Libertadores – Grêmio 2×1 Independiente Santa Fe

by
 
Pela primeira vez foi possível sentir um clima de “jogo importante” no gramado e nas arquibancadas da Arena. O Grêmio partiu pra cima do Santa Fe desde o apito inicial e a torcida foi junto. A grande novidade tricolor era o retorno de Elano, e foram dos pés do camisa 7 que surgiram as melhores chances tricolores. Primeiro numa enfiada de bola em que Barcos chegou tarde e pediu pênalti, depois num cruzamento que passou pelo goleiro e parou na trave. Elano ameaçou ainda em duas cobranças de falta, mas o gol gremista só foi sair aos 27 minutos. Souza pressionou o adversário, obrigando-o a recuar, Vargas recuperou a bola e iniciou o contra-ataque, acionando Fernando, que cadenciou a jogada esperando pela passagem de Alex Telles, que por sua vez cruzou na cabeça do Turboman: 1×0 Grêmio. Placar do primeiro tempo.
Tudo indicava que o Grêmio aumentaria a vantagem no segundo tempo. O Santa Fe pouco incomodava quando tinha a bola. Mas o Grêmio tinha Cris. Cris que foi expulso infantilmente contra o Fluminense. Cris que insistiu em fazer faltas desnecessárias (adversário de costas e longe do gol) no primeiro tempo, levando um cartão amarelo por isso. Aos 7 do segundo tempo Souza foi desarmado próximo do círculo central (aqui até se poderia questionar o erro do Souza, ou porque o Grêmio estava apressando o jogo quando já tinha vantagem, mas o problema maior vem na sequência) e Cuero arrancou rumo ao arco gremista. Cris poderia ter parado a jogada antes, mas parece ter evitado em função do cartão, e inacreditavelmente, atropelou o adversário quando este se aproximava da linha de fundo e ficaria sem ângulo para conclusão. Cartão vermelho para o zagueiro tricolor e pênalti convertido por Omar Perez.
Com um a menos o Grêmio teve que se superar para buscar o desempate. Roger tirou o já cansado Elano e colocou o estreante Gabriel para recompor a defesa. Mais tarde retirou um dos laterais-esquerdos e se valeu de Guilherme Biteco para acrescentar criatividade (e mais uma vez o guri entrou bem).O clima no estádio era pesado em função da bobagem cometida por Cris, mas o time mostrou empenho e trouxe a torcida de volta para o seu lado. O torcedor começou a vibrar com cada posse de bola no ataque, com cada escanteio e o Grêmio passou a vencer a disputa pelos rebotes, pelas “segunda bola”. E numa dessas Fernando apanhou a pelota, matou no peito e chutou de fora da área para marcar o 2×1. Só então é que Santa Fe foi conseguir ter alguma presença ofensiva, mas pouco criou, a exceção de uma cabeçada de Perez, que passou por cima do arco. Não há questionamento quanto ao merecimento da vitória tricolor. A dúvida que fica é se o Grêmio conseguiria uma vantagem maior não fosse o erro de seu experiente zagueiro.
Aquela tese (bem provinciana, diga-se de passagem) que “convocação pra Seleção estraga jogador” não se aplica ao Fernando. Ele só melhorou desde que foi convocado pelo Felipão. Ontem mais uma vez jogou muito. Levou um cartão com 18 minutos, mas seguiu marcando forte, participou do primeiro e marcou o segundo gol.
Vargas estava endiabrado. Passava por todos os marcadores, ninguém arrancava a bola dele. Além dos dois destaques acima citados, acho importante ressaltar a boa atuação de Alex Telles, que apareceu bem pro jogo, sem descuidar da parte defensiva.

Eu desconheço os meandros do vestiário gremista. Não sei quem são de fato os líderes do grupo. Não sei se o treinador tem seu bruxos. A distância permito achar estranho o tratamento que é dispensado a Cris. Um jogador rodado, credenciado pela experiência, que comete erros grosseiros e, aparentmente, segue prestigiado. E pensar que o Vilson (que não é solução, e sim jogador pra grupo) foi afastado por que poderia vir a fazer uma bobagem em um jogo de Libertadores.

Sou só eu ou tem mais alguém que acha estranho que um jogo das oitavas de final da Libertadores ganhe o mesmo destaque nos jornais de Porto Alegre do que uma partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil?

O Grêmio construiu um estádio para 60 mil pessoas. Ontem haviam “só” 35 mil presentes num jogo decisivo. E as notícias davam conta que praticamente a totalidade dos ingressos haviam sido comercializados. Na hora do jogo foi possível ver espaços vazios em todos os setores do estádio (especialmente no quarto anel) Precisamos encontrar soluções para esta questão. Estádio cheio é do interesse de todos.
Achei muito legal a ideia de colocar bandas tocando na esplanada. Pra completar seria legal que funcionassem bares no mesmo lugares (tal qual aconteceu no jogo contra o Hamburgo).
É certo que o resultado poderia ser melhor, mas pelo que se viu ontem, não há razão para temer o Santa Fe. A sua maior qualidade esta depositada nos velhos (e pesados) Bedoya e Omar Perez. Se o Grêmio não apresentar uma queda vertiginosa de rendimento em Bogotá, terá amplas chances de classificação.

Fotos: Guilherme Testa (ACEG/Chute10), Tiago Baldasso (tiagobaldasso.wordpress.com) e Lucas Uebel (Grêmio Oficial)

Grêmio Grêmio 2×1 Santa Fé Independiente Santa Fe

GRÊMIO: Dida, Pará, Cris, Bressan e Alex Telles (Guilherme Biteco – 27’/2ºT); Fernando, Souza, André Santos e Elano (Gabriel – aos 11’/2ºT); Vargas e Barcos (Kleber – 41’/2ºT)
Técnico: Roger Machado
INDEPENDIENTE SANTA FE: Vargas; Roa, Valdés, Meza e García; Anchico, Torres, Bedoya (Valencia – 21’/2ºT) e Omar Pérez; Cuero (Borja – 17’/2ºT) e Wilder Medina
Técnico: Wilson Gutiérrez

Oitavas de Final – jogo de ida – Libertadores 2013
Data: 1º/5/2013, quarta-feira, 19h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público:35.650 (34.437 pagantes)
Renda: R$ 1.895.151,00
Árbitro: Patrício Loustau (Fifa-ARG)
Auxiliares:
Diego Bonfa (ARG) e Ivan Nuñez (ARG)
Cartões Amarelos: Fernando e Cris; Meza, Roa, Medina, Bedoya e Cuero
Cartões Vermelhos: Cris, aos 7’/2ºT (GRE)
Gols: Vargas, aos 27’/1ºT ; Omar Pérez, aos 9’/2ºT (pênalti) e Fernando, aos 35’/2ºT

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


%d bloggers like this: