Brasileirão – Vasco 4 x 0 Grêmio

O jogo começou muito mal para o o Grêmio, levando um gol cedo, antes de ter a posse de bola, em uma jogada manjada do Vasco: Éder Luís cruzando rasteiro para a antecipação de Elton. O tricolor não se abalou com o 1×0 em dois minutos de partida e saiu pro jogo. Aos 10, André Lima quase empatou de cabeça. Aos 12, o juiz Ricardo Marques Ribeiro deixou de dar um pênalti de Dedé em Escudero. Mesmo com alguma dificuldade na marcação, o Grêmio fazia um jogo igual com o Vasco e infelizmente levou o segundo na execução de uma “linha burra”, na qual Edcarlos ficou para trás e foi driblado por Diego Souza. Aos 42, o Grêmio teve sua melhor chance, num lance em que Fernando Prass fez boa defesa em chute de Escudero e Marquinhos terminou cabeceando fraco. A tentativa de reação do Grêmio parou ali. O time “não voltou” para o segundo tempo, tomou outros dois gols e ficou vendo o tempo passar.

Uma derrota era esperada e aceitável. O placar elástico é que assusta um pouco. Mas o time não virou uma porcaria com esse insucesso, assim como não tinha virado um cano com as três vitórias em sequência.

Um dado curioso: O Grêmio, visitante e goleado, fez 14 faltas no jogo. Já o Vasco, que é líder do campeonato, cometeu 22 infrações na partida.


Um 4×0 contra depõe contra a atuação de todo o time. Seria injusto depositar a derrota na conta de um ou outro atleta, por mais que alguns tenham tido exibições abaixo da crítica. O Grêmio, como conjunto, pouco lembrou o time das rodadas anteriores.

O Grêmio não vem tendo “sorte” contra o Vasco. Dessa vez não foi diferente. De fato, pode até parecer estranho falar do juiz depois desse resultado final. Mas nunca é demais lembrar que o grande erro da arbitragem aconteceu quando o jogo ainda estava 1×0. Ademais, é sempre preciso apontar incoerências da “nossa” arbitragem. Depois de receber um cartão amarelo, Dedé fez o que quis em campo: Dedo na cara do juiz, pênalti e profusão de faltas. E quando já nem era mais “necessário”, foram marcados dois impedimentos muito “estranhos” do ataque tricolor.

Assim, seria preciso mudar muitos elementos para que a a história do jogo fosse outra.

Fotos: Alexandre Loureiro (Terra) e Gilvan de Souza (Lance)

Vasco 4 x 0 Grêmio

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Diego Souza (Allan, 39’/2ºT); Eder Luis (Leandro, 38’/2ºT) e Elton (Bernardo, 31’/2ºT)
Técnico: Cristovão Borges.

GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Saimon, Edcarlos e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos, Douglas (13’/2ºT) e Escudero (Leandro, 13’/2ºT); André Lima.
Técnico: Celso Roth.


24ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2011
Data: 17/09/2011, sábado, 18h30min
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro – RJ
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fábio Pereira (TO)
Renda: R$ 400.095,oo
Público: 16.014 pagantes
Cartões amarelos: Dedé (VAS); Saimon (GRE)
Gols: Elton, 2’/1ºT; Diego Souza, 33’/1ºT ; Eder Luis, 6’/2ºT ; Fagner, 16’/2ºT


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: