Gauchão – Inter 2×1 Grêmio

by

É uma pena que um clássico Grenal seja realizado tão cedo na temporada. É uma pena que mais uma vez uma das equipes se veja obrigada a usar o time reserva. È uma pena que o maior clássico do Brasil esteja sofrendo um processo de banalização. Dessa vez quem pode usar seu time principal foi o Inter e quem ficou privado dos seus titulares foi o Grêmio.
O treinador reserva, Roger Machado, escalou um time se situa entre o reserva e o time B. Não era a equipe titular que jogou pela Libertadores e nem o time que vinha sendo escalado no Gauchão. Uma equipe “nova”, com um novo esquema (4-4-2 com losango no meio). A espectativa era de que o Inter tomaria a iniciativa no jogo, e de fato foi o que aconteceu. Mas o Grêmio sempre incomodou, antes dos 5 minutos o tricolor já tinha chegado duas vezes com algum perigo na área de Muriel. Mas o Inter passou a ter mais posse de bola, o tricolor passou a ter problemas no lado direito da sua defesa,  por ali apareciam Fabrício e Forlan. As chances se equivaliam, o Grêmio tinha menor presença ofensiva mas ameaçava em chutes de longa distância (especialmente com Léo Gago). Mas quem marcou foi o Inter. Aos 38 minutos D´alessandro fez boa jogada pelo meio e abriu o jogo para Forlan na ponta direita. Alex Telles fez bem em fechar por dentro, mas foi fraco no combate ao uruguaio, que chutou cruzado e Busatto não conseguiu evitar o 1×0. 
O Inter seguiu com um certo domínio no início do segundo tempo. Aos 7 minutos os colorados se aproveitaram do espaço deixado pela marcação gremista e iniciaram uma jogada que, com alguma facilidade, chegou até Fabrício. O chute do lateral saiu, forte, rasteiro e Busatto defendeu parcialmente, mas Damião completou para as redes. O 2×0 parecia indicar uma panorama ruim para o tricolor, mas a reação foi rápida. Jean Deretti sofreu falta na linha de fundo. Fernando cobrou fechado e Muriel aceitou. Dava tempo de buscar um empate, e foi o que o Grêmio tentou. As principais oportunidades foram em escanteios e num chute de Leandro, mas a reação tricolor parou por ai. As mudanças feitas por Roger não tornaram o time mais perigoso e o Inter conseguiu frear o jogo nos dez minutos finais.

Perder clássico sempre é ruim, mas o resultado está dentro do esperado. No aspecto coletivo temos  somente que lamentar o 2º gol tomado. O Inter entrou trocando passes pelo meio da defesa gremista. Não dá pra aceitar. O resto está dentro do planejamento.
Apesar truncar muito o jogo, considero que Fabrício Correa apitou bem o Grenal. Não me pareceu ter sido pênalti, mas não custava nada passar um replay decente do lance com o Deretti no final do primeiro tempo.
Tony foi opção em alguns jogos de 2012. Acho que isso dificilmente deverá acontecer em 2013. Não está com o mesmo nível de desempenho do restante do grupo.
Já foram feitas “teses” “psicológicas” sobre o desempenho do goleiro Muriel em clássicos?

Fotos: Fabiano do Amaral (Correio do Povo) e Edu Andrade (Terra)
Inter 2×1 Grêmio  
INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Willians, Fred, Dátolo (Josimar, 31’/2ºT) e D’Alessandro; Forlán (Vitor Júnior, 41’/2ºT) e Leandro Damião (Gilberto, 34’/2ºT)
Técnico: Dunga.
GRÊMIO: Busatto; Tony, Werley, Bressan e Alex Telles; Fernando, Misael (Yuri Mamute, 38’/2ºT), Léo Gago e Jean Deretti (Rondinelly, 26’/2ºT); Leandro e Willian José
Técnico: Roger Machado
5ª Rodada – Campeonato Gaúcho 2013
Data: 3/2/2013, domingo, 17h00min
Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS)
Público pagante: 9.365 
Renda: R$ 582.465,00  
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Auxiliares: José Franco Filho (RS) e Rafael Alves (RS)
Cartões amarelos: Leandro Damião e Fabrício (INT); Fernando e Léo Gago (GRE)
Gols: Forlán, 38’/1ºT; Leandro Damião, 7’/2ºT e Fernando, 9’/2ºT.
Advertisements

3 Responses to “Gauchão – Inter 2×1 Grêmio”

  1. Gustavo Says:

    Perder ninguém gosta, ainda mais GREnal, mas creio que tenha sido tudo dentro da normalidade (reservas + time B do GRÊMIO contra os titulares deles). Penso que continue jogando somente com esse time até o final do Gauchão.
    Fabricio Correa não foi mal, mas porque o jogo propiciou isso, já os assistentes…
    Isso da Televisão na repetir lances “polêmicos” do Grêmio, já estou acostumado (nunca repetem).

  2. Anonymous Says:

    Lembrando que o Muriel já falhou feio em um Grenal da base, no Gauchão de juniores de 2007. Saiu pra interceptar um suposto cruzamento, mas a bola entrou direto e deu o título ao Grêmio, aos 40 do 2º tempo.

  3. Unknown Says:

    A diretoria do Grêmio está de parabéns! Os idiotas venderam o Pablo e o Mateus Carioca para o Botafogo e mantiveram no elenco um monte de guris sem condições. O carioca então foi uma perda daquelas…É muita incompetência!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: