1962 – Amistoso – B1909 2×5 Grêmio

Há 50 anos, o Grêmio enfrentava o B1909, na cidade Odense, na Dinamarca. Era a sétima partida do Grêmio na excursão européia realizada naquele ano.
No campo o tricolor não teve maiores dificuldades, estabelecendo a goleada já no primeiro tempo, mas na alimentação o time passou por uma experiência curiosa. Enquanto Airton, de dieta, se alimentava a base de chás e torradas, Ortunho, inadvertidamente, saboreou um filé de cavalo (Carne encontrada no país escandinavo).

“Nova vitória do Grêmio na Dinamarca 
Odense, Dinamarca, 21 (A.P.) – A equipe de futebol do Grêmio Porto Alegrense, voltou a atuar em gramados da Dinamarca ontem à tarde, ao enfrentar amistosamente nesta cidade o esquadrão do B-1909. O quadro visitante foi o vitorioso pela contagem de cinco a dois. 

Já ao finalizar o primeiro tempo o quadro brasileiro estava com ampla vantagem no marcador, por 4×1. A crônica local apreciou bastante a produção da equipe sul-americana, cujos jogadores deram uma demonstração de habilidade no manejo da bola. Cêrca de 5 mil afeiçoados aplaudiram as belíssimas jogadas do quadro gremista. 

 O avante Abílio, logo aos 2 minutos de ações, colocou o Grêmio em vantagem no placar. Aos 17, Vieira aumentou para dois. Per Jacobsen, aos 18, diminuiu a vantagem dos visitantes. Mais tarde, Marino e Abílio elevaram o marcador para 4×1. 

No segundo período, os brasileiros passaram a demonstrar sua habilidade no campo de jôgo, maravilhando aos afeiçoados dinamarqueses. Faziam combinações de um extremo a outro sem contudo procurar marcar mais tentos. Em um contra-golpe, Palle Hansen marcou o segundo tento para os locais. Quando apenas faltava um minuto para o término da contenda, Marino marcou o quinto goal gremista” (Correio do Povo – 1962) 

Per Jacobsen recebeu passe de Kähler e marcou o primeiro gol para os dinamarqueses, superando Airton e o goleiro Henrique.
Abilio em lance com o zagueiro Nielsen e o arqueiro Rask.
” Em plena manhã de Sexta-feira Santa, no dia 20 de abril, em Odense, perante numerosa assistência, o Grêmio defrontou-se com a representação local do 1909, um dos vice-líderes do certame da primeira divisão da Dinamarca. Os rapazes do Estádio Olímpico, pelo que realizaram durante os primeirs 45 minutos, mereceram a sensacional vitória obtida no gramado de Odense, por 5×2. Iniciram a contenda os pupilos de Enio Rodrigues com uma disposição extraordinária e já no primeiro minuto, numa investida fulminante, Abílio, num tiro rasteiro, movimentou o placarcara A ação dos tricolores foi das notavéis nesta primeira fase. A seguir o placar novamente foi movimentado através de Vieira. Até os 34 minutos, seu domínio foi patente. O conjunto do 1909, vice-líder do certame local, não desenvolveu seu costumeiro jôgo, isto porque foi colhido de surprêsa pelos tricolores que largaram na frente, trazendo assim um certo mal-estar a defensiva contrária. Na fase final, o quadro local voltou com grande disposição, mas encontrou a defesa tricolor muito sólida, com o lateral Sérgio aparecendo como principal figura. Também foi digna de registro a performance cumprida pelo atacante Abílio, que se revelou um dos pontos altos da equipe gremista.

[…]

O juiz Fred Hansen, do quadro da Fifa, teve ba atuação, tendo apenas deixado de passar uma penalidade máxima de cado lado.
Auxiliares – Anton e Gerner, com perfeito trabalho na marcação dos impedimentos.

[…]

O público que sempre aplaudia as jogadas bonitas executadas pelos atletas dos dois bandos, no final do cotêjo, com palmas prolongadas homenageou o quadro visitante. A representação local, contou com 2 atletas no selecionado da Dinamarca.
As substituições da equipe gremista foram feitas na fase final. No início do 2º tempo, apareceu Adroaldo, entrando na ponta direita, e Marino, para o miolo, em lugar de Juarez. A entrada de Fernando deu-se na metade do 2º tempo, quando Enio tratou de poupar Joãozinho, já que o resultado estava garantido.”  (Revista Super Grêmio – Nº 5)

B1909 2×5 Grêmio

B1909: Rask; Lnde, Nielsen e Tehansen; Madsen e Per Jacobsen; Kahler, Hansen, Enóstrem, Danielsen e Palle Hansen.
Técnico: Walther Pfeiffer
GRÊMIO: Henrique; Sérgio, Airton, Elton e Ortunho; Joãozinho (Fernando) e Milton; Marino (Adroaldo), Juarez (Marino), Abílio e Vieira
Técnico: Ênio Rodrigues

De pé: Milton, Sérgio, Ortunho, Henrique, Airton e Elton 
Agachados: Marino, Joãozinho, Juarez, Abilio e Vieira.

One Response to “1962 – Amistoso – B1909 2×5 Grêmio”

  1. Jeferson Fernandes Says:

    Poxa, gosto muito destas matérias que tu posta de jogos antigos! Sou um gremista que também busca informações sobre jogos do Grêmio.

    Eu tinha apenas a escalação e o placar do GFBPA nesta partida, agora tenho ela completa. Vou agregar esta informação para o meu arquivo pessoal.

    Abrs.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: