Faltas II

No início do Campeonato Brasileiro 2011, o Grêmio era o time que menos cometia faltas na competição, com uma média de 14 infrações por jogo. Agora, na 24ª Rodada, o Grêmio já o décimo clube neste quesito, tendo subido a sua média para 18, 5 faltas por partida. Confira na imagem abaixo o levantamento do UOL:


Eu tinha uma desconfiança de que sob o comando de Celso Roth o Grêmio passou a fazer mais faltas, especialmente a chamada “falta inteligente”, como as feitas para evitar um contra-ataque. Mas esse é um conceito que gera mais debate. Contudo, no total faltas, é possível fazer um levantamento sobre a média de faltas cometidas pelo time no Brasileirão 2011 sob o comando de cada treinador. Eis o resultado:


Por óbvio, esses números não levam em conta o adversário, o estilo de arbitragem, a situação do jogo, do gramado, do clima e etc, mas me parece que os dados coletados podem indicar algo. Na divisão entre vitórias, empates e derrotas o levantamento fica da seguinte forma:

– Nas 8 vitórias do Grêmio no campeonato, a média de faltas é de 20,25 por jogo.
– Nos 6 empates gremistas no Brasileirão, a média de faltas fica em 18, 5 por jogo.
– Nas 9 derrotas do tricolor no torneio, a média de faltas é de 16,9 por jogo.

Reitero que não acho que a frase “time que faz mais falta é o que ganha” seja um verdade, mas acho que esse é uma aspecto que sempre deve ser observado:

– O Grêmio disputou 23 jogos nesse campeonato Brasileiro. Em 12 deles, o time cometeu mais infrações que o adversário. Em 8, fez menos faltas e em 3 deles fez o mesmo número de faltas.
– Em 5 das suas 8 vitórias o Grêmio fez mais faltas do que o seu oponente.
– O Grêmio empatou 6 jogos nesse campeonato. Em 4 deles o time foi mais faltoso que o adversário.
– Nas 9 derrotas, foram 3 jogos com mais, 3 jogos com menos e 3 jogos com o mesmo número de faltas do que o adversário.

3 Responses to “Faltas II”

  1. Anonymous Says:

    Éo seguinte, tem gente ae, que não viu o jogo e quer comentar, principalmente “jornalista” da espn e de varios otros lugares!!!
    Primeiro de tudo, fala que a vitoria do vasco foi contundente, é piada, e palhaçada, porque quando o jogo estava 1 a 0 para o vasco, enclusive com um frangão do victor, aconteceu um penalti escandaloso encima do Escudeiro do gremio que partiu para fazer o gol cara cara com o goleiro do vasco, e quando foi concluir a gol foi derrubado, puxado, pisotiado, atropelado pelo zagueiro Dede, ainda sendo ele o ultimo homen teria que ser expulso, com isso o gremio convertendo o penalti, empataria o jogo, e jogaria quase o jogo todo com um homen a mais!!! poderia até o gremio não ganhar o jogo, mais dificilmente perderia, ainda mais por um placar assim!!! mais infelizmente a arbitragem no Brasil é assim, pilantragem no ultimo nivel, é uma vergonha, e ainda jornalista, não falam nada!!!no geral o gremio jogo mau, a defesa não acompanhava os pontas do vasco, o lado esquerdo tava muito ruim!!! no segundo gol do vasco eu não entendi, o pereba do Andre Lima se enrolo com a bola, ae o vasco pego a bola e toco pro Diego sousa que estava sozinho contra o zagueiro edcarlos, não entendi aonde que tava a zaga do gremio, naquele lance, foi vergonhoso duma hora pra otra a zaga sumiu e dechou o cara faze o gol sozinho, deprimete heim, ae celso roth passa o video ae e da uma tapa na orelha de cada um otario que tiveram uma falha grotesca dessa, pareceu time de varzea!!! E atenção, a arbitragem ta muito fraca, e mau entencianada, contra o corinthias o juiz robo descaradamente, inventou penalti ridiculo contra o gremio, e nesse jogo contra o vasco o juiz não deu um penalti claro, escandaloso encima do Escudero!!! isso é pilantragem da braba

  2. Anonymous Says:

    Tem que faze falta mesmo, time que não faiz falta, é time de moça, no gremio tem que faze falta pra parar jogada, dar carrinho!!! é isso ae é raça

  3. heraldo Says:

    rochembarrrrgh! enterrou,fabio santos, gilson,lucio,collaço e agora sua ultima vitima, julio cesar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: