Brasileirão – Palmeiras 0x0 Grêmio

by

Era pra ser um confronto entre um time em boa fase contra um time em má fase. Uma partida entre um visitante bem colocado na tabela contra um mandante que se encontra na zona de rebaixamento. Este era pra ser o jogo. Mas infelizmente isso só aconteceu até os 18 minutos do primeiro tempo. Nesse período o Palmeiras foi levemente superior ao Grêmio, chegando perto da meta gremista em alguma oportunidades.

Mas aos 18 o jogo mudou. Sandro Meira Ricci expulsou Kléber e partida se transformou num enfadonho embate de 10 contra 11. Um duelo de um time que atacava com pouca inspiração contra outro que tentava resistir até o final. E diante dessas circunstâncias o Grêmio foi muito bem. Correu poucos riscos e teve duas grandes chances para marcar. Na primeira Marcelo Moreno serviu Zé Roberto. Na segunda a situação se inverteu. Nos dois lances houve reclamação de toque de mão do defensor palmeirense. Não vi intenção nos lances.

Escorregadas a parte é possível dizer que Naldo foi um dos melhores em campo. O que é um belo avanço para quem teve um desempenho preocupante nos jogos contra Portuguesa e Coritiba. E carrinhos kamikazes com os dois pés a parte também é possível afirmar que Anderson Pico novamente esteve bem no jogo, o que já uma animadora sequência.

A expulsão de Kléber estragou o jogo. Ok, o “gladiador” não é santo e poderia ter evitado a falta que lhe rendeu o segundo amarelo. Mas essa segunda advertência já é, por si só, questionável. A primeira é praticamente inexplicável.

Por que o juiz mostrou o 1º cartão para Kléber? Por reclamação? Mas que tipo de reclamação merece amarelo? Luan reclamou em mais de uma ocasião e não foi advertido por isso. Aos 24 minutos do segundo tempo Barcos chegou a ofender o juiz e também não recebeu o cartão por tal ato.

Sandro Meira Ricci é tido por muitos como o melhor juiz do Brasil. Estranhamente parece não seguir as recomendações da CBF. Em maio a comissão de arbitragem divulgou um comunicado com orientações para os árbitros. Lá está escrito:


“ADVERTÊNCIA COM CARTÃO AMARELO: O cartão amarelo corresponde a um ultimato. Logo, ele não pode ser aplicado em lances normais, pela equivocada filosofia de “segurar o jogo” […] A boa arbitragem tem o mesmo critério do começo ao fim da partida. As advertências verbais, sobretudo com o jogo paralisado, para que todos percebam, têm efeito muito positivo.

[…]

CARTÃO VERMELHO – EXPULSÃO: É medida extrema que exige conduta proporcional”

Ricci mostrou 13 cartões amarelos no jogo. Cinco deles foram por reclamação. Tem alguma coisa errada aí.

Fotos: Tom Dib (Lance), Edson Lopes Jr (Terra) e Fernando Donasci (UOL)

Palmeiras 0x0 Grêmio

PALMEIRAS: Bruno; Artur (Correa – intervalo), Maurício Ramos, Thiago Heleno, Juninho, Henrique, Márcio Araújo, João Vitor (Maikon Leite – 38’/1ºT) e Tiago Real; Luan (Mazinho – 20’/2ºT) e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antônio (Marquinhos – 21’/2ºT) e Zé Roberto (André Lima, 42’/2ºT); Kleber e Marcelo Moreno (Léo Gago – 20’/2ºT).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


21ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2012
Data: 31/08/2012, sábado, 18h30min
Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)
Público: 11.586 pagantes (12.035 total)
Renda: R$ 423.806,00
Árbitro: Sandro Meira Ricci
Assistentes: Fabrio Vilarinho da Silva e Bruno Boschilia
Cartões amarelos: Artur, Correa, Henrique, Maikon Leite, Tiago Real, Luan e Hernán Barcos(PAL); Naldo, Anderson Pico, André Lima, Marquinhos, Marcelo Moreno e Kleber (GRE)
Cartão vermelho: Kleber, 17’/1ºT

Advertisements

2 Responses to “Brasileirão – Palmeiras 0x0 Grêmio”

  1. Anonymous Says:

    Fomos roubados, e ainda criticados pelos merdas da RBS, contra o atletico -go, é um grito só no estadio:
    “imprensa vermelha vai tomar no cu”

  2. heraldo Says:

    valeu KLEBER!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: