Adversário – Oriente Petrolero

O Oriente Petrolero chega na Libertadores credenciado pelo título do “torneo Clausura 2010” (disputado no segundo semestre), o quinto campeonato boliviano conquistado pelo clube fundado em 1955 por funcionários de estatal petrolífera da Bolívia.

No vigente campeonato nacional (Adecuación 2011) o “Albiverde” ganhou todos os cinco jogos que disputou até aqui (6×0 no La Paz, 3×0 no Real Potosi, 3×2 no The Strongest, 2×0 no Blooming e 2×1 no San José) O meia Mauricio Saucedo fez 5 dos 16 gols marcados pelo time na competição.

O site BoliviaGol traz alguns dados interessantes sobre o histórico do Oriente Petrolero na Libertadores:


“Oriente participó diecisiete veces en la Libertadores y ha jugado un total de ciento cuatro encuentros: debemos anotar que en veinticuatro de ellos tuvo como adversarios a otros equipos de nuestro país.

En casa ante extranjeros, jugó 40 partidos como local ante rivales extranjeros: Ganó 13, empató 10 y perdió 15. Anotó 54 goles y recibió 60. Oriente consiguió el 45 por ciento de los puntos actuando en el Tahuichi Aguilera.

Como visitante, sólo tiene un rendimiento del 14 por ciento en campos ajenos: Jugó 40 partidos en el exterior, ganó 2, empató 7 y perdió 31. Anotó 29 goles y recibió 105.”

A melhor participação da equipe de Santa Cruz de la Sierra foi em 1988, quando foi eliminada pelo América de Cali nas quartas de final.

Grêmio e Oriente Petrolero se enfrentaram em duas ocasiões, na fase de grupos da Libertadores de 2002. Vitórias gremistas por 4×2 no estádio Ramón Tahuichi Aguilera e 3×2 no Olímpico. O lateral direito Miguel Hoyos é o unico jogador do plantel atual que participou daqueles confrontos.


Avaliação do Guia da Libertadores do Globo Esporte:

Olho neles: conhecido dos brasileiros, o atacante Arce, que passou pelo Corinthians, é da seleção boliviana e perigoso pela velocidade e presença de área. O goleiro Hugo Suárez é esperança da torcida para fechar o gol.

Time-base (4-4-2): Hugo Suárez; Miguel Hoyos, Alejandro Schiapparelli, Gustavo Caamaño e Luis Gutiérrez; Joselito Vaca, Fernando Saucedo, Diego Terrazas e Jhasmani Campos; Mauricio Saucedo e Alcides Peña (Arce).
Treinador: Ariel Cuffaro Russo

Opinião: “É o atual campeão boliviano. Começou a temporada muito forte, com vitórias nas três primeiras rodadas do campeonato nacional. Até o fim do ano passado era dirigido por Gustavo Domingo Quinteros, hoje treinador da seleção boliviana. Agora, quem está no comando é o argentino Ariel Cuffano Russo. O novo técnico manteve o esquema de 2010 e ganhou três reforços, entre eles o do atacante Juan Carlos Arce, ex-Corinthians. Os três setores da equipe são fortes, com destaque para o meio-campo, com jogadores habilidosos. Pelo menos oito jogadores são da seleção boliviana.”

Ramiro Silles, editor do “La Razón”.


Avaliação do Guia da Libertadores do Trivela:


“A equipe manteve a base do ano passado, com a contratação de poucas peças. A mais importante o técnico Ariel Cuffaro Russo, ambos argentinos e com passagens pelo Rosario Central. O jovem atacante Alcides Peña é uma das principais armas ofensivas do time, que também conta com os meias Joselito Vaca e Jhasmani Campos, nomes importantes da seleção boliviana. O último inclusive chegou a atuar nas divisões de base do Grêmio.

Entre os reforços trazidos para as quatro linhas, destacam-se o meio-campista argentino Marcelo Aguirre, que atuou no clube entre 2007 e 2010, e o goleiro uruguaio Michael Etulain, que possui nacionalidade mexicana. Na defesa, o principal jogador é Luis Gutiérrez, capitão do time e titular absoluto da seleção boliviana, que forma dupla com o argentino Alejandro Schiapparelli. O volante paraguaio Francisco Arguello, machucado, é o principal desfalque para o início do ano.”


Avaliação publica na Zero Hora


One Response to “Adversário – Oriente Petrolero”

  1. martina Says:

    Este comentário foi removido pelo autor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: