Caio Jr. demitido

Não há como achar certo a demissão de um treinador após o oitavo jogo da temporada. Independente de quem seja o profissional demitido.

No caso específico de Caio Junior, o que para mim tornou sua saída mais estranha foi lembrar do discurso do presidente Paulo Odone na reunião do Conselho Deliberativo de 29 de novembro de 2011, onde ele afirmou que era necessário dar respaldo e continuidade ao trabalho do técnico mesmo após os resultados negativos inesperados.

A amostragem foi pequena, mas os resultados de Caio Jr não eram bons (tampouco eram um desastre). Mas isso era suficiente para o demitir? Nenhum dos reais objetivos do Grêmio no ano foram ameaçados. Será que o trabalho do dia a dia (treinos, vestiários) foi o que motivou a saída ou o Grêmio perdeu o foco e deu bola para a corneta/flauta?

O certo é que há um erro nesse processo todo. Se o equívoco não está propriamente no momento da demissão, está na momento da contratação de Caio Jr.

Prefiro acreditar que a direção do Grêmio se deu conta cedo e foi forçada a admitir que errou ao escolher Caio Jr em novembro de 2011.

E por que a diretoria errou na escolha? As páginas abaixo, retiradas do capítulo do livro “Soccernomics” que trata dos erros administrativos de times de futebol talvez traga uma resposta.

Link
Será que o Grêmio contratou com pressa?
Será que o a diretoria quis se mostrar ágil?
Será que Caio Jr. foi escolhido em razão da sua disponibilidade imediata?
Será que Caio Jr. foi devidamente entrevistado?

Enfim, o episódio pode servir para mostrar a falta de convicação da direção, ou para provar que errou na escolha feita, mas de forma alguma significa um sentença de morte para o 2012 gremista. Trocar treinador é ruim, mas não é o fim do mundo. Vale lembrar do Vasco de 2011, ou mesmo do co-irmão de 2010. Ainda sobre o tema do constante rodízio de treinadores, é válido observar o levantamento feito pelo Carta na Manga, que desmistifica a questão do planejamento Vs. manutenção de técnico.

One Response to “Caio Jr. demitido”

  1. Diogo Says:

    Contratação equivocada, demissão ídem.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: