Desconhecimento da regra

by
Como já escrevi aqui no blog, eu tenho a impressão de que a grande maioria das pessoas que se põe a discutir sobre arbitragem de futebol jamais abriu o livro de regras. E isso acaba tendo um efeito nefasto no debate sobre o tema.

Um exemplo claro de tal fato pode ser lido hoje no principal jornal de Porto Alegre, na coluna de um jornalista que, supostamente, é especializado em futebol. Ao comentar a expulsão de Klébler contra o Palmeiras, Wianey Carlet escreveu:

“Já virou rotina atacar a arbitragem após resultados menos satisfatórios. Vanderlei Luxemburgo, como profissional do ramo, sabe que reclamar do árbitro não é prerrogativa de ninguém. Nem de capitão de equipe. Os árbitros fazem concessão quando permitem recriminações. Se a CBF tivesse mínimo compromisso com a disciplina, baixaria uma resolução: cartão para qualquer tipo de reclamação. Jogador entra em campo para jogar e não tem autorização nem para falar com o árbitro. Está no livrinho”

O referido colunista sugere que a CBF “baixe uma resolução”* sobre algo que já está previsto no livro de regras. A Regra 12 prevê o ato de “desaprovar com palavras ou gestos as decisões da arbitragem” deve ser punido com cartão amarelo.

Assim, é possível perceber que o jornalista esqueceu de consultar o livro de regras antes de publicar a sua coluna. E até o momento não foi corrigido por ninguém.

Como é que se pode esperar uma melhora no desempenho dos juízes se o debate público sobre a arbitragem é feito em cima de tamanho desconhecimento?

* Como visto no post anterior, a CBF divulgou uma orientação no sentido oposto, contrária a banalização do cartão amarelo.

Advertisements

One Response to “Desconhecimento da regra”

  1. Gauchão Says:

    Grêmio 2×1 Atlético-GO

    No final, o que vale são os 3 pontos, ainda mais com o empate providencial do Galo. 1 ponto atrás só agora, sendo que o Atlético MG e o Flu têm um jogo a menos, mas já ficamos beem mais confortáveis na tabela.

    É isso pessoal, agora vamos em busca dos 3 pontos em São Paulo. Ganhar do Corinthians lá nos afirmaria como seríssimos candidatos ao título.

    Peleja Tricolor – Uma nova visão tricolor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: