Hamburgo em Porto Alegre

Para desespero de alguns, alegria de outros e, espero eu, indiferença da maioria, um jornal alemão se confundiu ao anunciar a vinda do Hamburger SV para inagurar o a arena gremista no final do ano. É verdade que o mau jornalismo não se restringe a Alemanha. É um problema global e temos vários exemplos disso bem próximos a nós.

Mas talvez exista alguma explicação, algum atenuante para a desatenção do períodico germânico. Algum trauma reprimido do jornalista que redigiu a matéria, alguma evocação de uma lembrança positiva do passado. Tergiverso apenas para lembrar de um fato que não foi mencionado por jornalistas europeus e brasileiros: O Hamburgo já jogou (e venceu) em Porto Alegre.

Foi em janeiro 1991. Os alemães já haviam jogado com Palmeiras e Corinthians nos dias anteriores e enfrentariam o Inter no Beira-Rio, na primeira partida do co-irmão naquela temporada.

A estrela da noite deveria ser Cuca, que fazia sua estréia com a camisa vermelha e foi aplaudido por 11 mil pagantes. Mas quem efetivamente se destacou no jogo foi o atacante Thomas Doll, marcando o único gol da partida logo aos 5 minutos.

As fotos são dos jornais Zero Hora e Correio do Povo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: