Libertadores – LDU 1×0 Grêmio

E a tão aguardada estreia do Grêmio na Libertadores 2013 aconteceu. E não foi uma partirda particularmente nervoso ou tensa. Os primeiros minutos foram de algum estudo e poucas ações. O Grêmio esperava a LDU que por sua vez não apresentava um futebol meio criativo. A defesa tricolor se portava bem, com as ressalva de ter cedidos excessivos escanteios e ter deixado se surpreender em cobranças rápidas do adversário. Os comandados de Luxemburgo penavam para manter a bola no ataque, uma vez que Marcelo Moreno e William José não se achavam e não combinavam jogadas. O desempenho ofensivo gremista só foi melhorar nos minutos iniciais da primeira etapa, quando Zé Roberto e Elano se apresentaram mais pro jogo e o time conseguiu trocar passes no campo de ataque. Mas a bem da verdade o primeiro tempo foi de pouco futebol por parte dois times.
Na segunda etapa o Grêmio cresceu de rendimento com Vargas no lugar de W.José. Passou a ter maior domínio das ações e passou a atacar com efetividade. Os laterais foram mais a frente, o time passou a ter mais jogada de linha de fundo e o goleiro Domínguez a trabalhar. Souza foi que esteve mais perto de marcar, mas o travessão impediu o gol tricolor. Aos 30 minutos, logo após a saída do lesionado Dida, a LDU marcou o único gol do jogo. E marcou quando era visivelmente inferior ao time visitante, após uma jogada em bola que atravessou a área, onde Marcelo Grohe fez duas boas defesas até Feraud colocar para dentro. É sempre um golpe duro tomar o gol quando se joga melhor, mas o Grêmio não se abalou e foi buscar o empate. E esteve perto, criando chances e colocando mais uma bola na trave, mas o resultado final acabou sendo de 1×0 para o time da casa.

O jogo em si foi um tanto fraco. O resultado foi ruim, mas o que conforta é o fato de o Grêmio ter sido superior a LDU. Ao que tudo indica o tricolor tem mais time. Resta saber se vai conseguir traduzir essa superioridade em gols na próxima quarta-feira. Ontem isso não aconteceu, infelizmente.
Na saída de campo Zé Roberto se queixou da altitude, mas no aspecto físico o Grêmio pareceu ter jogado de igual pra igual com a LDU.
Dida passou confiança no gol. Da mesma forma Cris, que talvez tenha sido o melhor em campo. Jogando deslocado, Pará ficou preso na defesa e os laterais do Grêmio pouco contribuíram na criação. 
Um problema que já acontecia em 2012 se repetiu ontem. A inconstância de Elano. Quando ele chama o jogo o time cresce, como pode ser visto na metade final do primeiro tempo.
O ideal seria não ter um jogo decisivo tão cedo na temporada. É natural que alguns jogadores ainda não estejam 100%. Me pareceu ter sido o caso de Marcelo Moreno, que fez uma série de escolhas erradas na conclusão da jogadas.
A amostragem foi curta, mas Vargas entrou bem no jogo e deu claro sinais de que pode ser o jogador de velocidade que faltava ao time do Grêmio.
Não entendi porque o time usou a meia preta, e não a listrada, que foi a mais usada como alternativa no ano passado. 

Fotos: Diego Vara (ClicRBS) e Terra

LDU LDU 1×0 Grêmio Grêmio


LDU: Domínguez, Canuto, Araujo e Morante;Reasco, Vera, Hidalgo, Feraud e Rojas (Urrutia, 9’/1ºT) (Arboleda, 25’/2ºT); Garcés e Vitti (Saritama, 10’/2ºT).  
Técnico: Edgardo Bauza.

GRÊMIO: Dida (Marcelo Grohe, 29’2ºT), Tony, Saimon, Cris e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marco Antônio, 23’/2ºT) e Zé Roberto; Willian José (Eduardo Vargas – intervalo) e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Libertadores 2013- Primeira Fase – Jogo de ida
Data: 23/1/2012, quarta-feira, 22h00min
Local: Estádio Casa Blanca, em Quito-EQU
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Auxiliares: Eduardo Diaz (COL) e Alexander Guzman (COL)
Cartões amarelos: Vera e Morante (EQU); Marco Antônio (GRE)
Gols: Feraud, aos 30 minutos do segundo tempo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: