Saída de Celso Roth

Foi anunciado que Roth não será o técnico do Grêmio em 2012. O técnico cumprirá seu contrato até o fim (o que é uma raridade).

Pode-se questionar o momento de tal anúncio (numa semana Grenal), mas a decisão em si me parece acertada. Diferente do que aconteceu em outros anos, não há nenhuma injustiça na saída de Celso Roth.

Se diz que Roth foi contratado para salvar o time do rebaixamento. Eu nunca vi uma ameaça concreta de descenso nesse ano, mas é preciso reconhecer que sob seu comando o Grêmio efetivamente não foi atormentado por esse fantasma. Mas isso é pouco.

O trabalho não foi bom. Roth pegou o time na 15ª colocação (com um jogo a menos). Na melhor das hipóteses, deixará o Grêmio na 11ª posição. Sob seu comando o time obteve 10 vitórias, 4 empates e 10 derrotas. Na melhor das hipóteses, terá uma aproveitamento de 49,3% em 25 jogos, o que por si só, não levaria o time a Libertadores.

A campanha fica longe de ser um desastre, e é evidente que é preciso levar em conta as circunstâncias, como o trabalho iniciado em meio ao campeonato e falta de motivação na reta final. Ainda assim, eu acho que Roth poderia ter tirado mais do plantel que tinha.

A análise do seu trabalho em 2011 é um dos motivos que revelam o acerto na saída de Roth. O outro, é a “histeria coletiva” negativa em torno da sua pessoa. Celso Roth parece ser o bode expiatório favorito do futebol gaúcho, sendo freqüentemente criticado não só pelos seus próprios erros, como também pelos erros dos atletas, da direção, da arbitragem e até mesmo pelo azar do time. Apesar de considerar Roth um bom treinador, sou obrigado a admitir que essa relação de “custo/benefício” entre a sua capacidade e a rejeição dele perante a torcida e a imprensa já não compensa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: