Grêmio com chuteiras da Mizuno em 1995

Um dado que me chama a atenção nessa foto* de Palmeiras 5 x 1 Grêmio (na Libertadores de 1995) é que todos os atletas gremistas estão calçando chuteiras da Mizuno. Bastante contrastante com o que se vê nos pés dos jogadores de hoje, onde já não é mais raro o uso de chuteiras personalizadas (até mesmo por jovens promessas).

Mas essa aparente uniformização das chuteiras do time de 95 não se explica somente pelo menor número de opções da época. Uma reportagem da revista Placar, de novembro daquele ano, fez um perfil de Mitiko Ogura, presidente da Mizuno no Brasil e explicou o modo de atuação da marca japonesa no futebol nacional.

O relação com time gremista de então se explica pelo fato de Mitiko ser sogra do Carlos Miguel. Abaixo alguns trechos desta matéria.

*A foto de Palmeiras 5 x 1 Grêmio foi retirada de uma galeria de fotos do Terra entitulada “Veja as camisas mais esquisitas do futebol brasileiro“. Bom, não vou entrar na questão do “mais esquisitas”, pois fica na questão da subjetividade.

O problema é a legenda da foto que diz “Em 1995, o Grêmio, que costuma ter camisas listradas com as cores azul, preta e branca, fugiu da tradição e criou uma camisa inteiramente azul clara“. Afirmar que o Grêmio fugiu da tradição é um ato de tremenda ignorância da história do clube.

Advertisements

One Response to “Grêmio com chuteiras da Mizuno em 1995”

  1. Diogo Says:

    Lembro-me dessa reportagem. Nessa época eu assinava a Placar.

    Colocar a camisa celeste do Grêmio junto com as camisas toscas de Brasiliense, Flamengo e Palmeiras (essas sim, esquisitas) é uma falha imperdoável do Terra. A camisa é tradicional e precisa voltar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: