Brasileirão – Grêmio 2×1 São Paulo

Com vários desfalques, Luxemburgo optou por um cauteloso 4-5-1 para enfrentar o 4-3-3 do São Paulo. O jogo do Grêmio não fluiu tão facilmente no ataque, mas com empenho o time chegava perto da área São Paulina, tendo criado algumas chances em cruzamentos e chutes de longa distância. Na hora de defender a disposição do Grêmio era impressionante. A marcação sobre Lucas era dobrada e ninguém aliviou nas disputas de bola. A partida, ainda que carecesse de uma maior exibições de técnica, era bastante movimentada. O Grêmio tinha um leve domínio, mas o São Paulo sempre ameaçava. Aos 42, Saimon era o último homem e titubeou em um bola recebida na fogueira, Osvaldo o desarmou e sofreu o pênalti. Rogério Ceni converteu o São Paulo saiu em vantagem para o intervalo. 
O Grêmio não mostrou abatimento no segundo tempo. De cara Zé Roberto deu mostra da sua imensa categoria ao entrar a dribles na área adversária e concluir de perna direita. Aos 10 minutos, Luxemburgo retirou um volante (Souza) e promoveu a entrada de outro centroavante (André Lima). No mesmo momento Ney Franco acabou cedendo terreno ao trocar Osvaldo por Maicon. O Grêmio cresceu na partida e chegou ao empate aos 15, quando Zé Roberto recebeu de Marcelo Grohe, passou por dois marcadores e acionou André Lima, que chutou sem chances para Rogério Ceni. A partir daí o volume de conclusões do Grêmio passou a ser maior, Marcelo Moreno, Zé Roberto e Anderson Pico exigiram que Rogério Ceni fizesse grandes defesas. Pico passou a ser uma importante arma ofensiva ao entrar pelo meio (enquanto Léo Gago permanecia aberto pela esquerda). Aos 39, Pico lançou Pará, que cortou o marcador e cruzou de pé esquerdo para a cabeçada certeira de Marcelo Moreno, que tomou o rumo das redes e decretou o 2×1 final.

Foi impressionante a atmosfera do Olímpico no jogo de ontem, especialmente no segundo tempo.
Achei bem interessante ver como o Grêmio se valeu de bolas longas e inversões de jogo para abir a defesa adversária. O segundo gol surgiu assim.

Com essa vitória o Grêmio se  igualou ao Atlético-MG e tem o melhor aproveitamento no confronto direto entre os 4 primeiros colocados (11 pontos em 18 possíveis, contra apenas 6 do campeão Fluminense).

Calamitosa a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio. Os pequenos “erros” foram por demais revoltantes. Deu dois cartões amarelos injustos para Pico e Fernando que reclamaram de lances em que ele errou bisonhamente a marcação do escanteio/tiro de meta e nenhum dos seus auxiliares tentou intervir.
É uma prazer ver o Zé Roberto exibindo a sua classe e a sua facilidade para jogar futebol aos 38 anos de idade.

A festa de ontem foi justa e merecida. Espero que a motivação continue na Sulamericana.

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net), Edu Andrade (Terra), Rubens Chiri (SPFC), Ricardo Rimoli (Lance) e Fabiano do Amaral (Correio do Povo)

Grêmio 2×1 São Paulo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Saimon e Anderson Pico; Fernando, Souza (André Lima – 10’/2ºT), Léo Gago, Marco Antônio (Marquinhos – 30’/2ºT) e Zé Roberto; Marcelo Moreno (Vilson – 41’/2ºT).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro (Ademilson – 26’/2ºT), Lucas, Jadson (William José – 36’/2ºT) e Osvaldo (Maicon – 10’/2ºT); Luis Fabiano.
Técnico: Ney Franco.

35ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2012
Data: 11/11/2012, domingo, 17h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Público Total: 45.894 (40.217 pagantes)
Renda: R$ 1.066.416,50 
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiago Gomes Brigido (CE)
Cartões amarelos: Saimon, Marcelo Moreno, Souza, Fernando, Anderson Pico (GRE) Douglas, Luís Fabiano, Rhodolfo (SPO)
Gols: Rogério Ceni aos 43’/1ºT (pênalti); André Lima  aos 15’/2ºT e Marcelo Moreno aos 39’/2ºT

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: