Inauguração da Arena – Grêmio 2×1 HSV

 

A semana passada foi bastante corrida para mim. Até por isso tentei não embarcar na ansiedade do aguardo da inauguração da Arena. Mas não tem muito jeito, no sábado esse era o único assunto no estado.
Eu estive algumas vezes na obra e já tinha ficado impressionado, mas nada se compara ao ver a Arena recebendo um público de jogo. Por sorte o público se distribui e a chegada no Humaitá não foi tão caótica quanto se imaginava, muito embora boa parte do povo tenha se aglomerado em uma das rampas de acesso. Mas na esplanada o clima era bem agradável, e grande quantidade de portões facilitava tudo. Quando vi o gramado e as arquibancadas cheias tive, por breves segundos, aquela sensação de uma criança que vai ao estádio pela primeira vez.
Achei muito legal que, assim que entrei no meu setor, um funcionário do estádio me perguntou/orientou sobre a localização do meu ingresso. Acho que isso ajuda muito na organização. É óbvio que ainda faltam alguns detalhes, algumas finalizações (as mais sentidas no sábado foram os bares e banheiros), mas a experiência de ir em um jogo na Arena é completamente diferente de qualquer outro estádio em Porto Alegre.
Eu achei a cerimônia de inauguração muito bonita. O anunciado show do Blue Man Group talvez tenha sido a parte menos empolgante de toda a festa. Os fogos, as coreografias, os jogos de luzes foram bem impressionantes. Não tinha visto nada parecido em matéria de inauguração de estádio. Gostei da temática gaúcha das apresentações, só que aí foi pouco coerente colocar o Ivan Lins para cantar o hino.

 
O jogo em si foi tão emocionante como uma partida festiva pode ser. O Grêmio pareceu um pouco mais animado e tomou a iniciativa. Conseguia atacar bem pelo lado direito, foi dali que Leandro carimbou o travessão e foi dali que foi cobrado o escanteio que resultou no gol de André Lima, inaugurando o placar da Arena. O tricolor teve algumas chances para ampliar mas aos poucos o cansaço de final de temporada foi aparecendo. Zé Roberto era, como de costume, o destaque ao esbanjar técnica.
No segundo tempo as mudanças não fizeram muito bem ao Grêmio, que passou a ter alguma dificuldade para tramar jogadas. O Hamburgo podia não ter uma atuação das mais interessadas, mas era um time extremamente disciplinado (colocava 11 jogadores na área nos escanteios) e chegou ao empate numa jogada ensaiada concluída por Westermann. O Grêmio seguiu meio perdido, até que Saimon arrancou, acionando Marquinhos, que por sua vez cruzou para Marcelo Moreno marcar o 2×1 final.

É triste, mas muito triste, que tenha acontecido aquela briga na Geral no jogo de inaguração. Justamente no momento que se discute essa transição e possibilidade de manter uma torcida pulsante num estádio moderno. Mas não podemos superdimensionar o fato. Quantas pessoas se envolveram na briga? 50? 500? O que isso representa num universo de mais de 50.000 espectadores?  Ficou claro que o silêncio no campo no segundo tempo é um bom indicativo de que a festa da torcida é muito importante.

Eu não gostei da camisa que o Grêmio usou na partida. Parece ser uma alternativa inferior ao modelo usado em todo 2012. Não me agrada os punhos e parte da gola em azul. Os patrocínios em dourado são um expediente já ultrapassado de tentar colocar um tom de ocasião especial no uniforme, e ainda por cima prejudicam a visualização. O uniforme não remete ao usado na inaguração do Olímpico em 1954 e muito menos lembra o usado contra o Hamburgo no mundial de 1983.
É certo que o estádio não estava lotado. Tá certo que muita gente deixou o estádio antes do apito final, mas já no intervalo se viam diversas fileiras de cadeiras vazias. O que é estranho, porque teve muito sócio tentando comprar ingresso nos últimos dias.
Outra questão que me pareceu estranha. Só tinha bebida alcoólica nos camarotes e nas cadeiras gold. Não posso concordar com isso. As permissões/proibições devem valer para todo o estádio.
No mais faltam pequenos ajustes e ainda vai precisar de algum tempo para que o torcedor gremista sinta-se em casa na Arena.

Fotos: Jefferson Bernardes (Lance) e Lucas Uebel (Grêmio.net)

Grêmio 2×1 HSV

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley (Saimon, 18’/2ºT), Naldo e Anderson Pico (Tony, Intervalo); Fernando (Marco Antonio, Intervalo), Souza, Elano (Marquinhos, Intervalo) e Zé Roberto (Léo Gago, Intervalo); Leandro (Rondinelly, 18’/2ºT) e André Lima (Marcelo Moreno, Intervalo)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
HAMBURGO: Drobny, Bruma, Paul Scharner, Rajkovic (Diekmeier, 19’/2ºT), Aogo (Westermann, Intervalo), Sala, Rincon, Tesche (Arslan, 19’/2ºT) Ilicevic (Skjelbred, 36’/2ºT), Marcus Berg, Rudnevs (Son, Intervalo)
Técnico: Thorsten Fink.
Data: 08/12/2012, sábado, 22h15min
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Carlos Amarilla (Fifa-PAR)
Auxiliares: Milcíades Saldivar/PAR e Cesar Franco/PAR.
Cartões amarelos: Leandro e Saimon (GRE); Tesche (HAM)
Gols: André Lima, 9’/1ºT, Westermann, 25’/2ºT e Marcelo Moreno, 42’/2ºT

 
 

5 Responses to “Inauguração da Arena – Grêmio 2×1 HSV”

  1. augusto g. Says:

    Fiz um video do golo tb, se quiser ter uma noção da visão da cadeira gramado: https://www.facebook.com/photo.php?v=4163251875234

  2. Anonymous Says:

    Bom, eu estava nas cadeiras Gold e não vi bebida alcoolica alguma lá

  3. Causlos Says:

    Não dá para ter noção do público na Arena pois o tempo todo teve filas enormes nos corredores para o banheiro, bares, etc. Os assentos vazios poderiam ser destas pessoas nos corredores, ou não.

  4. André Kruse Says:

    Bem legal o vídeo dessa posição, vantagens da hiperdocumentação

  5. Ronaldo Says:

    Anônimo, eu também estava nas cadeiras gold. Tinha bebida alcoólica só nos lounges que estavam no nível da goldonde só se entrava com credencial e não eram abertos a qualquer mortal que lá estivesse pagando o já salgado ingresso de 399 reais. Aliás, grande decepção a tal das gold. Havia a promessa de serviços diferenciados e pagamos bem mais só para sentar em uma cadeira estofada e com porta-copo. Além disso nas duas últimas fileiras não se via o telão (e eu migrei para a fileira J sem saber disso), algo que deveria ser corrigido com a colocação de telas de led no setor como alternativa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: