 votos (1,08%)

Como somente uma chapa ultrapassou a claúsula de barreira (30% dos votos dos presentes, Artigo 57 , § 2º, “c” do Estatuto), Paulo Odone foi eleito sem a necessidade de uma eleição em segundo turno entre os sócios. Além do presidente Odone, o novo conselho de administração será composto por Alfredo Oliveira, Antônio Vicente Martins, Eduardo Antonini, Francisco Santos, Ricardo Vontobel e Tadeu Viana.

Como já havia adiantado, votei em Paulo Odone. Por diversos motivos, em especial por achar que era o melhor candidato e por considerar que a sua chapa para o Conselho de Administração era a mais capacitada.

Não tenho dúvida que a postulação do Ruschel era válida, uma candidatura de um grande gremista. Mas nunca é demais lembrar que ele, e alguns dos membros da sua chapa, votaram contra a redução da clásula de barreira. E também acho importante ressaltar que a chapa 1 (de Ruschel) não atingiu nem 20% dos votos dos conselheiros.

Eu lamento muito que a eleição do presidente não passe pelo sócios. Quem acompanha o blog sabe da minha posição, de não gostar desse primeiro turno no conselho e de ser contrário a cláusula de barreira, em qualquer percentual.

O presidente deveria ser escolhido diretamente pelo sócio, sempre. O Conselho Deliberativo deveria ser mero avalista das candidaturas a presidência (e de certa forma ja é , uma vez que a inscrição da chapa deve ser assinada por trinta conselheiros, Artigo 57,§ 4°).

Eu vou seguir lutando pela democratização e modernização do Grêmio. E pra terminar, acho de bom tom desejar boa sorte a diretoria eleita. Certamente terão muito trabalho pela frente. Devem (e precisam) contar com o apoio de todos os gremistas.

7 Responses to “Odone eleito Presidente”

  1. Sancho Says:

    André, a eleição passou pelos sócios, que votaram maciçamente na Chapa 1 para o Conselho. Foi ali que Odone se tornou presidente.

    Ontem, houve mera formalidade.

  2. Anonymous Says:

    Só espero q agora exista união em torno do Odone. Não era meu candidato dos sonhos (não curto essa mistura politica x futebol, mas enfim) mas sendo presidente do grêmio eu apóio, sem dúvida. Será cobrado, terá muito trabalho, mas acho q novos ventos estão soprando do lado da Azenha, ainda bem.
    Ficou complicada a vaga pra liber, mas sei lá, vai q rola…

  3. LUIS Says:

    ARENA GREMIO === O GREMIO TERA EM MAOS UMA ” MINA DE R$$$$$$$$$ ” , BASTA SE ORGANIZAR , EM TODAS AS AREAS DO CLUBE 100% . TODOS TRABALHAREM PELO CLUBE ” UNIDOS ” 100% . JOGADORES BEM QUALIFICADOS + torcida se ASSOCIANDO == GRANDES TITULOS pelo MUNDO AFORA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! .

  4. Daniel Says:

    “E também acho importante ressaltar que a chapa 1 (de Ruschel) não atingiu nem 20% dos votos dos conselheiros.”

    Se a cláusula de barreira fosse de 20% desde o início, eles teriam mais membros no conselho e certamente conseguiriam levar a disputa para o segundo turno. Mas como disseste bem, eles mesmos votaram contra.

    Fico feliz pela volta do Odone e espero que ele e o Renato façam uma parceria de sucesso nos próximos anos.

  5. Andre Kruse Says:

    Sancho,

    Os socios votaram em metade do conselho. Ainda, esse ano a eleicao para conselho e presidente foram praticamente juntas. Nem sempre é assim (vide 2007 e 2008)

  6. Sancho Says:

    André, me referia especificamente a este ano.

  7. Caio Maciel Says:

    Andre, como o Vicente Martins foi anunciado como o vice de futebol do Odone. Sugiro que seja feito um levantamento no teu blog sobre o trabalho dele em 2000-2001. Titulos conquistados, jogadores contratados, etc, para termos uma ideia do que nos espera em 2011.

    Parabens pelo blog.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: