Brasileirão – Grêmio 2 x 1 Cruzeiro

O primeiro ponto a ser destacado do confronto de ontem é que foi efetivamente um grande jogo de futebol. Bem jogado, muito disputado, pegado, corrido. O Grêmio foi superior no início, sofreu com o gol tomado, mas teve força para reagir, empatar, virar e segurar os 3 pontos. A vitória tricolor foi merecida, mas um empate (ou até mesmo uma vitória cruzeirense) não seria nenhum absurdo em face do que se viu em campo.

Paulo César de Oliveria, para variar, foi mal. Mas se percebe uma grita exagerada (e/ou pouco coerente) em relação à arbitragem. Na minha avaliação os lances polêmicos são todos discutíveis. Acho que não houve pênalti em Junior Viçosa no primeiro tempo. Já o pênalti em Gilson me pareceu ter sido bem marcado. Jonas parecia um pouco a frente no gol anulado (muito embora a câmera não esclareça tanto) e finalmente Wellington Paulista não estava impedido no momento do cruzamento do Gilberto.

Os lances são de alguma dificuldade, muito embora eu defenda que o juiz está ali para acertar nos fáceis e nos difíceis. Só não consigo entender a postura de alguns jornalistas falando em gol criminosamente ou escandalosamente anulado. É pouco coerente com a manifestação que fizeram (ou o silêncio que mantiveram) sobre as arbitragem de Grêmio 0 x 2 Goiás (com o mesmo P.C.Oliveira), Grêmio 1 x 1 Vasco, Corinthians 0 x 1 Grêmio e Vasco 3 x 3 Grêmio.

Foi interessante o embate ocorrido no lado esquerdo do time do Grêmio. Cuca jogou com Thiago Ribeiro aberto como ponta direita, bloqueando a boa jogada do Grêmio pelo setor e tendo grande vantagem sobre Fábio Santos (que destoou do restante do time). No segundo tempo, com a entrada de Gílson, a dinâmica do duelo se alterou, e foi o Grêmio que passou a dominar este espaço.

Me pareceu válida e acertada a idéia de Renato de escalar Rochemback como primeiro volante. O time ganha em saída e distribuição de jogo.

Júnior Viçosa entrou numa fogueira e foi muito bem. Foi duramente marcado, cansou de receber balão e sempre girava rápido em cima dos defensores.

Douglas mais uma vez jogou muito. A jogada do primeiro gol foi sensacional. Marcado, achou um espaço e deu um baita passe pra Jonas.

Na origem do gol do Cruzeiro nota-se um erro de posicionamento da defesa do Grêmio. No escanteio faltou um jogador posicionado na meia-lua e Léo acabou pegando o rebote sozinho.

Eu fiquei bastante incomodado e um pouco preocupado com a dificuldade de locomoção na arquibancada.

Fotos: Lucas Uebel (Vipcomm), Camila Domingues e Vinicius Roratto (Correio do Povo)

Grêmio 2 x 1 Cruzeiro
Montillo 27´
Juniro Viçosa 48´
Jonas (pênalti) 74´

GRÊMIO: Victor, Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos (Gilson, intervalo); Vilson (Ferdinando, 44’/2T), Fábio Rochemback, Lúcio e Douglas; Jonas (Diego Clementino, 38’/2T) e Júnior Viçosa.
Técnico: Renato Portaluppi

CRUZEIRO: Fábio, Jonathan, Léo, Edcarlos, Pablo (Gilberto, 15’/2T); Fabrício, Marquinhos Paraná (Roger, 41’/2T), Henrique, Montillo; Thiago Ribeiro (Farías, 34’/2T) e Wellington Paulista.

Técnico: Cuca

30ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2010
Data: 17 de outubro de 2010, domingo, 16h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre – RS
Público: 41.435
Renda: R$ 914.890,50
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Cartões amarelos: F.Santos Douglas, Ferdinando; Montillo, M. Paraná, Fabrício, Léo
Gols: Montillo, aos 27, e Júnior Viçosa, aos 48 do 1º tempo; Jonas (pênalti), aos 29 do 2º tempo.

3 Responses to “Brasileirão – Grêmio 2 x 1 Cruzeiro”

  1. Eduardo Says:

    PC Oliveira poupou amarelos pro Cruzeiro. Deu um peitaço em jogador do Gremio no primeiro tempo e pra mim pareceu ser penalti no Viçosa (estava atras daquela goleira, mas gostaria de rever o lance).

  2. Anonymous Says:

    Sabe o que é engraçado? É ver um bando de comentaristas (estou generalizando, e não especificando) comentando erros de arbitragem, em lances dificilimos, quando estes não conseguem acertar o nome de mais de 3 jogadores em campo. Erram toda hora os nomes dos jogadores! Já vi até errarem o nome do TIME que fez o gol!!!! (Ex. Gooool do Vitória! Adilson!!! – Gol do Grêmio). Estudem um pouco mais antes de fazerem feio nas narrações! Depois não tem moral alguma para comentar erros de outros profissionais!

  3. DJ Aldebaran Says:

    Eu ainda prefiro o Rocambole na segunda posição, já que ele sobe com qualidade, e o Vilsão Pancadaria na primeira função.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: