Confronto direto

Já escrevi em mais de uma ocasião que tenho sérias restrições a fórmula de pontos corridos. No domingo, assistindo ao empate entre São Paulo e Fluminense, eu fiquei particularmente incomodado com o fato de que o time das Laranjeiras encaminhava o título mesmo com um desempenho fraco no confronto com os times da parte de cima da tabela.
Em razão disso eu resolvi fazer um levantamento levando em conta somente os confrontos diretos entre os times que estão no G4.

05ª Rodada – São Paulo  1×0  Atlético-MG

07ª Rodada – Grêmio  0x1  Atlético-MG
12ª Rodada – Grêmio  1×0  Fluminense
13ª Rodada – Fluminense  0x0  Atlético-MG
15ª Rodada – Fluminense  2×1  São Paulo
16ª Rodada – São Paulo  1×2  Grêmio
24ª Rodada -Atlético-MG  1×0  São Paulo
26ª Rodada -Atlético-MG  0x0  Grêmio
31ª Rodada – Fluminense  2×2  Grêmio

32ª Rodada – Atlético-MG  3×2  Fluminense
34ª Rodada – São Paulo 1×1 Fluminense
35ª Rodada – Grêmio  2×1 São Paulo

Uma hipotética classificação desses confrontos ficaram assim:

Atlético-MG – 11 Pontos (3V, 2E, 1D)
Grêmio – 11 pontos (3V, 2E, 1D)
Fluminense – 6 pontos (1V, 3E, 2D)
São Paulo –  4 pontos (1V, 1E, 4D)
Com isso fica claro que o problema na campanha do Grêmio não está nos ditos grandes jogos (ou confrontos de seis pontos).  E o mérito do Fluminense foi justamente o de ter acumulado “gordura” nos enfrentamentos tidos como mais simples. O site Futdados faz uma análise mais ampla, analisando os confrontos entre os 6 primeiros colocados. Ali o Grêmio tem um aproveitamento bem superior ao do líder. 


E parece que o furo da campanha gremista também não está numa eventual queda de rendimento fora de casa. Novamente o Futdados informa que o Grêmio tem o segundo melhor aproveitamento como visitante e o terceiro melhor aproveitamento como mandante.
Então, existe um “defeito” facilmente identificável na campanha do Grêmio nesse Brasileirão? São erros pontuais? ou é a campanha do Fluminense, que por uma série de fatores, se tornou inalcançável?

4 Responses to “Confronto direto”

  1. Anonymous Says:

    Pelos números apresentados, a chave da campanha do Fluminense é o desempenho fora. São 11 pontos a mais que o Grêmio, o que permite que eles possam perder pontos no confronto direto sem cair na tabela.

    Talvez fosse possível fazer um mata-mata entre os 4 melhores, p.ex., mas para isso seria obrigatório reformular o calendário, sobretudo os estaduais. É uma mudança que já se faz necessária, mas que os clubes adiam ano após ano. Perde-se tempo em jogos inúteis enquanto o Brasileiro fica comprimido em 5 meses, e ano que vem será ainda pior.

  2. Anonymous Says:

    O grêmio pecou contra os times pequenos, sorte do fluminense que fez seu dever. O campeonato por pontos corridos é o mais justo (embora eu prefira um com mata-mata que é muito mais emocionante onde um gol pode mudar tudo, seja a favor, ou contra) e premia aquele clube que tiver menos erros. O grêmio errou demais nesse ponto, entregou jogos chave, principalmente aqui dentro do olímpico, vide portuguesa, botafogo, santos e outros tantos e assim não fez a gordurinha necessária para estar na briga pelo título, só nesses 3 jogos que mencionei já perdemos 7 pontos. Vencer, empatar ou perde fora de casa é ate aceitável, mas em casa vitoria é OBRIGAÇÃO. Tanto que essas vitórias nos fazem falta hoje.

  3. Daison Sant Anna Says:

    O FURO DO GRÊMIO ESTÁ EM TER PERDIDO 15 PONTOS PARAS OS “MÉDIOS/PEQUENOS” DA COMPETIÇÃO: ponte preta, náutico, bahia, portuguesa, coritiba, etc…

    Um exemplo: Com Renato Portaluppi em 2010, o grêmio foi campeão do segundo turno com zero ponto perdido para esses times. Pesquise isso.

  4. Anonymous Says:

    11 pontos de diferença na campanha como visitante é muita coisa…

    Assim o Flu acumulou uma gordura grande…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: