Os não pagantes na Arena

Um fato que me chamou a atenção nos primeiros jogos da Arena foi o baixo número de não pagantes em relação ao público total. Nos números divulgados se vê uma séria redução na comparação com os números Olímpico no ano passado.
Dos 36 jogos disputados na Azenha em 2012, apenas 3 tiveram um púbico de não pagantes correspondente a menos de 10% do público total. Nos dois primeiros jogos da Arena em 2013 esse número ficou abaixo dos 5%.
A suposição que eu fiz foi a de que tal mudança se deu em razão da alteração na política de ingresso de menores. No Olímpico, menores de 12 anos não pagavam para assistir os jogos no anel inferior. Na Arena, apenas as crianças de colo (menores de 2 anos) ficam isentadas de ingresso.

Contudo, já no jogo contra o Caracas o número de não pagantes praticamente dobrou, sem que houvesse um acompanhamento do número de pagantes. E contra o Lajeadense o percentual de não pagantes saltou para espantosos 14%, que era o costumeiro do Olímpico.

O que explica esse aumento? Quem são de fato os não pagantes? Esses números dos últimos jogos são registros pontuais ou efetivamente essa prática vai retornar ao patamar do Olímpico?
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: