Arbitragens na imprensa II

Esse tema envolvendo erros de arbitragem e a repercussão deles na mídia é um assunto que muito me interessa. Depois dos primeiros jogos da fase de grupos da Libertadores eu decidi repetir um “levantamento” que fiz no ano passado, sobre a forma como a imprensa trata da questão da arbitragem nos jogos do Grêmio e do Inter.

Foram analisados dois lances em que praticamente há um consenso que a arbitragem favoreceu a dupla grenal. O primeiro foi o pênalti marcado para o Grêmio no jogo contra o Oriente Petrolero. O outro, foi o impedimento não marcado no segundo gol colorado na vitória contra o Emelec.

Foram analisados 10 veículos, entre jornais, telejornais e portais de internet.
– Somente 2 deles falaram da posição irregular de Cavenaghi no gol do Inter.
– Todos falaram sobre o lance do pênalti para o Grêmio, sendo que apenas dois deles descreveram o lance como “confuso” ou “polêmico”, tendo os demais registrado o equívoco da arbitragem.

Segue abaixo o levantamento:

Zero Hora

Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero 18 de Fevereiro – “E, aos 43, Gabriel entrou na área pela direita e tentou dar um balãozinho em Caamaño. A bola bateu no dente do boliviano, mas o árbitro achou que foi na mão e assinalou pênalti.”
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro -“E ele chegou aos 43. Zé Roberto cobrou falta para dentro da área, Cavenaghi escorou de cabeça e, na ponte aérea, Bolatti também de cabeça escorou para o gol”

————————————————————————————————————

Correio do Povo

Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero 18 de Fevereiro – “Aos 41, veio a penalidade para o Grêmio. Imprudente, Terrazas mergulhou em direção à bola que pegou no seu rosto, mas o árbitro Líber Prudente marcou penalidade
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro – “Em seguida, aos 42, Zé Roberto cobrou falta para a área, Sorondo desviou de cabeça e Cavenaghi também. Na área, Bolatti apareceu de surpresa e mandou para as redes de cabeça.”————————————————————————————————————

O Sul
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero18 de Fevereiro – “O placar foi aberto graças a um lance polêmico aos 43. Após cruzamento de Gabriel, Terrazas se projetou contra a pelota para afastá-la da área. O árbitro entendeu que a bola bateu no braço do jogador, marcando pênalti.
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro – “Só que Bolatti estava lá para resolver a questão. Numa falta lateral cobrada por Zé Roberto, Sorondo desviou, Cavenaghi tocou para a pequena área e volante testou para as redes: 2 a 0
————————————————————————————————————

Jornal do Comércio
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero 18 de Fevereiro“Aos 40 minutos, Gabriel avançou e Terrazas conseguiu cortar de cabeça, mas Líber Prudente correu para marca do pênalti, alegando toque de mão do zagueiro boliviano. “
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro“O volante argentino – que também havia marcado no Equador, no empate diante do Emelec e pedido para que os torcedores não se acostumassem com os gols – já era o artilheiro da equipe na competição, quando Zé Roberto tomou distância para uma cobrança de falta da intermediária. A bola colocada na segunda trave encontrou Cavenaghi. O atacante escorou para a entrada da pequena área. Bolatti apareceu por trás da zaga, cabeceou paras as redes, anotou seu terceiro gol no torneio e ampliou a vantagem colorada para 2 a 0, aos 43 minutos do primeiro tempo.”
————————————————————————————————————

Bom Dia Rio Grande

————————————————————————————————————

Globo Esporte
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero18 de Fevereiro – “No fim do primeiro tempo, quando o 0 a 0 parecia irreversível até o intervalo, o árbitro uruguaio Líber Prudente equivocou-se. Todo atrapalhado, o meio-campista Terrazas tentou bloquear um drible quase sobrenatural de Gabriel. E o boliviano achou melhor cortar a bola com a boca. Dentro da área, o juiz viu mão. Pênalti inexistente, bem cobrado por Douglas, aos 43: 1 a 0. “
Inter 4 x 0 Jaguares 24 de Fevereiro – “O encanto da torcida com o volante não minguou entre os 19 e os 43 minutos do primeiro tempo. E aí explodiu de vez. Zé Roberto cruzou, Sorondo desviou, Bolatti marcou. “
————————————————————————————————————

UOL
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero18 de Fevereiro – “Aos 41 do primeiro tempo, quando a partida parecia definida com placar em branco, brilhou a estrela de Gabriel. O lateral-direito deu lindo drible em seu marcador e tentou cruzamento. A bola tocou no rosto de Terrazas, mas o árbitro assinalou pênalti entendendo que havia sido no braço.”
Inter 4 x 0 Jaguares 24 de Fevereiro – “Quando o enredo parecia se complicar, Bolatti surgiu de novo. Mais uma vez com a bola parada. O gringo aparou uma bola do alto, depois do desvio de Sorondo e Cavenaghi. Tudo começou com a cobrança de uma falta, ao lado da grande área. Agora, a pressão estava arrefecida de vez.”
————————————————————————————————————

Terra
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero18 de Fevereiro – ” Três minutos antes, o lateral Gabriel entrou na área pela direita, tentou dar o drible e a bola bateu no rosto do zagueiro. O juiz uruguaio Líber Prudente viu mão e assinalou a penalidade, gerando muita reclamação dos bolivianos”
Inter 4 x 0 Jaguares 24 de Fevereiro – “Aos 43min, Zé Roberto levantou na área, Sorondo desviou e Cavenaghi – em posição irregular – escorou para o meio, onde o volante argentino apareceu livre para cabecear para o fundo do gol.”
————————————————————————————————————

iG
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero18 de Fevereiro – “Aos 41, Terrezas foi todo desajeitado, com os braços abertos, marcar Gabriel. A bola bateu no rosto do boliviano, mas o árbitro Líber Prudente marcou pênalti. Douglas bateu e abriu o placar antes do intervalo.
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro“Quando o primeiro tempo se encaminhava para o fim com o 1 a 0 sendo um grande resultado, o Inter ainda marcou de novo. Zé Roberto lançou para a área, Cavenaghi escorou de cabeça, e Bolatti cabeceou para fazer 2 a 0”
————————————————————————————————————

FinalSports
Grêmio 3 x 0 Oriente Petrolero18 de Fevereiro – “Aos 41 min, Gabriel fez jogada pelo lado direito e em um lance confuso, o árbitro uruguaio marcou toque de mão de Diego Terrazas, pênalti para o Grêmio.”
Inter 4 x 0 Jaguares24 de Fevereiro – “Aos 43min, falta na intermediária. Em cobrança ensaiada, Zé Roberto colocou na área, Sorondo deu um toque até Cavenaghi que em posição ilegal escorou para o meio da área onde estava seu conterrâneo Bolatti. O gringo cabeceou reto para dentro do gol e ampliou para o alvirrubro”
————————————————————————————————————

Advertisements

5 Responses to “Arbitragens na imprensa II”

  1. Sancho Says:

    Melhor descrição do lance do pênalti foi do iG; ainda assim perde para o relato do Impedimento:

    O final do primeiro tempo caminhava para um inóspito placar zerado, até que Gabriel fez um ziriguidum na lateral e cruzou. Um boliviano atirou-se como um míssel com o braço esticado como se fosse buscar a Lois Lane atrás das placas de publicidade. A bola lhe atingiu as fuças, mas o juiz apontou a cal, e o penal foi convertido.

  2. Anonymous Says:

    Acabei de ouvir o Luiz Carlos Recche em seu programa matinal na Guaíba falar que o lance do penalti pro Gremi foi polemico.Até quando iremos aguentar a imprensa dizendo que o Gremio sempre é beneficiado pela arbitragem e o Inter prejudicado??Abraços Leonardo Leal de Lima

  3. André Kruse Says:

    Em 2007 o Reche reclamou que o Gaciba permitiu a cobrança de falta do Veranopolis (gol que tirou o Inter do Gauchao) quando já passavam 10 segundo além do tempo de acrescimo.

    Ontem ele disse que pelo formato da coletiva ele não pode “retrucar” o que o Renato disse

  4. Alfredo Says:

    São pagos para serem formadores de opinião isentos.
    Têm influência em pressão da torcida sobre árbitro, time…

  5. carlyle goulart Says:

    Eu tenho batido nesta tecla há anos, o inter, o corinthias e o flamengo são os times mais beneficiados pela arbitragem(vide carlos simon) já falei mas a máfia é grande, a rbs é uma vergonha(vide maurício saraiva,débora(leitão),aquela gordinha da TV COM, esse são os piores.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: