Público X Aproveitamento

by
Como vimos, no início de março, a CBF divulgou a tabela do Brasileirão 2012. Lá constava que Grêmio jogaria em casa em 9 das 10 rodadas que foram marcadas para o meio de semana.

O Grêmio não gostou, uma vez que sabidamente as partidas em meio de semana levam menos público ao estádio. O clube tomou as medidas cabivéis e conseguiu algum reparo nessa questão.

– Em 19 de março a CBF anunciou mudanças em datas do 1º turno. A 14ª rodada estava marcada para o dia 1º/08 (quarta-feira). o Grêmio recebe o Bahia em casa e o Inter joga com o Palmeiras em São Paulo. Essa rodada passou para os dia 4 e 5 de agosto, um final de semana. E a 15ª rodada que estava marcada para um fim de semana passou para o meio da semana. O Grêmio joga contra a Ponte em campinas e o Inter recebe o Nautico.

– Em 04 de abril a CBF anunciou um revisão no caléndário de competiçoes em função de mudanças de datas na sulamericna. Com isso as datas das rodadas 29, 30, 31 e 32 mudaram. Sport X Grêmio – Passou de 14/10 (domingo) para 10/10 (quarta); Grêmio X Botafogo – Passou de 17/10 (quarta) para 14/10 (domingo); Fluminense x Grêmio – Passou de 21/10 (domingo) para 17/10 (quarta); Grêmio X Coritiba – Passou de 24/10 (quarta) para 21/10 (domingo)

Com isso tudo, o Grêmio passa a jogar em casa em 6 das 10 rodadas previstas para meio de semana. É uma melhora. Primeiro porque, conforme já dito, os jogos em final de semana levam mais público ao Olímpico. E o Grêmio tem um aproveitamento melhor quando o estádio está mais cheio.

Ao analisar o público total de todos os 111 jogos disputados no estádio Olímpico pelo campeonato Brasileiro entre 2006 e 2011 se percebe que o aproveitamento do time aumenta conforme o público cresce.

Num primeiro momento eu dividi esses jogos em duas categorias. Os com público abaixo e os com píblico acima de 23.000 espectadores.

A tendência se repete quando se divide os jogos em 3 categorias, de 0 a 15 mil, de 15 mil a 30 mil e acima de 30 mil.

Apenas como curiosidade, fica o dado de que nós jogos com público abaixo de 10 mil pessoas o aproveitamento cai para 50%.

É verdade que os números precisam ser vistos com alguma cautela. Primeiro porque a diferença não é tão considerável assim, muito embora esses números possam decidir um campeonato. Segundo, porque também é possível fazer a leitura de que a torcida comparece mais quando o time está em um melhor momento.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: