Brasileirão – Grêmio 2 x 2 Internacional

O primeiro tempo começou com um leve domínio colorado, que trocava passes na intermediária. Contudo, mesmo cedendo alguns escanteios, o Grêmio não via sua meta ameaçada. Logo o tricolor emparelhou o jogo e não demorou muito para passar a mandar na partida. O jogo gremista fluía pelas laterais. De lá saiam as melhores jogadas. Aos 36, Douglas cobrou falta na área e André Lima completou completou de cabeça, abrindo o placar. O gol consolidou o time do Grêmio no campo, e as chances foram se acumulando, e o segundo gol poderia ter vindo ainda no primeiro tempo.
Mas onde o Grêmio efetivamente deixou de matar o jogo foi no início da segunda etapa, quando teve 4 grandes oportunidades em pouco mais de 10 minutos. Aos 20 do segundo tempo aconteceu o lance que alterou a dinâmica do jogo. Rochemback pôs a mão numa bola que ia entrando, fazendo o pênalti e sendo expulso. Alecsandro converteu a cobrança (Victor quase pegou) e o Grêmio pela primeira vez teve dificuldades defensivas em função da desvantagem numérica. Até então, o time não dava bote precipitado e não permitia que o Inter dobrasse em cima da marcação. Mas o Grêmio conseguiu o desempate numa grande jogada de Fábio Santos, aos 24 do segundo tempo e passou a fazer o que era possível para segurar a vantagem. Talvez tenha deixado de truncar um pouco o jogo, quebrando o ritmo até mesmo com faltas. E aos 38, D’alessandro teve espaço e empatou o jogo num chute da entrada da área.
Bons e maus filmes já foram feitos com esse mesmo roteiro. Um veterano quer deixar a vida bandida para trás, mas algo o impede. Talvez um velho comparsa pedindo um último favor. No seu último Grenal, Simon não perdeu a chance de aprontar. Inverteu faltas, errou nos critérios, administrou os cartões, apitou para si e, como não poderia deixar de ser, prejudicou o Grêmio. Aos 29 minutos do primeiro tempo, poderia escolher uma das duas faltas para marcar o pênalti. No empurrão de Bolívar em Lúcio ou no choque de Renan em Jonas. Obviamente acabou ignorando as infrações e nada marcou. Foi elogiado pelo presidente do Inter, o que é sintomático.
Fábio Santos foi eleito por muitos o melhor em campo, e de fato o camisa 6 fez grande partida. Méritos pra ele que não se abalou com as críticas (sejam as justas ou as injustas). Méritos para Renato que seguiu apostando nele. E um bom cala-boca para alguns corneteiros que insistem em vaiar atleta do Grêmio em pleno Olímpico.
André Lima foi outro de excelente atuação. Gol, assistência, muita briga, catimba.
Nunca vi um jogador ter seu futebol tão bem compreendido por uma torcida como o zagueiro Paulão no Grêmio.
Um empate em clássico cabe muito bem nos planos dos times que postulam o G4 (ou G3). O problema da campanha gremista passa antes por outros insucessos. O 2×2 de ontem acaba tendo gosto amargo em função das chances criadas pelo Grêmio e pela maneira pela qual o time dominou a maior parte da partida.

Fotos: Fabiano do Amaral (Correio do Povo) e Lucas Uebel (Vipcomm)

Grêmio 2 x 2 Internacional
André Lima 36′
Alecsandro (pênalti) 65′
Fábio Santos 69′
D’alessandro 83′

GRÊMIO: Victor, Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Vilson, Fábio Rochemback, Lúcio e Douglas (Gilson, 42’/2ºT); Jonas (Diego Clementino, 35’/2ºT) e André Lima (Adilson, 25’/2ºT).

Técnico: Renato Portaluppi


INTERNACIONAL: Renan, Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias (Leandro Damião, 45’/2ºT), Guiñazu, Glaydson (Rafael Sobis, intervalo) e D’Alessandro; Giuliano (Andrezinho, 32’/2ºT) e Alecsandro.

Técnico: Celso Roth.


31 Rodada – Campeonato Brasileiro 2010
Data: 24/10/2010, domingo, 18h30min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre – RS
Público: 45.234 (41.661 Pagantes)
Renda: R$ 945.528,00
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS).
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Roberto Braatz (PR).
Cartões amarelos: Adilson (GRE); Guiñazu (INT).
Cartões vermelhos: Fábio Rochemback (GRE, 19’/2ºT).
Gols: André Lima, 36’/1ºT ; Alecsandro, 20’/2ºT (pênalti), Fábio Santos, 24’/2ºT, D’Alessandro, 38’/2º.

7 Responses to “Brasileirão – Grêmio 2 x 2 Internacional”

  1. Marcelo Says:

    Já vai tarde Simon.
    Única coisa boa deste jogo foi saber que esse macaco não apita mais.

  2. Daniel Says:

    Saiu barato pra eles, mas mostramos mais uma vez a força do Grêmio de Portaluppi. Paulão é foda e até o Fábio Santos jogou muito. Quando o Mário “Loco” Fernandes voltar, esse time vai ser uma máquina.

  3. Marcelo Says:

    Wianey na ZH hoje: “Carlos Simon dirigiu o Gre-nal dando um show de competência. Qualquer outro árbitro teria distribuído meia dúzia de cartões amarelos”
    É MUITA CARA DE PAU!

  4. Vicente Fonseca Says:

    Nada mais lamentável que a imprensa comemorar boa arbitragem. Aliás, há sim: comemorar acerto em marcação de pênalti.

    Grêmio tá muito bem. É só não se abater com o gol sofrido no fim. Ontem, fez nova partida muito boa. Tudo no caminho muito certo.

  5. Anonymous Says:

    Os erros de ontem são os mesmos de outros jogos. Gremio pouco faz o goleiro adversário trabalhar pois conclui demasiadamente pra fora do gol. Não quero consagrar goleiro adversário obvio, mas quero que o Gremio acerte a goleira mais vezes. Seja em faltas, seja em arremates do Douglas, Jonas…
    Me irrira demais esses lances, bem como cruzamentos pra ninguem dentro da área ou em cima da zaga.
    As defesas mais complicadas sempre sao as do Victor em qualquer jogo nosso.
    Inter finalizou com muito mais competencia que a gente e deu no que deu.

  6. heraldo Says:

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  7. André Kruse Says:

    Marcelo,

    O próprio Wianey escreve na coluna sobre o lance do pênalti no primeiro tempo. Essa manchete contradiz o texto dele.

    Vicente,

    O Simon segue duvidando da inteligência alheia. E convenhamos que vem se dando bem com essa tática.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: