Sulamericana – Grêmio 1×0 Millonarios

A “cartilha” dos torneio de mata-mata recomenda que o time da casa construa uma boa vantagem no primeiro jogo. Essa era a missão do Grêmio ontem contra o Millonarios. Mas a situação trouxe a tona o trauma da eliminação para o Palmeiras na Copa do Brasil, onde o tricolor se expôs excessivamente e acabou sendo surpreendido. Dessa vez o time de Luxemburgo não se desesperou e não cai na arapuca do adversário. O Millonários tentou se valer da posse de bola e da troca cadenciada de passes para tirar o Grêmio do lugar. Não deu tão certo. O tricolor teve paciência para marcar e conseguiu ir ao ataque, especialmente pelo lado direito, com Pará. Talvez tenha faltado um pouco mais de presença de área para os atacantes, de penetração para o meias e de ultrapassagem para os volantes e laterais, mas ainda assim o Grêmio incomodou. E num escanteio fez o 1×0. Marco Antônio aproveitou no segundo pau, a bola desviada pelo defensor adversário.

O Millonários não se incomodou muito com a desvantagem e seguiu com a sua proposta de jogo no segundo tempo. O Grêmio foi um busca de um segundo gol, e passou a forçar mais em cruzamentos e chute de longa distância. Marcelo Moreno desperdiçou boa chance após passe rasteiro de Leandro e Léo Gago carimbou a trave em arremate de fora da área. Nos minutos finais, quando o Millonários parecia satisfeito e o Grêmio estava ressabiado em levar um gol, André Lima marcou e o juiz anulou. O lance é duvidoso. O juiz inicialmente sinalizou o gol, mas atendeu o chamado do bandeirinha, que incorretamente marcou impedimento (a bola foi desviada por Renteria). Resta dúvida se André Lima completou para as redes com a mão ou com a cabeça/ombro. Uma pena que ninguém tenha consultado as imagens da TV. Uma pena que o delegado da partida não tenha inteferido. Uma pena que nenhum repórter tenha assoprado nada para a arbitragem.

Leandro parece afobado, mas ainda mais afobados me parecem alguns críticos dele. É prata da casa e ainda tem idade para estar nos juniores. E sempre aparece pro jogo. Ontem, o escanteio do gol se originou de uma tentativa de arremate dele, assim como duas importantes oportunidades começaram com cruzamentos feitos por ele.

Pelo o que sei (e lamento) os fogos de artifício estão proibidos em estádio de futebol, seja por ordem da Fifa, seja por lei municipal. A Brigada Millitar tem sido bastante zelosa em coibir o uso de tal material por parte das torcidas locais, mas parece pouco se importar com o que fazem as torcidas estrangeiras. Estranho.
Como bem ressaltou Luxemburgo, Pará fez uma partida excepcional. Apareceu no ataque e nunca deixou de auxiliar na marcação.
Detalhe nada importante, mas é bem estranha essa combinação que Marcelo Grohe fez no seu uniforme.
Não é a primeira vez que Luxemburgo retira um atacante e avança o Zé Roberto para tentar segurar um resultado. Eu confesso que não gosta de ver o nosso camisa 10 tão perto da área, apesar de ver nele o jogador mais recomendado para segurar a bola.


Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net)
Grêmio 1×0 Millonarios
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Léo Gago (André Lima – 42’/2ºT), Marco Antônio (Souza – 25’/2ºT) e Zé Roberto; Leandro e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
MILLONARIOS: Delgado; Ochoa, Torres, Franco e Martínez; Ramírez, Ortíz (Vasquez – 25’/2ºT), Candelo (Blanco – 33’/2ºT) e Otálvaro; Rentería e Cosme (Perlaza – 29’/2ºT)
Técnico: Darío Sierra.

Copa Sulamericana 2012 – Quartas de final  – jogo de ida
Data: 30/10/2012, terça-feira,  21h50min
Público:  20.055 (16.334 pagantes)
Renda: R$ 281.775,50
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)
Assistentes: Sergio Roman e Marcelo Barraza (CHI)
Cartões Amarelos:  Leandro, Marco Antônio e Naldo (GRE); Torres, Ramírez e Martínez (MIL)
Gol: Marco Antônio, aos 36 minutos  do 1º tempo

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: