Brasileirão – Botafogo 2 x 1 Grêmio


Mais uma vez o adversário precisou jogar muito pouco para vencer o jogo. A primeira meia hora de partida foi pavorosa. O Grêmio não conseguia sair para o jogo e Botafogo ia para cima de maneira atabalhoada (Elkeson e Maicossuel estavam sumidos da partida). Marcelo foi acionado em conclusões de Herrera e Marcelo Mattos e o tricolor só foi dar o troco depois da saída de Marquinhos (lesionado). Aos 30, Lins lançou Fernando, mas o volante gremista chutou em cima do arqueiro alvinegro. Pouco mais tarde, Lúcio acertou belo voleio e Marcelo Mattos evitou o gol sem querer.

O jogo seguiu fraco no segundo tempo. Pouco aconteceu nos 15 minutos iniciais. Aos 18, William Magrão começou e terminou uma grande jogada de contra-ataque gremista, mas a bola parou na mãos do goleiro Renan. Caio Jr promoveu mudanças e o Botafogo melhorou na partida. Aos 24, Fernando foi expulsa após cometer falta em Cidinho. Dois minutos depois, Elkeson bateu mal o escanteio, apanhou o rebote, driblou Neuton, chutou torto e Marcelo Mattos colocou a cabeça na bola, a encaminhando para o gol. Depois disso a luz foi e voltou, o Grêmio levou mais um gol, numa jogada em que Neuton e Rafael Marques foram envolvidos, e descontou no finalzinho do jogo.

O time visitante que se propõe a ficar atrás, esperando o adversário, dificilmente terá muitas oportunidades de gol. O aproveitamento precisa ser alto. Hoje o Grêmio desperdiçou duas boas chances de marcar em jogadas de contra-ataque. Fica difícil reclamar da sorte assim.

Percebo uma revolta contra a escalação de Lins. Vejo grandes debates sobre o esquema tático, mas vejo muito pouca gente criticando o baixo desempenho de alguns “cascudos” como Lúcio, Douglas e Gabriel.

Fernando fez duas faltas passíveis de cartão amarelo. Contudo me pareceu que o juiz (que viu o lance com o canto do olho) o expulsou “no grito”. Tantos outros jogadores fizeram faltas iguais a que lhe rendeu o vermelho e não foram punidos. Falta critério.

Rafael Marques não justificou a confiança depositada por Renato. E Renato não justificou a saída de Saimon.

Neuton vinha dando boa resposta na lateral. Hoje não foi bem. Foi lamentável o drible que ele tomou no primeiro gol do Botafogo.

Fotos: Julio Cesar Guimarães (UOL)

Botafogo 2 x 1 Grêmio
Marcelo Mattos 71′
Elkeson 81′
Rafael Marques 88′

BOTAFOGO: Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Thiago Galhardo), Lucas Zen, Everton (Cidinho), Maicosuel (Caio) e Elkeson; Herrera.
Técnico: Caio Junior.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton; Fernando, Willian Magrão, Lúcio, Marquinhos (Roberson) e Douglas; Lins (Leandro)
Técnico: Renato Portaluppi


6ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2011
Data: 26/6/2011, domingo, 16h00min
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro
Público: 13.983 (10.433 pagantes)
Renda: R$ 235.895,00
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Adailton Jose de Jesus Silva (BA) e José Oliveira dos Santos (BA)
Cartões amarelos: Fernando, Rafael Marques, Mário Fernandes (G), Marcelo Mattos, Elkeson, Caio
Cartão vermelho: Fernando
Gols: Marcelo Mattos (B), aos 26, Elkeson (B), aos 57 (36), e Rafael Marques (G), aos 65 (43) minutos do segundo tempo.

3 Responses to “Brasileirão – Botafogo 2 x 1 Grêmio”

  1. Eduardo Says:

    Já tenho a tese forçada de que o Lins é escalado pra atrair as atenções sobre ele. Fica aquela coisa indiretamente do “eu defendo meu grupo, mas vcs tao vendo o que eu tenho que escalar..” Aì a revolta fácil é criticar o Lins, que numa análise fria é o menor dos culpados.
    Enquanto Renato continuar escolhendo a pior opção entre os piores e não quebrar alguns conceitos dele tipo Lucio na meia a coisa vai seguir ruim.
    Antes eu criticava a falta de mudanças pois queria tentar ser campeao, agora já estamos ali, a 2 pontos do rebaixamento.

    Ano passado o Silas também sofreu com desfalques, com falta de elenco e com um aparente discurso cansado.. e foi a cabeça da vez.

    Tem que ligar o alerta desde já. 3 pontos hj valem o mesmo que na ultima rodada. É obvio, mas parece que insistem em nao ver isso.

  2. Luciano Says:

    O maior problema é no meio campo onde o principal articular que é o Douglas, não consegue acertar um passe se quer e não marca ninguém, chega ao cumulo de errar o passe e o adversário passar ao lado dele na sequência do lance e ele não ter a coragem de tentar recuperar a bola. Detalhe o Fernando foi expulso por erro seguido do Douglas e o Renato além de o escalar, dá a braçadeira de capitão para ele.

  3. Daniel Says:

    o Grêmio entra em campo sempre com 7! Lúcio sempre foi ruim, é uma naba sem precedentes na história do Grêmio; Fernando e William Magrão nem profissionais são; Lins é outro q não é profissional. O problema é jogar com 7, e o adversário jogar com 14, pq o Fernando, o W mAgrão e o Lúcio jogam contra! FORA FERNANDO, MAGRÃO E LÚCIO! SUMAM DO GRÊMIO, NULIDADES! E o Douglas em má fase, daí fica ruim; só tem ele escalado no meio, e não joga nada mais!
    Tem uma estatística; se jogar fernando, w magrão e lúcio no mesmo time, o grêmio não consegue nem empatar; perde sempre, seja pro Asa de Arapiraca ou pro Barcelona! Não adianta, esses 3 caras tem que sumir! Chega de apostar em nabas como foi com bruno soneca, leanderson e elton, e q nos levaram pra 2ª

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: