A odiosa generalização

Esse post deveria começar com um nariz de cera obrigatório repudiando toda e qualquer forma de discriminação.

Eu não quero discutir o direto de alguém se sentir ofendido com algum termo. Também não abordar a questão da coerência do mascote e da estranha tabela de valores entre racismo e homofobia (assunto muito bem abordado pelo Grêmio Libertador).

O estranho é que nessa questão do Zé Roberto foi possível ver claramente que a polêmica foi “plantada” por um grupo bem identificado de colorados (majoritariamente branco, que quer introduzir uma vaca como mascote). A imprensa gostou de ser pautada e o circo estava armado. A lamentável “denúncia” do vice de futebol do Inter é só o ápice dessa movimentação.

E não se enganem, não existem motivos nobres por trás disso. Não há o desejo de uma melhor convivência, de discutir a fundo a possível inadequação de alguns termos ou mesmo a busca por justiça. O único propósito é o de demonizar o Grêmio.

A tática vai muito além da habitual mania de projetar defeitos no rival. Chamar toda uma torcida de racista e de nazista extrapola qualquer limite do aceitável. Aliás, parece não haver limite para quem tenta incessantemente associar o Grêmio a tudo de ruim que existe no mundo.

E não se trata da postura isolada de um dirigente, e sim de um grupo influente de conselheiros, sócios, torcedores e jornalistas que crêem deter o monopólio sobre o direito de proferir impropérios, e não tem nenhuma parcimônia em fazer uma acusação leviana, vazia, difamando todo o clube e sua torcida. E fazem isso com uma tranquilidade aterradora, jogando irresponsavelmente a denúncia ao vento e só esperando para tachar de racista qualquer um que se atreva a questionar tal conduta.

A intenção dessa prática não é a de identificar e punir quem eventualmente cometeu um crime, e sim a de atingir o clube (e não vai faltar jornalista para apoiar essa injustiça), lhe atribuindo uma pecha e uma fama injustas, visando somente propagar o ódio.

Advertisements

14 Responses to “A odiosa generalização”

  1. Anonymous Says:

    E CADE A DIREÇÃO DO GRÊMIO NESSAS HORAS PARA DEFENDER O CLUBE DESSES ALIENADOS.

  2. martina Says:

    é, eu também me pergunto isso. a direção deveria agir. mas não pra defender, e sim pra acusar de injúria e difamação quem faz esse tipo de generalização leviana.

    generalizando e acusando 40mil torcedores de racismo se presta um total des-serviço ao combate do mesmo, isso me parece óbvio.

    mas a hipocrisia reina.

  3. mvfm Says:

    André, com o perdão da repetição, acho que a solução está nas nossas mãos.
    Alguns podem dizer “mas o que eu, uma pessoa comum, posso fazer a este respeito?”. Simples: os ditos “jornalistas” só fazem o que fazem porque assim ganham audiência, é criando polêmica que se vende jornal, é criando polêmica que se ganha seguidores no Twitter ou leitores no blog.
    Pois temos isso sob controle, somos nós que clicamos nos links, que pagamos as assinaturas dos ditos jornais.
    Temos a liberdade de não comprarmos mais essas estórias, simplesmente não comprando os tais jornais ou frequentando os sites.
    Se as estórias deles só tem um lado, vamos deixar esse lado falando sozinho. Temos quase 70 % da torcida no estado, duvido que eles abram mão desse mercado.

  4. Diogo Says:

    O “gremista” Sérgio Xavier Filho também entrou na onda. Mas desse, convenhamos, é sempre difícil esperar bom senso.

  5. Arthur Says:

    Uma sugestão: poderiam fazer uma denúncia chamando a direção do inter de racista ao colocar um macaco como mascote no lugar do Saci. Que tal?

  6. Lourenço Says:

    Tchê, passa um link para nós onde é dito que a torcida gremista (nem precisa usar a palavra “toda”, basta que seja generalizado) é nazista ou, simplesmente, racista.

  7. André Kruse Says:

    http://wp.clicrbs.com.br/duplaexplosiva/2011/05/17/inter-encaminha-denuncia-de-racismo-a-federacao/?topo=2,1,1,,,2
    “Trata-se, sem qualquer sombra de dúvida, de manifestação odiosa de racismo por tratar-se de atleta negro, aliás costumeira naquele estádio e por parte daquela torcida, inclusive presente em diversos cantos entoados naquela praça de esportes, de conhecimento público, que já foram alvo de críticas e ampla divulgação por parte da imprensa local.

  8. martina Says:

    Arthur, a denúncia pode ser bem mais grave:

    Pelo que me consta, o preconceito não está na figura do macaco em si, mas na sua associação ao negro. Pois essa associação é feita no próprio internacional, ao se chamar o macaco de escurinho – institucionalizada em todos os seus setores, a partir do momento em que foi lançada pela sua diretoria e avalizada por uma grande parcela de sócios, que votou e escolheu o nome do mascote.

    Onde está o preconceito mesmo?

  9. martina Says:

    bueno, pra completar meu comentário anterior, isso é problema deles lá, e eles que se virem com as suas contradições.

    só coloquei o assunto na roda pra manter o prumo. preconceito (e agora falo do preconceito em geral) existe em todos os lugares, e deve ser combatido. generalizações, acusações irracionais, ignorância e má fé o fazem aumentar, ou surgir onde ainda não existia.

  10. heraldo Says:

    Quem esta achando-se ofentido,por ser chamado de racista ou nazista, pegue um advogado, entre na justiça e peça para o vivente provar.Simples como abrir uma banana.

  11. leandro cazuza Says:

    http://videosdamaquinatricolor.blogspot.com/ goste do seu blog da-lhe gremio vamos fazer parceria

  12. leandro cazuza Says:

    http://videosdamaquinatricolor.blogspot.com/ goste do seu blog da-lhe gremio vamos fazer parceria

  13. luís felipe Says:

    O mais engraçado é que, dois anos depois, tu segue sem entender uma vírgula do que eu escrevi.

  14. André Kruse Says:

    O link em questão faz referência ao comentário nº 27, e não ao texto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: