Gauchão – Grêmio 5×0 Santa Cruz

by

Venho registrando aqui no blog que esse time reserva usado no Gauchão tem se apresentado com as mais variadas formações e escalações. A novidade de ontem foi  o uso do 3-5-2. E nesse esquema, o grande destaque foi Guilherme Biteco jogando como ala-esquerda. E diga-se de passagem o guri atuou como verdadeiro ala. Aos 6 minutos ele entrou por dentro, na diagonal, e serviu Willian José, que desperidiçou. Aos 12 Biteco foi a linha de fundo e cruzou na cabeça do centro-avante tricolor. Mas apesar dessa boa movimentação o placar permaneceu intacto por um longo período. O Santa Cruz permanecia fechado atrás, tentando especular numa bola parada (no que deu chance de Follmann mostrar serviço). Depois de alguma insistência o Grêmio conseguiu fazer o 1×0 ainda no primeiro tempo. Aos 40 Biteco cobrou escanteio e Werley desviou no primeiro pau.
Depois do susto da cobrança de falta de Saldanha que atinigiu o travessão é possível dizer que o segundo tempo foi bem mais tranquilo, graças as descidas em velocidade de Deretti, Tony e Bertoglio. O argentino aproveitou duas boas chances e ampliou para 3×0,  aos 9 e 12 minutos respectivamente. Depois foi a vez de Willian José mostrar serviço, anotando aos 20 (após combinação com Bertoglio) e aos 28 (convertendo pênalti sofrido pelo argentino).
Foi um belo fim de tarde/início de noite no Olímpico. Uma pena o baixo público. Confesso que me diverto mais nesses jogos do que propriamente nas decisões de casa cheia.
Eu gosto desse 3-5-2 com um meia escalado na função de ala. Resta saber como a equipe reagiria contra um adversário que tentasse explorar o espaço deixado as costas desse jogador. Mas no caso do Biteco, é possível imaginar que ele possa exercer função parecida na segunda linha de um 4-5-1.
No primeiro tempo o Santa Cruz claramente ofereceu seu lado esquerdo de defesa para o Grêmio atacar, numa tentativa de bloquear o lado direito, onde cairiam os canhotos Deretti e Guilherme Biteco. Tony aparecia bem no setor, faltando apenas um pouco mais de capricho nos cruzamentos.

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio Oficial)

Grêmio 5×0 Santa Cruz

GRÊMIO: Follmann; Douglas Grolli, Gerson e Werley; Tony (Tinga – 36’/2ºT), Ramiro, Matheus Biteco, Jean Deretti e Guilherme Biteco; Willian José (Lucas Coelho – 31’/2ºT) e Bertoglio (Yuri Mamute – 30’/2ºT)
Técnico: Roger Marques

SANTA CRUZ: Fernando Vizzotto; João Neto, Teda, Marx Ferraz e Carlão; Diego Teles (Sidrailson – 27’/2ºT), Maurinho (Felipe – 17’/2ºT), Élton e Cleiton; William Saldanha (Brasão -17’/2ºT) e Charles Moura
Técnico: Tonho Gil.

3ª Rodada (jogo atrasado) – 1º Turno – Gauchão 2013
Data: 13/02/2013, quarta-feira, 19h30min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Diego Real
Auxiliares: José Silveira e Edemar Palmeira
Público: 4.063 (2.867 pagantes) 
Renda: R$ 61.114
Cartões amarelos: Gerson (GRE) Diego Teles, Teda, Charle
Cartão vermelho: Charles Moura  (34/2ºt)
Gols: Werley, aos 40 do primeiro tempo; Bertoglio, aos 9 e 11 do segundo tempo; Willian José, aos 20 e 28 (pênalti) do segundo tempo. 

Advertisements

One Response to “Gauchão – Grêmio 5×0 Santa Cruz”

  1. Sancho Says:

    No 3-5-2, há 3 possibilidades de se fechar o flanco: com o central (stopper), como o Roger fazia em 2001; com um dos volantes, como o Adílson fazia em 2009; ou com o ala, como tu sugeres.

    Sinceramente, qualquer opção é possível. E pode-se usar até mais de uma durante um jogo, ou diferentes de cada lado. Só depende de treino…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: