Sulamericana – Grêmio 1×0 Coritiba

Os principais personagens da noite de ontem foram a chuva e o gramado encharcado. É preciso ter isso em mente para entender o que aconteceu na estréia do tricolor da Sulamericana 2012. Era visível que o campo de jogo não tinha condições para prática de futebol. Mas a partida aconteceu mesmo assim. E diante de todas as circunstâncias, Coritiba e Grêmio fizeram um enfrentamento bem interessante no Olímpico.
Como era esperado, o jogo foi exclusivamente de ligação direta e bola aérea. Marcelo Grohe jamais saiu jogando (e nem deveria fazer diferente). Marcelo Oliveira tratou de povoar o meio de campo e a frente da área para não perder a chamada segunda bola. Aí o Grêmio foi bem, mostrou empenho e conseguiu ter sucesso nas disputas próximas a área do adversário. E criou chances de marcar, especialmente nos chutes de Elano e na conclusão de Souza que Vanderlei defendeu espetacularmente. O Coxa tentava o contra-ataque, mas Everton Costa, isolado na frente, tinha que vencer Gilberto Silva, Werley e as poças d´água. Ainda assim o time visitante ameaçou, na tentativa de chute por cobertura de Roberto e na falta cobrada por Ayrton.

No segundo tempo o Grêmio seguiu pressionando. Não primou tanto pela técnica ou pelo bom futebol (o que seria bem difícil), mas primordialmente pela luta. O time mostrou garra e empenho. Soube jogar diante da situação que se apresentava. André Lima, que quase havia marcado minutos antes, marcou o único gol do jogo depois escanteio cobrado por Léo Gago.

1×0 no primeiro jogo em casa numa competição com gol qualificado é um belo resultado. Com as condições de ontem, é ainda mais valioso. Contudo, fiquei com a sensação que o Grêmio poderia ter feito mais se o jogo fosse disputado nas CNTP.

Eu até entendo certa implicância com André Lima em razão do seu exagerado marketing pessoal. Mas dentro de campo é um jogador que sempre se esforça. Marcou os dois gols do Grêmio nos últimos dois jogos. E nem assim parte da torcida ameniza a corneta. Não consigo entender.

Outra coisa que eu não consegui entender é o escanteio curto. No campo seco é uma aberração. No gramado em que a bola não rola é injustificável.

Fotos: Guilherme Testa (Guilherme Testa), Lucas Uebel (Grêmio) e Leonardo Osmarin (Grêmio Fotos)

Grêmio 1×0 Coritiba

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando (Vilson, 22’/2ºT), Souza, Elano (Marquinhos, 31’/2ºT) e Marco Antônio (Léo Gago, intervalo); Kleber e André Lima
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORITIBA: Vanderlei, Ayrton, Demerson, Emerson (Bonfim, 21’/2ºT) e Lucas Mendes; Chico, Junior Urso, Gil e Everton Ribeiro (Willian, 16’/2ºT); Roberto (Leonardo, 16’/2ºT) e Everton Costa

Técnico: Marcelo Oliveira.

Copa Sul-Americana – 1ª Fase – Jogo de ida
Data: 31 de julho de 2012, terça-feira, 21h15min
Local: Estádio Olímpico em Porto Alegre-RS
Público: 6.740 (5.299 pagantes)
Renda: R$ 80.396,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Márcio Santiago (Fifa-MG) e Carlos Berkenbrock (FIFA-SC)
Cartões amarelos: Demerson, Roberto (C), Pará (G)
Gol: André Lima aos 26 minutos do segundo tempo.

Advertisements

One Response to “Sulamericana – Grêmio 1×0 Coritiba”

  1. Anonymous Says:

    O André Lima pode não ser titular, mas é o melhor cabeceador do elenco. O problema é querer que ele busque o jogo fora da grande área, como acontece na maioria dos jogos em que ele atua.

    E aquele escanteio foi cobrado justamente no lado em que havia mais água… Acho que os jogadores muitas vezes agem antes de pensar, talvez pelas inúmeras repetições nos treinamentos. De tanto repetir as mesmas jogadas, quando chega a hora do jogo eles apenas agem por condicionamento, ignorando as circunstâncias de um jogo real.

    Parabéns pelo blog,
    Tiago.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: