Simon no Grenal

Toda essa questão envolvendo da escolha do Simon no Grenal é muito estranha. Por muito tempo pairou no ar um boato que Carlos Simon seria o juiz do clássico 383 como forma de “homenagem” a sua carreira que se encerrará no final do ano. Uma nova premiação por um novo adeus, uma vez que mesmo Simon, após perder o sorteio da final do Gauchão, foi homenageado pela FGF no Beira-Rio e ali anunciou sua despedida dos gramados após a copa do mundo.

Tudo ficou mais estranho depois que a imprensa, no início da semana, cravava antes mesmo do sorteio que Simon seria o juiz do confronto de domingo. Tal fato, infelizmente, foi confirmado. Aí passou a se ver uma defesa incondicional e patética do nome de Simon por parte da imprensa, o que talvez se explique por clubismo, por corporativismo e até por um futuro “coleguismo”. Fosse só por bairrismo a imprensa local deveria também ter feito lobby por Vuaden e Márcio Chagas, o que não aconteceu.

Assim, a questão do juiz gáucho x juiz de fora é um falso dilema. Da mesma maneira, não passa de um sofisma a forma como o retrospecto do Simon é citado para comprovar sua suposta isenção. Ainda, é risível essa história contada por Novelletto, de se dizer surpreendido com a escalação dele.

Igualmente estranho é ver a torcida de um clube defendendo tanto um juiz de futebol. Não que todos os colorados tenham gostado da escolha do Simon, mas a maioria tenta contemporizar a questão, o que dá praticamente no mesmo.

A opção por Simon é uma afronta a quem gosta de futebol e principalmente ao Grêmio e sua torcida. Explico:

1) Levando em conta somente a questão de estilo de arbitragem, o nome de Simon, a priori, é ruim para o Grêmio (que é quem efetivamente precisa vencer o jogo). Simon é acomodador, trunca o jogo, administra cartões, marca qualquer faltinha no meio de campo enquanto não considerada nenhum contato faltoso perto ou dentro da área. O jogo tende ao 0x0.

2) Simon conta com uma série de erros grosseiros ao longo da sua carreira. Não só erros de interpretação e de visualização do lance, mas erros de desconhecimento da regra: Impedimento em lateral, recuo para o goleiro, tempo a menor na prorrogação, etc.

3) Simon não possui mais nenhum isenção e condição para apitar um jogo do Grêmio. Não vou entrar aqui na questão de qual é o clube que ele e sua família torcem, mas é óbvio que Simon tem uma péssima relação com o Grêmio e a sua torcida. Exemplos claros disso são a ofensa que ele dirigiu ao Danrlei e o processo que ele moveu contra um autor de um livro sobre a história do Grêmio.

Mas o pior de tudo é que essa escolha de Simon gerou uma polêmica desnecessária. A arbitragem virou o foco do Grenal do próximo domingo, quando as atenções deveriam estar voltadas para os jogadores, treinadores, torcidas e até mesmo dirigentes, mas nunca para o juiz.

Agora resta torcer para que Simon não erre. Ou para que não erre muito. Ou para que, pela primeira vez em sua carreira, erre contra o Internacional.

Advertisements

11 Responses to “Simon no Grenal”

  1. Alexandre Perin Says:

    No Gre-Nal de 1997 ele errou contra o Grêmio ao sair gol gerado em impedimento?

  2. Alexandre Perin Says:

    E só para não deixar passar. Simon é prenúncio de porcaria neste jogo. Vai ser mais uma má arbitragem de um juiz fraco e acomodador.

  3. Renato Says:

    Marcio Rezende de Freitas apitou Corinthians x Inter em 2005 como uma espécie de homenagem, pois era seu último ano como árbitro. Na época, essa “homenagem” foi duramente criticada pela torcida colorada e pela imprensa. E agora pode fazer homenagem? Muito estranho.

  4. Renato Says:

    Outra coisa que muita gente não entendeu: tão importante quanto a incompatibilidade Grêmio-Simon é a compatibilidade Inter-Simon. Perguntem pra torcedores do XV de Campo Bom, do Glória de Vacaria e e do Pelotas o que eles acham do Simon apitando jogos contra o Inter.

  5. luís felipe Says:

    e o que será que os torcedores do Novo Hamburgo acham do Simon apitando jogos contra o Grêmio?

  6. Renato Says:

    Eis que se comprova a teoria: colorados defendendo o Simon. É muita paixão.

  7. Anonymous Says:

    Hahaham, que comédia esses gremistas chorões!! O jogo contra o Cruzeiro semana passada teve um erro grotesco do bandeira. GROTESCO. Tomara que o Simon meta a mão pro Inter mesmo

  8. Marcelo Says:

    Por que esses colorados vem aqui num blog do Grêmio emitir opinião?
    É muito recalque. Vão cuidar do time de vocês.
    E já me conformei que o Simon jamais será vetado para um jogo do Grêmio. A esperança era a aposentadoria, mas já temos 100 dias de mentira.

  9. Diogo Says:

    Aposenta, Simon!

  10. Anonymous Says:

    Até hoje não me consolo com os erros ABSURDOS que Simon cometeu no jogo Glória x Internacional em 2004, roubando a suada e merecida vaga de um time humilde do interior na final do campeonato gaúcho. O Glória deu um banho de bola e foi DESCARADAMENTE roubado. Naquele momento Simon representou tudo o que o mundo do futebol nos traz de pior. Lamentável.

  11. Anonymous Says:

    Simon avacalhou com a história do futebol gaúcho e nacional. Meu Deus, será que ninguém vê que esse sujeito tem alguma “escora” pra continuar arbitrando em copas????

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: