Reunião do Conselho – 26 de Julho



A ordem do dia da reunião do conselho deliberativo era a seguinte:

1) Examinar os demonstrativos contábeis e financeiros de 30 de junho de 2011;

2) Assuntos gerais.

Gerente Executivo Cristiano Koehler fez a apresentação dos números do semestre, demonstrando a realização orçamentária e ressaltando o impacto causado pela desclassificação na Libertadores.

O Presidente do Conselho Fiscal, Roberto Sommer, leu o o parecer do órgão, destacando o deficit, as receitas não realizadas e a quedas das verbas oriundas do quadro social e receitas publicitárias. Foi sugerido que o clube adotasse um “manual de normas e procedimentos”.

Nisso o o gerente C, Koehler esclareceu que o clube vinha buscando uma solução entre diretoria, conselho fiscal e comissão de finanças. Disse que existe uma diferença de critérios na questão do quadro social e que deve haver um incremento nas verbas publicitárias com o novo contrato com o Banrisul.

O Presidente da Comissão de Finanças do Conselho Deliberativo, Carlos Biedermann, saudou os novos auditores do clube (Rokembach auditores) e fez referência a harmonia entre a comissão de finanças, conselho fiscal e diretoria do clube. Quanto as cifras analisadas, destacou que há uma insuficiência de receitas. Foi detalhada a destinação dos 30 milhões recebidos por ocasião da assinatura do contrato de televisão com a Rede Globo. As obrigações tributárias estão em dia. As despesas do futebol extrapolaram a previsão relativa as verbas de TV + Renda de jogos. Houve melhora nas vendas da GrêmioMania em relação ao mesmo período no ano passado e que o número de sócios passou de 52 mil, em dezembro de 2o10, para 63 mil sócios, em junho de 2011. Foi demonstrada preocupação com despesas administrativas, uma vez que o clube precisa se readequar para uma nova realidade com a mudança para a Arena. Da mesma forma, foi referido que o clube precisa seguir modelo de governança ter maior disciplina orçamentária. Por último, foi dito que o capítulo X do estatuto deveria ser observado e que o Conselho de Administração vinha cumprindo mais o seus papel.

O conselheiro Minwer Daqawiya perguntou sobre a data de termino do contrato com o Banrisul, no que foi esclarecido que o contrato findou em junho, mas estava em vias de ser renovado.

O conselheiro Leandro Vidal questionou o porque das despesa realizada com formação de atletas ter ficado abaixo do orçado.

O conselheiro André Gutierres pediu para que a Geral do Grêmio fosse incluída no Fórum de debates e o Presidente Raul Régis disse que já havia recebido e deferido tal pedido.

O conselheiro Alceu de Oliveira da Rosa se queixou do preconceito contra o parlamentar, fazendo referência a uma proposta (por ele atribuída a Airton Ruschel) que visa impedir a presença de políticos em cargos no clube. Disse que para alguns, os políticos só servem para votar projetos de interesse do Grêmio. O conselheiro Afonso Saraiva de Moraes levantou uma questão de ordem, lembrando que a pauta era os demonstrativos contábeis.

O conselheiro Alexandre Bugin perguntou se já havia sido feito ou esboçado um “manual de normas e procedimentos”, que foi referido na manifestação do conselho fiscal.

O conselheiro Odorico Roman questionou a prática de pagamento de premiações tendo em vista a situação financeira do clube.

Eu perguntei a composição dos 30 milhões do contrato da Globo, e foi esclarecido que 20 milhões eram de luvas e os outros 10 eram antecipações de receitas.

O presidente Paulo Odone que o Grêmio já estava adotando medidas que visam a modernização da gestão, mas que era preciso fazer um esforço para o clube se tornar mais ágil com a mudança para a Arena.

O conselheiro Eduardo Magrisso fez a apresentação do Instituto Desejo Azul, exibindo alguns vídeos de crianças que tiveram seus desejos realizados e dando maiores detalhes da organização

O presidente Raul Régis lembrou que entrou no Grêmio em 1967, no mandato do presidente Herminio Bittencourt, dizendo que desde então teve muitas alegrias e algumas poucas decepções, e garantiu que uma distinção entregue previamente pelo Instituto Desejo Azul foi motivo de muita emoção e orgulho para ele. Logo depois a sessão foi encerrada.

Estiveram presentes 158 conselheiros efetivos e 15 suplentes. 58 conselheiros justificaram as suas ausências.

2 Responses to “Reunião do Conselho – 26 de Julho”

  1. heraldo Says:

    Meus parabéns,começando a ter transparencia, já é o começo de uma caminhada.

  2. l.oliveirabasso Says:

    Muito bom poder acompanhar o resultado das reuniões do conselho desta forma.
    Parabéns.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: