Brasileirão – São Paulo 3 x 1 Grêmio

Os primeiros dez minutos do Grêmio no Morumbi foram desastrosos, com os jogadores desacostumados com o novo esquema (4-4-1-1) e perdidos com a rapidez dos avantes adversários. Quando parecia que o time passaria incólume a pressão inicial veio o azar do desvio e o gol de Casemiro (aos 13 minutos). A perspectiva do time se achar em campo foi para o espaço. A idéia de preencher o meio de campo e valorizar a posse de bola não foi colocada em prática, o Grêmio tinha imensa dificuldade em sair jogando e ultrapassar o meio de campo . O São Paulo só não ampliou o placar porque era um muito mais um time de movimentação/transpiração do que uma equipe de criação/inspiração.

Gabriel e Lúcio pouco contribuíram no meio campo, seja na criação, seja na marcação. O time melhorou um pouco com a entrada de Lins (até mesmo porque seria difícil piorar). A segundo tempo iniciou com o Grêmio jogando um pouco mais perto da meta defendida por Ceni, e o empate saiu no gol contra de Casemiro, numa falta cruzada para dentro da área. A possibilidade de almejar algo melhor parecia real, mas o bom momento gremista durou pouco. Aos 16, numa saída para contra-ataque, Douglas erra o passe e Marlos é lançado. Nem ele e nem Victor pegaram bem na bola, mas o resultado foi segundo gol sãopaulino. Não houve reação gremista e o domínio paulista foi tão claro que a arbitragem se sentiu no direito de presentear o anfitrião com um gol, de Jean, em clamoroso impedimento (facilmente identificado por quem estava na arquibancada, inclusive pelos colorados)

O que mais me incomoda é que o São Paulo precisou jogar muito pouco para vencer o Grêmio.

Não gostei da atuação, dos passe errados e das declarações do Douglas. Mas acho que há um exagero na crítica feita. Não é certo reduzir o jogo ao lance do segundo gol do São Paulo.

Lúcio ainda não teve uma atuação consistente no Brasileirão. Uma pena. O time perde muito com a sua queda de produção.

Todo chefe/comandante/treinador tem seus homens de confiança. Tendo em vista a imensa qualidade de Gabriel, a preferência de Renato é plenamente justificável. Contudo, é preciso dizer que o filho do Wladimir contribuiu muito pouco no meio campo até agora.

Independente do esquema, o Grêmio apresenta um defeito recorrente: a falta de “combate” no meio do campo. Raros são os ataques do adversários interrompidos, poucas são as roubadas de bola.

O Grêmio poderia e deveria ter forçado o jogo em cima da zaga adversária. Nas poucas vezes em que fez isso (nas bolas paradas) levou grande perigo.
Com a bola que o Grêmio jogou seria difícil postular algo melhor, mas isso não deveria legitimar erros de arbitragem. O estranho é que o trio vinha bem na partida (a ausência de um cartão para Jean era a maior falha), mas no final do jogo, quando o resultado já estava encaminhado, aconteceram marcações inexplicáveis. O impedimento de Jean no terceiro gol é de concurso. Qualquer árbitro de várzea marcaria. Rafael Marques não tocou em Dagoberto e foi expulso. E o mesmo bandeirinha que validou o terceiro gol, inverteu uma marcação de escanteio numa bola chutada na sua frente. O clima de 2006/2008 parece voltar. O juiz rouba para o SPFC mesmo quando não é necessário.

Eu sei que não é essa a interpretação corrente, mas na minha opinião o Dagoberto (impedido) participou do lance do segundo gol do SPFC.

E segue a falta de padrão no patrocínio da Unimed. A maioria dos jogadores estampava a marca em branco, mas a fonte era preta nas camisas de Fernando e Lúcio.

Fotos: Almeida Rocha (Folha de São Paulo), Ivan Pacheco (Terra) e Wander Roberto (Vipcomm)

São Paulo 3 x 1 Grêmio
Casemiro 13′
Casemiro (contra) 52′
Marlos 61′
Jean 84′

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan (Bruno Uvini 35’/2ºT); Rodrigo Souto, Wellington, Casemiro (Carlinhos Paraíba 40’/2ºT) e Marlos (Ilsinho 35’/2ºT); Lucas e Dagoberto.
Técnico: Paulo César Carpegiani

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton (Lins, intervalo); Fábio Rochemback, Fernando, Lúcio e Gabriel (Marquinhos 27’/2ºT); Douglas e Júnior Viçosa (Roberson 27’/2ºT).
Técnico: Renato Portaluppi

4ª rodada – Campeonato Brasileiro 2011
Data: 11 de junho de 2011, sábado, 18h30min
Local: Estádio Morumbi, São Paulo – SP
Público: 14.671 pagantes
Renda: R$ 372.089,00
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra
Auxiliares : Carlos Brekenbrock e Marco Antônio Martins
Cartões amarelos: Rodrigo Souto, Jean, Dagoberto (SPO); Lúcio, Fábio Rochemback, Rafael Marques (GRE)
Cartão vermelho : Rafael Marques, 46’/2ºT (GRE)
Gols: Casemiro, aos 13 minutos do primeiro tempo; Casemiro (contra), aos 7, Marlos, aos 16, e Jean, aos 39 minutos do segundo tempo.

2 Responses to “Brasileirão – São Paulo 3 x 1 Grêmio”

  1. Daniel Says:

    Então o negócio é dispensar quem usa a cor preta na Unimed. Esse fernando é ridíuclo, nem se fala, é o Leanderson da modernidade. Cara, e esse Lúcio é uma piada, jogador medíocre, era vaiado em treino no Palmeiras; não faz nada bem, só dá passe em tapinhas fracos, não marca, não apoia bem, não faz gol, não domina uma bola, é um rato seco, não tem condições nem de dividir bola; essa piada que ele estabiliza o time é inacreditável, não sei quem inventou isso. poucas vezes vi essa NULIDADE jogar alguma coisa na minha vida; o escuder MIL vezes melhor que ele, é combativo, marca bem, driblador, chuta bem, jogou bem contra o Bahia fazendo uma marcação exemplar, dando passes “FORTES” e precisos, chutando a gol, passando a bola milimetricamente rpo lins no 2º gol, e é reserva desse RIDÍCULO de Lúcio; o Grêmio tem algumas RAPOSAS NO GALINHEIRO, jogadores que não tem como colocar faixa no peito com eles no elenco: lúcio, fernando, william magrão e adílson…… esses caras são jogadroes de várzea, não pegam o rio-grandense de Santa Maria. Já dispensaram o Gilson e o Maylson, esse tão adorado pela impresna; já é menos duas nulidades. aguardo pela dispensa dessas “uvas” que citei

  2. Alfredo Says:

    Lentidão desorganizada…
    Diciplinador no vestiário…
    Alex Silva, zagueiraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: