Libertadores – Grêmio 3×1 Liverpool

No primeiro jogo no Olímpico pela Libertadores 2011, o Grêmio aparentou mais nervosismo e ansiedade do que na estréia propriamente dita. Precipitações nos passes, alguma hesitação na marcação e bastante bate boca entre os jogadores após cada susto levado. Por sua vez, o Liverpool jogava de maneira bastante consciente e fazia uma exibição superior a que fez em Montevidéu. A partida no primeio tempo foi bastante interessante, com disputas, troca no comando das inciativas e chances criadas. Os uruguaios ameaçaram na bola parada, enquanto o tricolor chegou perto em um gol inacreditavelmente perdido por André Lima, aos 15, e na grande jogada feita por Douglas, aos 18 minutos.
Mas o placar só foi aberto aos 35 minutos de jogo. Figueredo, que recém havia entrado na partida, deu bom passe para Alfaro, que concluiu forte, no alto, matando Victor. A resposta do Grêmio foi rápida. Aos 38, Rockembach cobrou e André Lima desviou de cabeça, marcando o 1×1.
Depois de todas essa dificuldades, o Grêmio melhorou no segundo tempo, passando a efetivamente mandar no jogo. Aos 7, Viçosa fez boa jogada que terminou com no chute de pé direito de V.Pacheco. Três minutos depois, Acosta entrou maldosamente em André Lima e ganhou o vermelho direto (acho que o lance poderia ser de cartão amarelo). A perda de um jogador fez com que a queda do Liverpool se acentuasse e logo o Grêmio virou o jogo. Aos 12, Rockembach partiu arrancou do meio campo, sofreu a falta na entrada da área, mas Vinicius Pacheco seguiu em vantagem e tirou do goleiro Matias Fidel Castro. O jogo passou a se desenrolar no campo de ataque do Grêmio. Douglas teve pouca sorte nas boas cabeçadas que desferiu, mas aos 29, Vinicius Pacheco apanhou sozinho o rebote do escanteio, trouxe a a bola para o pé esquerdo e chutou da frente da área, estabelecendo o 3×1 final.

Assim como em 2007, faltou luz no Olímpico antes do primeiro jogo em casa pela Libertadores. Bom presságio?
Interessante a mexida feita por Renato ainda no primeiro tempo. Adílson não fazia má partida, mas faltava um jogador para fazer tabela com Gabriel pelo lado direito. Vinicius Pacheco entrou bem, equilibrou o time e ainda por cima marcou dois gols.
No primeiro tempo, se via muitos espaços entre os setores do time do Grêmio, especialmente entre os volantes e os meias (que custavam a voltar para marcar)
De contrato renovado, Rochemback mais uma vez jogou muita bola. Se afirma como o líder do time nesse 2011.
O lado esquerdo funcionou melhor com Bruno Collaço (que sempre tenta o cruzamento) se somando a Lúcio.
Gostei bastante da atuação do Viçosa. Ainda que faça jogadas um pouco enroladas, ele sempre briga bastante, além de ter um drible curto e boa capacidade de girar em cima da zaga adversária.
Impressionante como bate bem na bola o camisa 11 Franco. Levou perigo em todas as bolas paradas.
Muito consciente a entrevista do Renato depois do jogo. É sempre bom ressaltar que, na prática, não existe jogo jogado (Corinthians que o diga). Ainda assim, já na coletiva a imprensa voltou a repetir a cantilena de 2009, de que o grupo do que Grêmio é o “mais fácil”.
É muito legal ouvir Eric Clapton no Olímpico. Contudo, é preciso adequar o uso do sistema de som do Olímpico, que está quase abafando o som da torcida na entrada do time e no final do jogo.
Fotos: Pedro Revillion (Correio do Povo), Grêmio1983 e Neco Varella (UOL)

Grêmio 3×1 Liverpool
Alfaro 35´
André Lima 38´
Vinícius Pacheco 57´
Vinícius Pacheco 74´

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques, Bruno Collaço; Adilson (Vinícius Pacheco, 37min/1º), Rochemback, Lúcio, Douglas; Júnior Viçosa (Lins, 43min/2º) e André Lima (Clementino, 40min/2º)


LIVERPOOL-URU: Matías Castro, Souza Mota, Juan Alvez, Bonjour, Hugo Souza; Maurício Felipe (Blanes, 25min/2º), Carlos Macchi, Acosta, Montero (Figueredo, 34min/1º); Alfaro e Franco

Técnico: Eduardo Favaro


1ª Fase – Jogo de volta – Libertadores 2011

Data: 2 de Fevereiro de 2011, quarta-feira, 22h00min

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS

Público: 34.681 (31.426 pagantes).

Renda: R$ 857.750,00

Cartões amarelos: Juan Alvez, Bojour (L), Júnior Viçosa (G).

Cartão Vermelho: Acosta aos 10 minutos do segundo tempo

Árbitr0: Sergio Pezzotta-ARG

Auxiliares : Alejo Castany e Gustavo Esquivel

Gols : Alfaro , aos 35 minutos e André Lima, aos 38 do primeiro tempo. Vinícius Pacheco, aos 12 e 29 minutos do segundo tempo.

5 Responses to “Libertadores – Grêmio 3×1 Liverpool”

  1. Eduardo Says:

    Franco podia ganhar esse Gauchão pra gente…
    Liverpool toca muito bem a bola. Eles ficam em 3 ou 4 jogadores agrupados e trocam passes.
    Achei legal nossa torcida aplaudir os caras no fim do jogo.

    O time do Gremio preocupou, mas as contratações vai ajustar melhor as coisas. Lucio e Collaço se entenderam bem. VP7 decisivo.

    E como é massa Libertadores, tá louco.

  2. Zezinho Says:

    Concordo em tudo, André.

    Só uma correção: a falta que originou a expulsão foi no Douglas, não no André Lima.

    Pelo arbitragem do jogo, também achei que ele daria somente amarelo

  3. André Kruse Says:

    Eduardo, eu também achei bem legal e aplaudi também, esqueci de mencionar no post.

    Zezinho, foi no André Lima mesmo. Olha partir do dos 07:34 http://www.youtube.com/watch?v=BxVCSQkIxtg&feature=related

  4. Carlos Says:

    Olha, tem q melhorar MUITO pra não fazer vexame. O time uruguaio, tirando o ataque, era fraco demais, e mesmo assim quase complicamos o jogo. Saí do olimpico pra lá de preocupado. Tem gente q não tem a minima condição nem de passar na frente do olimpico.
    Não dá pra se enganar.

  5. heraldo Says:

    muimo a pau!
    Mazembe não é aqui!
    muimo a pau!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: