Victor contra o Palmeiras

Por tudo o que aconteceu antes e durante o jogo, eu acho que esse Grêmio 0x2 Palmeiras vai ser assunto por um longo tempo. Diversos pontos poderiam e deveriam ser discutidos: A opção de Luxemburgo por dois atacantes de movimentação, a condição de jogo de Kléber, a função/posição do Marco Antônio, a pouca contribuição dos laterais, a “retranca” copeira do Felipão e etc…

Para minha estranheza, muitos ignoraram esses temas e decidiram voltar suas críticas a Victor. Mas uma crítica ao seu papel no clube, e não propriamente a sua atuação no jogo (o que até seria aceitável, exageros a parte).

Mas eu não deveria estar surpreso, pois já disse aqui que Victor sofre com uma crítica exagerada. Uma crítica que vê erros em lance dele que são relevados em outros goleiros. Uma crítica que transforma lances normais em falha, e falhas em frangos.

Mas o pior é quando a crítica deixa de ter qualquer caráter técnico, e passa a ter um pseudo viés psicológico, na busca de achar um bode expiatório pela situação. É muito fácil e muito ERRADO afirmar que alguém é pé-frio ou qualquer coisa que o valha (Lembram do Telê?). O Goleiro, o atacante, o treinador é bom ou não é. Tem competência ou não tem. E sobre esse aspecto poucos se atrevem a dizer que Victor não é um bom goleiro.

E a crítica também é feita com memória seletiva. Usando comparação seletiva. Mazarópi e Danrlei servem muito bem como referencial para o que o torcedor que ver na meta gremista. Foram grandes goleiros, campeões, ídolos, mas falharam sim em partidas imporantes, falhavam sim em jogos decisivos.

Escrevo tudo isso para afirmar que Victor não é o problema do Grêmio. Está muito longe de ser um problema. Quem pensa o contrário pode estar sofrendo do “mal dos gols do fantástico”, que aflige os que fazem análises com base somente nos gols e não na partida inteira. Ou ainda estão embarcando direitinho na flauta e aceitando pechas negativas para jogadores chave do time, como bem definiu o Igor Natusch.

5 Responses to “Victor contra o Palmeiras”

  1. André Roberto Finken Heinle Says:

    O problema do Victor é que espera-se dele um jogador que não existe mais. Não falhou, contra o Palmeiras, ao menos não acintosamente.

    Mas ele é hoje titular na frente de um jogador melhor que ele, o Marcelo.

    Se tivéssemos, acertadamente, vendido o Victor quando ele estava no auge, muitos criticariam a Direção, mas todas as atuações do Grohe em 2011 o credenciam como um jogador em melhor forma do que o Victor.

    Hoje, joga no nome, na grife…

  2. Allan jones Says:

    Acho que antes de taxar o victor como problema do gremio, Deveriamos repensar em Gilberto silva na zaga, Gabriel na lateral, leo gago e marco antonio em funções de meia.
    o Proprio pará, jogando em posição invertida, joga 10 veses melhor que o gabriel na propria função! Tem gente ganhando muito e fazendo pouco!
    Por muito pouco assim, queimaram o lucio por exemplo!
    Victor eh excelente goleiro!!!

  3. Jean Marcel Saggin Says:

    Eu acho exagerado esta tua postagem. O Victor não é o problema do Grêmio, óbvio. Mas está longe de ter atuações satisfatórias próximas ao seu mais alto nível alcançado, como quando foi considerado melhor do Brasil na posição.
    Está inseguro há tempos, saindo mal do gol, se posicionando mal em algumas jogadas decisivas, sem contra na tremenda deficiência em jogar com os pés. Eu sou um dos que acha que ele está em fase de pequena deficiência técnica. Marcelo quando o substituiu fechou o gol, isso mesmo: fechou o gol. Não sei se Marcelo titular repetiria suas excelentes atuações qdo substituiu o titular, mas é de se pensar em dar chance a ele. Histórico bom ele tem para isso.

  4. Moretão Says:

    André, se Victor fosse Goleiro do Flamengo ou do Corinthians, já seria reserva a muito tempo. Pra mim ele tá bem distante do que já foi, e NÃO acho que porque ele já foi um bom Goleiro tem que ficar com “crédito” e pode ficar errando toda hora.

  5. Renato Says:

    Chega a ser triste o que alguns comentaram aqui. Simplesmente não leram o texto. A argumentação do André é perfeita. O Mazaropi já socou bola pra dentro do gol num escanteio numa final de Copa do Brasil.

    E de onde sai esta certeza absoluta de que o Marcelo Grohe é melhor que o Victor? Foram os 4 bons jogos no ano passado que construíram todo este mito? Ninguém lembra das falhas que ele já teve no gol do Grêmio? Os gols do Mendes no Gauchão de 2008?

    Mas alguns gremistas preferem criar estes mitos absurdos de que Victor falha em decisões. E se não falha, não leva sorte. É lamentável. E assim vamos queimando jogadores de qualidade que estão aqui no nosso clube…

    Infelizmente, parte da torcida gremista caiu no conto do David Coimbra e do Diogo Olivier.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: