Brasileirão – Corinthians 3 x 2 Gremio


O Campeonato Brasileiro não é sério. Ou não pode ser levado a sério. A palhaçada do jogo de hoje começa pelo horário de início da partida. Uma competição séria não pode ter time sendo desfalcado por convocação em data FIFA, não pode ter uma rodada enjambrada, com confronto acontecendo no horário de rush de uma megalópole. Um campeonato sério, onde se investe milhões em jogadores, técnicos e preparadores físicos, não pode ficar a mercê de árbitros amadores (no pior sentido da palavra).

O Grêmio já entrou em campo prejudicado pela arbitragem, desfalcado de Mário Fernandes, injustamente advertido no jogo anterior. Ainda assim, começou bem o jogo, indo ao ataque e “trocando golpes” com o adversário. O Corinthians ameaçou controlar o jogo e rapidamente foi presenteado com um pênalti inventado pelo juiz (de quebra, Adilson foi indevidamente amarelado). Chicão colocou o Corinthians em vantagem. O Grêmio reagiu, controlou mais a bola e se aproximou da meta de Júlio César, tenando o empate. Escudero desperdiçou a boa jogada criada por Fernando, mas o 1×1 chegou em uma bela cobrança de falta de Douglas.

O segundo tempo iniciou com controle tricolor, que rondava a área corinthiana. Contudo esse domínio não foi aproveitado e o mandante abriu dois gols de vantagem em pouco mais de 3 minutos, em jogadas confusas concluídas por Paulinho e Ramon, respectivamente. Em seguida, Liedson foi merecidamente expulso. Roth aproveitou para colocar Brandão e Leandro em campo (sacando Marquinhos e Escudero). Então o juiz resolveu expulsar Edenilson por demorar a deixar o gramado (no que , convenhamos, foi um excesso, haja visto que não foi capaz de expulsar o gandula que atirava bolas pra dentro do gramado). O Grêmio tinha pouco mais de 12 minutos para aproveitar a situação de 11 contra 9. Mas o time não seguiu o que a “cartilha” recomenda para estes momentos, não abriu o campo, não rodou a bola e concluiu pouco nos raros momentos em que houve bola rolando até o apito final.



O Grêmio não repetiu o mesmo nível do Grenal, mas ainda assim mostrou um futebol razoável, sendo superior ao adversário (líder do campeonato) em boa parte do jogo. Estranhamente o pior momento do Grêmio foi justamente quando o Corinthians tinha dois jogadores a menos em campo.

Foi irritante a insistência de Fábio Rochemback em chuveirar a bola na área do adversário.

Vilson e Saimon não jogaram de maneira tão decidida como na rodada anterior.

Deve haver algo de muito errado quando todos os envolvidos reconhecem que a arbitragem foi um desastre. Acho positivo que os presidentes dos clubes busquem uma solução para isso.

Coincidência ou não, ano passado, no mesmo Pacaembu, o mesmo Corinthians também teve um pênalti inexistente marcado a seu favor.

O melhor exemplo dos inúmeros absurdos cometidos pelo árbitro foi o tempo de acréscimo dado: protocolares 3 minutos, em um jogo cheio de ocorrências. É um contra-senso o juiz punir um jogador por “cera” e depois não dar os devidos acréscimos no final da partida. Não entende o espírito da lei.

Fotos: Leo Pinheiro (Terra) e Ari Ferreira (Lance)

Corinthians 3 x 2 Gremio

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramon (Welder, 43’/2ºT); Ralf, Paulinho, Edenílson e Danilo (Jorge Henrique, 18’/2ºT); Emerson (Wallace, 34’/2ºT) e Liedson.

Técnico: Tite.

GRÊMIO: Victor; Adílson, Saimon, Vilson (Edcarlos, 9’/2ºT) e Julio Cesar; Fernando, Rochemback, Marquinhos (Brandão, 25’/2ºT), Douglas e Escudero (Leandro, 25’/2ºT); André Lima.

Técnico: Celso Roth.

20ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2011

Data: 31 de agosto de 2011, quarta-feira, 18h00min

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo

Público: 15.468 pagantes

Renda: R$ 439.924,00

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)

Auxiliares: Marrubson Melo Freitas e Fabio Pereira

Cartões amarelos: Edenílson, Liedson (COR); Adílson, Rochemback, Douglas (GRE)

Cartões vermelhos: Liedson, 23’/2ºT; Edenílson, 33’/2ºT;

Gols: Chicão (pênalti), aos 18, e Douglas, aos 40 minutos do primeiro tempo. Paulinho, aos 19, e Ramon, aos 22, e André Lima, aos 28 minutos do segundo tempo



13 Responses to “Brasileirão – Corinthians 3 x 2 Gremio”

  1. Vicente Fonseca Says:

    A arbitragem foi mesmo calamitosa, mas fico preocupado quando Celso Roth tira dois meias do time (Marquinhos e Escudero) justamente quando mais precisa tocar a bola – assim que o Corinthians teve jogadores expulsos. O chuveirinho repetitivo no fim do jogo não foi à toa.

    Ele mexeu mal, mas escalou bem. Acho que o time é esse mesmo do Gre-Nal. Já dá pra se notar alguma evolução.

  2. mjuniorx Says:

    lamentavelmente quando culpamos o juiz por uma derrota prum adversário com 2 a menos e pq não sabemos pq perdemos.
    não foi penalti?se foi ou não não importa. tivemos força pra empatar.e jogar melhor.mas no segundo tempo não tvemos força pra aguentar e tomamos 2 gols. E com 2 a mais não tivemos força pra empatar.Juiz errou como o roth errou. E muito.

  3. André Kruse Says:

    Pra im importa muito “se foi ou não” pênalti.

    Os dois presidentes disseram que a arbitragem foi horrorosa. O narrador, corinthiano, também achou escandaloso os 3 minutos dados de acréscimo.

    O fato do Grêmio não ter tido inteligência para aproveitar os 2 a mais em campo não apaga os erros cometidos pelo juiz.

  4. Fábio Nascimento Says:

    O Conselho Deliberativo não é sério. Ou não pode ser levado a sério.

    É isso que todos irão pensar caso o Guerreiro saia impune hoje a noite.

    Absolver Guerreiro é ser a favor de todo e qualquer tipo de corrupção no clube e na sociedade.

  5. André Kruse Says:

    Fábio, o que essa manifestação tem a ver com esse post?

  6. Fábio Nascimento Says:

    É um comentário de um torcedor que não aceita ver o Guerreiro nos quadros do Grêmio. A justiça não entendeu como correta a postura do então dirigente no caso dos cheques.

    A propósito, vais votar pela exclusão ou na absolvição de Guerreiro?

  7. André Kruse Says:

    Então o comentário não tem nada a ver com jogo Corinthians 3 x 2 Grêmio, é isso?

  8. Fábio Nascimento Says:

    Tem sim. Mas tem muito mais a ver com o caso ISL.

    Poderia responder a minha pergunta? Vais votar contra ou a favor do Guerreiro?

  9. André Kruse Says:

    Qual é a relação com o jogo?

  10. Fábio Nascimento Says:

    É uma pena. Votei na Renova Tricolor naquele sábado chuvoso. Finalmente, o Conselho começaria uma nova época, maior transparência e voltado somente aos interesses do Grêmio.

    Voltarei a me manifestar nas urnas do próximo pleito, através do voto.

    Um grande abraço!

  11. André Kruse Says:

    Fábio, tu não me respondeu o que a tua manifestação tinha a ver com o jogo.

    Eu gostaria que aqui fosse discutida partida de ontem.

    Eu não voto nem “contra” e nem “a favor do Guerreiro”. Primeiro preciso saber o que exatamente será votado pelo conselho do Grêmio.

    A ordem do dia da reunião de hoje é a seguinte:
    “Conhecer e deliberar sobre o parecer da Comissão de Assuntos Legais e Estatutários emitido no denominado caso “cheques ISL”, processo administrativo nº 01/2006.”

    Assim como os demais conselheiros, eu aindo não conheço o parecer da comissão. Logo não posso me posicionar de antemão.

  12. Alemão Says:

    Mais uma vez o timinho da marginal foi ajudado… importa e muito o penlati ridículo que foi marcado no começo do jogo, se não fosse ele a história teria sido diferente, assim como a falta no segundo gol do corinthians, quando a bola é roubada do jogador do grêmio. Depois que tinha tomado 3 gols, aí fica dificil reverter, mesmo jogando com jogadores a mais

  13. Anonymous Says:

    Fomos Roubados. Jogo as 1800hrs? Outro absurdo. Agora, se nosso ataque fosse um pouco melhor, ganharíamos mesmo assim. É lastímável, isso deu para ver ontem.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: