Faltas

Já escrevi, mais de uma vez, aqui no blog que um dos problemas do time do Grêmio esse ano é a liberdade que ele dá para o seu adversário jogar. O oponentemente chega perto da área gremista com muito facilidade.

Talvez isso se explique pelo baixo número de faltas que o Grêmio comete:

– Na 4ª rodada do Brasileirão, a estatística mostra que o tricolor é a equipe que menos faltas comete na competição, com uma média de 14 infrações por jogo (segundo o IG e o UOL).

– No Gaúchão 2011, a média de faltas do Grêmio foi de 15,6 (segundo o IG) e na Libertadores 2011 o Grêmio cometeu 130 faltas em dez jogos (conforme os dados daESPN).

O Eduardo Ceccconi fez uma matéria sobre o assunto no GloboEsporte. Nela Lúcio garantiu que “Não é preciso ter um volume maior de faltas para ficar bem no campeonato“.

O curioso é que no Brasileirão do ano passado o Grêmio foi segunda equipe que mais cometeu faltas no campeonato, com uma média final de 19 faltas por jogo.

De acordo com os critérios do UOL, a média de desarmes era de 111,4 por jogo (dos quais 69% eram completos). Em 2011 a média de desarmes completos caiu para 62%. Para o IG, o Grêmio é segundo time com maior número de desarmes errados.

Todos esses números servem para mostrar que o Grêmio pode, e deve, marcar mais e com maior intensidade. E quem marca com intensidade vai sempre estar no limite do contato permitido no jogo. Além disso, a falta faz parte do jogo, é uma das formas legítimas de se parar o oponente e é um recurso que os adversários vem usando mais do que o Grêmio.

Não acho que “o time que faz mais faltas ganha” seja uma verdade incontestável e nem defendo o uso de pontapés. Mas é sábido que equipes bem sucedidas sabem fazer falta de forma inteligente, para evitar um contra-ataque, para re-organizar a defesa, para truncar o jogo quando for conveniente, etc…

4 Responses to “Faltas”

  1. Eduardo Says:

    O Sao Paulo é o décimo em faltas e o time que mais tem desarmes errados…

    A amostragem é pequena ainda.
    Mais do que nos numeros, acho que o problema do Gremio é posicionamento.
    Rochemback pra mim nao é 1o volante. Até pelo fato de ser o jogador com mais técnica, ele acaba saindo muito. Seria o Adilson o primeiro. Alias o guri é nosso melhor jogador de desarme e nao ta jogando. Em contrapartida até entendo o FR ali na frente da zaga pra saída de jogo ser melhor…

    Ultimo jogo tinha só jogador de defesa no time e tomamos de 3. As constantes mudanças na zaga atrapalham também.

    Tem estatistica de passes errados? Impressao que da é que o Gremio “inventa” muito passe. Força jogada onde já se sabe que nao tem futuro.

  2. Adilson Guacho Says:

    Caros amigos, gostaria de saber porque reclamam do Douglas – o melhor do time – e NINGUÉM reclama desta ameba chamada Fernando. Não desarma ninguém, não dá um passe certo, escorrega toda hora e é um completo INÚTIL.
    E colocam o Adilson como jogador disponível para trocas. Vende esta NABA chamada Fernando. E é um anão ainda.

  3. juca Says:

    É a carioquisse do nosso treinador tendo efeito. O Grêmio de 2011 não tem a tal pegada tradicional.

  4. Fabiano Says:

    Perfeito o post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: